2025
Emoções em contextos de aprendizagem
Nome: Emoções em contextos de aprendizagem
Cód.: PSI15037D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer modelos e teorias explicativas sobre a relação entre a emoção e a cognição.
- Compreender a mente humana como sistema complexo de processos em interação.
- Desenvolver competências de autorregulação emocional em situações de aprendizagem.
- Desenvolver competências de investigação sobre a relação entre emoção e cognição em contextos de aprendizagem.
- Compreender a mente humana como sistema complexo de processos em interação.
- Desenvolver competências de autorregulação emocional em situações de aprendizagem.
- Desenvolver competências de investigação sobre a relação entre emoção e cognição em contextos de aprendizagem.
Conteúdos Programáticos
1- Modelos e teorias explicativas sobre a relação entre a emoção e a cognição.
2- Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem
3- Regulação emocional em contextos de aprendizagem
2- Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem
3- Regulação emocional em contextos de aprendizagem
Métodos de Ensino
Em cada sessão será inicialmente utilizado o método expositivo para apresentação de conceitos teóricos e principais modelos ou teorias que os enquadram. Num segundo momento serão realizadas atividades práticas indutoras de reflexão e de problematização numa perspetiva de investigação.
Avaliação
Realização de um trabalho de pesquisa no quadro dos conteúdos definidos.
Bibliografia
Asikainen, H.; Hailikari, T. & Mattsson, M. (2018). The interplay between academic emotions, psychological flexibility and self-regulation as predictors of academic achievement. Journal of Further and Higher Education, 42:4, 439-453, DOI:10.1080/0309877X.2017.1281889
Bardach, L., Yanagida, T., Goetz, T., Jach, H., & Pekrun. R. (2023). Self-Regulated and Externally Regulated Learning in Adolescence: Developmental Trajectories and Relations with Teacher Behavior, Parent Behavior, and Academic Achievement. Developmental Psychology. Manuscript accepted for publication.
Chaleta, E. (2017). Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem IESEA (pp. 59-69). In L. S. Almeida; M. R. Simões; & M. M. Gonçalves (Coords). Adaptação, Desenvolvimento e Sucesso Académico dos Estudantes do Ensino Superior: Instrumentos de avaliação. Psicologia e Educação, 4. Braga: ADIPSIEDUC.
Chaleta, E. (2018b). Reflecting on the nature of academic understanding. In N. Entwistle, Student Lea
Bardach, L., Yanagida, T., Goetz, T., Jach, H., & Pekrun. R. (2023). Self-Regulated and Externally Regulated Learning in Adolescence: Developmental Trajectories and Relations with Teacher Behavior, Parent Behavior, and Academic Achievement. Developmental Psychology. Manuscript accepted for publication.
Chaleta, E. (2017). Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem IESEA (pp. 59-69). In L. S. Almeida; M. R. Simões; & M. M. Gonçalves (Coords). Adaptação, Desenvolvimento e Sucesso Académico dos Estudantes do Ensino Superior: Instrumentos de avaliação. Psicologia e Educação, 4. Braga: ADIPSIEDUC.
Chaleta, E. (2018b). Reflecting on the nature of academic understanding. In N. Entwistle, Student Lea
Equipa Docente (2023/2024 )
- Maria Elisa Rolo Chaleta [responsável]