2024
Saúde do Sono
Nome: Saúde do Sono
Cód.: ENF15787O
3 ECTS
Duração: 8 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender o impacto do sono na saúde e no bem-estar, reconhecer a sua relação com o estilo de vida e a prática de enfermagem integrativa.
2. Identificar os fatores que influenciam a qualidade do sono, incluindo o stress, a dieta e a atividade física, para orientar intervenções eficazes.
3. Aplicar estratégias para promover um sono saudável: utilizar técnicas baseadas na evidência, como a terapia cognitivo-comportamental e as práticas integrativas.
2. Identificar os fatores que influenciam a qualidade do sono, incluindo o stress, a dieta e a atividade física, para orientar intervenções eficazes.
3. Aplicar estratégias para promover um sono saudável: utilizar técnicas baseadas na evidência, como a terapia cognitivo-comportamental e as práticas integrativas.
Conteúdos Programáticos
Fisiologia do sono e a sua importância para a saúde
Perturbações do sono mais comuns e suas implicações clínicas
Fatores que interferem com o sono
Relação entre o sono e o stress
Estratégias para melhorar a qualidade do sono
- Terapia Cognitivo-Comportamental para a Insónia
- Técnicas de relaxamento e higiene do sono
- Yoga para enfermeiros (Módulo Teórico-Prático)
Perturbações do sono mais comuns e suas implicações clínicas
Fatores que interferem com o sono
Relação entre o sono e o stress
Estratégias para melhorar a qualidade do sono
- Terapia Cognitivo-Comportamental para a Insónia
- Técnicas de relaxamento e higiene do sono
- Yoga para enfermeiros (Módulo Teórico-Prático)
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino será expositiva interativa (T), complementada por exemplos práticos (TP) aplicados em contexto presencial (workshops) e online (sessões assíncronas).
Serão utilizados diferentes recursos pedagógicos, incluindo:
? Materiais didáticos interativos, desenvolvidos para apoiar a aprendizagem online e offline.
? Casos práticos e simulações, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos, com foco na avaliação da qualidade do sono e no impacto do sono na saúde.
? Vídeos explicativos, exercícios e questionários, com feedback formativo para reforço do conhecimento.
Serão utilizados diferentes recursos pedagógicos, incluindo:
? Materiais didáticos interativos, desenvolvidos para apoiar a aprendizagem online e offline.
? Casos práticos e simulações, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos, com foco na avaliação da qualidade do sono e no impacto do sono na saúde.
? Vídeos explicativos, exercícios e questionários, com feedback formativo para reforço do conhecimento.
Avaliação
A avaliação será no final de cada microcredencial e corresponde à apresentação de uma comunicação numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão organizar e que integram um ciclo de conferências ?Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa?.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ? 9.5 valores.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ? 9.5 valores.
Bibliografia
Arring, N. M., et al. (2021). Trends in integrative medicine and health consultations: differences between cancer survivors and patients without cancer. Cancer Supportive Care, 29(6), 3103?3112. https://doi.org/10.1007/s00520-020-05815-0
Furukawa, Y., et al. (2024). Components and delivery formats of cognitive behavioral therapy for chronic insomnia in adults: A systematic review and component network meta-analysis. JAMA Psychiatry, 81(4), 357?365. https://doi.org/10.1001/jamapsychiatry.2023.5060
Greenlee, H., et al. (2017). Clinical practice guidelines on the evidence-based use of integrative therapies during and after breast cancer treatment. CA: A Cancer Journal for Clinicians, 67(3), 194?232. https://doi.org/10.3322/caac.21397
Riemann, D., et al. (2023). The European Insomnia Guideline: An update on the diagnosis and treatment of insomnia. Journal of Sleep Research, 32(6), e14035. https://doi.org/10.1111/jsr.14035
Furukawa, Y., et al. (2024). Components and delivery formats of cognitive behavioral therapy for chronic insomnia in adults: A systematic review and component network meta-analysis. JAMA Psychiatry, 81(4), 357?365. https://doi.org/10.1001/jamapsychiatry.2023.5060
Greenlee, H., et al. (2017). Clinical practice guidelines on the evidence-based use of integrative therapies during and after breast cancer treatment. CA: A Cancer Journal for Clinicians, 67(3), 194?232. https://doi.org/10.3322/caac.21397
Riemann, D., et al. (2023). The European Insomnia Guideline: An update on the diagnosis and treatment of insomnia. Journal of Sleep Research, 32(6), e14035. https://doi.org/10.1111/jsr.14035