2025
Seminário de Projecto I
Nome: Seminário de Projecto I
Cód.: HIS09282D
12 ECTS
Duração: 15 semanas/336 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O Seminário de Projecto I e II têm como objectivo principal e comum acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projecto de tese de doutoramento.
No Seminário de Projecto I pretende-se que os estudantes:
OA1. Definam as questões centrais da sua investigação e demonstrem a exequibilidade da sua pesquisa.
OA2.Aprofundem competências informáticas de investigação e gestão de fontes
OA3. Dominem as metodologias de investigação avançada em História.
OA4. Conheçam as potencialidades das análises interdisciplinares.
OA5. Escrevam um Estado da Arte sobre o respectivo tema de investigação.
No Seminário de Projecto I pretende-se que os estudantes:
OA1. Definam as questões centrais da sua investigação e demonstrem a exequibilidade da sua pesquisa.
OA2.Aprofundem competências informáticas de investigação e gestão de fontes
OA3. Dominem as metodologias de investigação avançada em História.
OA4. Conheçam as potencialidades das análises interdisciplinares.
OA5. Escrevam um Estado da Arte sobre o respectivo tema de investigação.
Conteúdos Programáticos
O Programa compreende 7 conteúdos programáticos principais (CP):
CP1. Tempos / Espaços e especificidades das fontes e das problemáticas das várias épocas históricas. Escalas de análise e desenho de projectos investigação. Exequibilidade e pertinência do objecto de estudo.
CP2. Pesquisa bibliográfica, gestão informática das referências (Zotero) e técnicas avançadas de leituras, reflexão conceptual, construção reflexiva do âmbito e enfoque do estudo. A pesquisa arquivísticas nos principais repositórios e arquivos nacionais e internacionais.
CP3. Tratamento de dados e de textos. Princípios básicos dos métodos estatísticos, network analysis, técnicas de análise de conteúdo. Bases de dados
CP4. Controlo do itinerário de pesquisa: metodologias, revisão do plano e resultados provisórios. Papel da interdisciplinaridade.
CP5. Redacção: técnicas de citação e princípios de escrita académica.
CP1. Tempos / Espaços e especificidades das fontes e das problemáticas das várias épocas históricas. Escalas de análise e desenho de projectos investigação. Exequibilidade e pertinência do objecto de estudo.
CP2. Pesquisa bibliográfica, gestão informática das referências (Zotero) e técnicas avançadas de leituras, reflexão conceptual, construção reflexiva do âmbito e enfoque do estudo. A pesquisa arquivísticas nos principais repositórios e arquivos nacionais e internacionais.
CP3. Tratamento de dados e de textos. Princípios básicos dos métodos estatísticos, network analysis, técnicas de análise de conteúdo. Bases de dados
CP4. Controlo do itinerário de pesquisa: metodologias, revisão do plano e resultados provisórios. Papel da interdisciplinaridade.
CP5. Redacção: técnicas de citação e princípios de escrita académica.
Métodos de Ensino
Além de exigir a presença em um mínimo de 75% das sessões, a avaliação assenta:
AV1. Pesquisa bibliográfica (15%)
AV2. Pesquisa documental (15%)
AV3. Apresentação oral sobre o estado da arte com entrega do respectivo paper (30% + 30%).
AV4. Assiduidade e participação (10%)
Todas as aulas são de tipo seminarial, com pouca exposição magistral pelos docentes e uma grande participação dos estudantes na discussão dos tópicos da matéria e da bibliografia de referência. Alguns seminários contam com a colaboração de especialistas convidados. Tanto este modelo de aulas como o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que privilegia o saber adquirido em detrimento do saber transmitido.
AV1. Pesquisa bibliográfica (15%)
AV2. Pesquisa documental (15%)
AV3. Apresentação oral sobre o estado da arte com entrega do respectivo paper (30% + 30%).
AV4. Assiduidade e participação (10%)
Todas as aulas são de tipo seminarial, com pouca exposição magistral pelos docentes e uma grande participação dos estudantes na discussão dos tópicos da matéria e da bibliografia de referência. Alguns seminários contam com a colaboração de especialistas convidados. Tanto este modelo de aulas como o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que privilegia o saber adquirido em detrimento do saber transmitido.
Bibliografia
ARÓSTEGUI, Julio - La Investigación Historica. Teoria y Método, Barcelona, 2.ª ed, 2003.
BURKE, P. - What is Cultural History?, Cambridge, 2004.
CARRINGTON, Peter, Models and methods in social network analysis, Cambridge-NY, 2005
HAUPT, Heinz-Gerhard - «Comparative history a contested method», HistoriskTidskrift, 127:4, 2007, pp. 697-
714.
LEVI, G. - «Sobre microhistoria» in Formas de hacer Historia, ed. Peter Burke, Madrid, 1993.
LAMBERT, P.; SCHOFIELD, P. (eds) - Making History. An introduction to the history and practices of a
discipline, Londres-NY, 2004.
KOCKA, J., Comparison and Beyond, History and Theory, vol. 42, nº 1, 2003, pp. 3944.
STOREY, W.K - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, 3.ª ed, 2008.
THOMPSON, W. - Postmodernism and History, Nova York, 2004.
VINCENT, J. - An Intelligent Persons Guide to History, Londres, 1995.
WILLIAMS, R - The Historians Toolbox. A Students Guide to the Theory and Craft of History, Londres-NY, 2.ª
ed, 2007.
BURKE, P. - What is Cultural History?, Cambridge, 2004.
CARRINGTON, Peter, Models and methods in social network analysis, Cambridge-NY, 2005
HAUPT, Heinz-Gerhard - «Comparative history a contested method», HistoriskTidskrift, 127:4, 2007, pp. 697-
714.
LEVI, G. - «Sobre microhistoria» in Formas de hacer Historia, ed. Peter Burke, Madrid, 1993.
LAMBERT, P.; SCHOFIELD, P. (eds) - Making History. An introduction to the history and practices of a
discipline, Londres-NY, 2004.
KOCKA, J., Comparison and Beyond, History and Theory, vol. 42, nº 1, 2003, pp. 3944.
STOREY, W.K - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, 3.ª ed, 2008.
THOMPSON, W. - Postmodernism and History, Nova York, 2004.
VINCENT, J. - An Intelligent Persons Guide to History, Londres, 1995.
WILLIAMS, R - The Historians Toolbox. A Students Guide to the Theory and Craft of History, Londres-NY, 2.ª
ed, 2007.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Mafalda Sousa Machado Soares da Cunha [responsável]