2024

A prática da transdisciplinaridade no contexto académico em temas relacionados com a gestão sustentável de recursos naturais

Nome: A prática da transdisciplinaridade no contexto académico em temas relacionados com a gestão sustentável de recursos naturais
Cód.: PAO15568O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agronomia, Ciências da Paisagem e Ordenamento, Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se a exploração de abordagens, técnicas e métodos que permitam a utilização e participação em projetos de investigação transdisciplinares, em diferentes áreas do saber. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências: (i) promover a capacidade de trabalho em equipa; (ii) promover a capacidade de integrar elementos transdisciplinares no percurso académico; (iii) desenvolver a capacidade de gestão em tempo útil; (iv) promover a capacidade de delinear, planear e conduzir processos de investigação transdisciplinares; (v) desenvolver a capacidade de construção de processos transdisciplinares e espírito crítico; (vi) fomentar a capacidade de crítica e autocrítica com vista à melhoria contínua; (vii) dotar de uma adequada formação em metodologias que promovem a transdisciplinaridade; (viii) desenvolver competências específicas que permitam a avaliação e monitorização de processos de investigação transdisciplinares.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Introdução
Módulo 2. Funções na Transdisciplinaridade
Módulo 3. Metodologias, métodos e ferramentas em contexto transdisciplinar
Módulo 4. Indicadores, avaliação e monitorização
Módulo 5. Integração da transdisciplinaridade no percurso académico

Métodos de Ensino

Ao longo das sessões de ensino de natureza coletiva da UC será efetuada uma exposição dos conteúdos programáticos definidos e será reforçado um diálogo com os alunos sobre a importância da utilização dos conhecimentos adquiridos. Será privilegiada uma abordagem operacional, baseada na resolução de casos práticos ligados a caso de estudo concretos e atuais. Será também analisado um conjunto de documentos relacionados com a temática da Unidade Curricular e efetuados trabalhos com ferramentas especificas. As aulas assíncronas terão como objetivo o desenvolvimento de trabalhos e as aulas síncronas serão utilizadas para exploração de ferramentas transdisciplinares. De modo a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos e como forma de disponibilizar os materiais de apoio aos conteúdos programáticos lecionados ao longo do semestre letivo, a docente utilizará permanentemente o (Moodle). Os seminários serão uma oportunidade para consolidar conceitos por meio de exemplos prático

Avaliação

No regime de ?Avaliação contínua? (o qual consiste na realização das várias componentes de avaliação definidas na ?Ficha da UC? e que decorrem durante o período letivo) a nota final é calculada considerando a nota de um trabalho prático (individual ou de grupo) e a nota do exame (teste escrito). Neste relatório é proposto que a nota final seja definida pela seguinte média ponderada: 50% ao trabalho prático e 50% da nota do exame. Em cada uma das provas de avaliação a nota mínima é de 7 valores. No regime de ?Exame?, se o estudante não tiver realizado o trabalho é considerada apenas a nota do exame, caso contrário a nota será calculada pelo máximo entre a nota do exame e a média ponderada anterior.

Bibliografia

Klein, J. T., Häberli, R., W. Scholz, R., Grossenbacher-Mansuy, W., Bill, A., & Welti, M. (Eds) (2001). Transdisciplinarity: Joint Problem Solving among Science, Technology, and Society. Birkhäuser Basel. https://doi.org/10.1007/978-3-0348-8419-8 Pohl, C. (2011). What is progress in transdisciplinary research? Futures, 43(6), 618?626. https://doi.org/10.1016/J.FUTURES.2011.03.001 Maria Helena Guimarães; Christian Pohl; Olivia Bina; Marta Varanda. "Who is doing inter- and transdisciplinary research, and why? An empirical study of motivations, attitudes, skills, and behaviours". Futures 112 (2019): 102441-102441. https://doi.org/10.1016/j.futures.2019.102441. Guimarães, Maria Helena. TERTÚLIAS DO MONTADO 2016-2019 Avaliação e Síntese. Évora, Portugal: MEDUniversidade de Évora ISBN: 978-972-778-277-2. 2022. Hoffmann, S., Deutsch, L., Klein, J. T., & O?Rourke,