2024

Alimentação Funcional

Nome: Alimentação Funcional
Cód.: ENF15786O
3 ECTS
Duração: 8 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender os fundamentos da alimentação funcional, seus princípios e impactos na promoção da saúde e prevenção de doenças.
2. Analisar a relação entre nutrição e prevenção/tratamento de doenças cronicas, como diabetes tipo 2, hipertensão, inflamação sistémica e doença oncológica, com base em evidências científicas.
3. Integrar a alimentação funcional à prática da enfermagem no estilo de vida, desenvolvendo recomendações nutricionais alinhadas à individualidade dos pacientes e ao trabalho interdisciplinar na área da saúde.
4. Reconhecer o impacto na saúde de uma alimentação consciente e do impacto das emoções no processo de alimentação.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos da Alimentação Funcional
1.1. Conceito e princípios da alimentação funcional
1.2. Nutrientes e compostos bioativos: antioxidantes, fibras, probióticos e pré-bióticos
1.3. Impacto da alimentação funcional na promoção da saúde
1.4. Evidências científicas sobre alimentação funcional e longevidade
2. Nutrição e Doenças Crónicas
2.1. Relação entre alimentação e prevenção de doenças crónicas
2.2. Alimentação funcional no manejo do diabetes tipo 2
2.3. Impacto nutricional na hipertensão arterial
2.4. Inflamação sistémica e alimentação anti-inflamatória
2.5. Alimentação e cancro: prevenção e suporte nutricional
3. Alimentação Funcional na Prática da Enfermagem
4. Alimentação Consciente e Saúde Emocional

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:
Será expositiva interativa, com exemplos práticos em contexto presencial e online.
Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas do autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.

Avaliação

? A avaliação ocorre no final desta formação e corresponde à apresentação de uma comunicação, numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão definir e organizar e que integrará o ciclo de conferências da PG Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa.
? O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ? 9.5 valores.

Bibliografia

Anushriya, P., Derek P. C., Mamas A. M. & Sarah Z. (2024) , Cardiovascular Disease and the Mediterranean Diet: Insights into sex-Specific Responses. 16 (4), p.570. https://doi.org/10.3390/nu16040570

Grosso, G., et al. (2020). Nutrition and cancer prevention: Evidence-based strategies for risk reduction. Clinical Nutrition, 39(11), pp:3360-3372.

Guasch-Ferré, M., & Willett, W. C. (2021). The Mediterranean diet and health: A comprehensive review. Journal of Internal Medicine, 290(3), pp:549-566.

Harvard T.H. Chan School of Public Health (2022). Healthy Eating Plate & Guidelines https://nutritionsource.hsph.harvard.edu

Krause, M. V., & Mahan, L. K. (2022). Krause's Food & the Nutrition Care Process (15th ed.). Elsevier.

Ludwig, D., Hu, F., Tappy, L. & Brand-Miller, J. (2018). Dietary carbohydrates: Role of quality and quantity in chronic disease. BMJ, 361. doi: https://doi.org/10.1136/bmj.k2340

Equipa Docente