2024
Integração da espiritualidade e da esperança nos cuidados de saúde
Nome: Integração da espiritualidade e da esperança nos cuidados de saúde
Cód.: ENF15785O
3 ECTS
Duração: 8 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular (UC), pretende-se que o estudante tenha desenvolvido as competências que lhe permitam:
1. Compreender o impacto da esperança e da espiritualidade na saúde e bem-estar dos pacientes e profissionais de enfermagem, promovendo uma abordagem holística no cuidado.
2. Explorar e aplicar princípios do coaching em saúde na enfermagem, capacitando os profissionais a orientar pacientes na construção de hábitos saudáveis, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
3. Desenvolver competências para integrar a espiritualidade e o propósito de vida na prática clínica, respeitando a individualidade e diversidade cultural dos pacientes.
4. Refletir sobre o papel do enfermeiro como facilitador do bem-estar integral, promovendo um atendimento humanizado e incentivando a conexão entre mente, corpo e espírito.
1. Compreender o impacto da esperança e da espiritualidade na saúde e bem-estar dos pacientes e profissionais de enfermagem, promovendo uma abordagem holística no cuidado.
2. Explorar e aplicar princípios do coaching em saúde na enfermagem, capacitando os profissionais a orientar pacientes na construção de hábitos saudáveis, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
3. Desenvolver competências para integrar a espiritualidade e o propósito de vida na prática clínica, respeitando a individualidade e diversidade cultural dos pacientes.
4. Refletir sobre o papel do enfermeiro como facilitador do bem-estar integral, promovendo um atendimento humanizado e incentivando a conexão entre mente, corpo e espírito.
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos da Espiritualidade e Propósito na Saúde
Conceitos de espiritualidade e propósito na saúde
Evidências científicas e benefícios da espiritualidade na prática clínica
Enfermagem holística e abordagem integrativa
2. Coaching em Saúde e Desenvolvimento Pessoal
Introdução ao coaching em saúde
Técnicas de escuta ativa e comunicação empática
Relação entre a teoria integrativa de enfermagem (Barbara Dossey) e o Coaching
Coaching em enfermagem e código de ética. Atitudes de um enfermeiro coach
Ferramentas para promover mudança de hábitos e autoconhecimento
3. O Enfermeiro como Facilitador do Bem-Estar Integral
Humanização do cuidado e abordagem centrada no paciente
A conexão entre mente, corpo e espírito na enfermagem
Construção de um plano de ação para aplicação profissional
4. Esperança como Elemento Fundamental no Cuidado em Saúde
Conceito de esperança na saúde e na enfermagem
O papel da esperança no bem-estar físico e mental
Conceitos de espiritualidade e propósito na saúde
Evidências científicas e benefícios da espiritualidade na prática clínica
Enfermagem holística e abordagem integrativa
2. Coaching em Saúde e Desenvolvimento Pessoal
Introdução ao coaching em saúde
Técnicas de escuta ativa e comunicação empática
Relação entre a teoria integrativa de enfermagem (Barbara Dossey) e o Coaching
Coaching em enfermagem e código de ética. Atitudes de um enfermeiro coach
Ferramentas para promover mudança de hábitos e autoconhecimento
3. O Enfermeiro como Facilitador do Bem-Estar Integral
Humanização do cuidado e abordagem centrada no paciente
A conexão entre mente, corpo e espírito na enfermagem
Construção de um plano de ação para aplicação profissional
4. Esperança como Elemento Fundamental no Cuidado em Saúde
Conceito de esperança na saúde e na enfermagem
O papel da esperança no bem-estar físico e mental
Métodos de Ensino
A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T), ilustrada com exemplos práticos (TP) em contexto presencial (Worshops) e online (sessões assíncronas).
Avaliação
A avaliação ocorre no final desta formação e corresponde à apresentação de uma comunicação, numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão definir e organizar e que integrará o ciclo de conferências da PG Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa.
Bibliografia
? Antunes, M., Laranjeira, C., Querido, A., & Charepe, Z. (2023). What Do We Know about Hope in Nursing Care?: A Synthesis of Concept Analysis Studies. Healthcare, 11(2739). https://doi.org/10.3390/healthcare11202739
? Dossey, B. M., Luck, S., & Schaub, B. G. (2015). Nurse Coaching: Integrative Approaches for Health and Well-Being. American Holistic Nurses Association.
? Koenig, H. G. (2012). Spirituality in Patient Care: Why, How, When, and What. Templeton Press.
? Moore, M., Jackson, E., & Tschannen-Moran, B. (2015). Coaching Psychology Manual. Lippincott Williams & Wilkins.
? Parse, R. R. (1998). The Human Becoming School of Thought: A Perspective for Nurses and Other Health Professionals. SAGE Publications.
? Passmore, J. (Ed.). (2020). Coaching in Professional Contexts. SAGE Publications.
? Puchalski, C. M., Vitillo, R., Hull, S. K., & Reller, N. (2014). Improving the Spiritual Dimension of Whole Person Care: Reaching National and International Consensus. Journal of Palliative Med
? Dossey, B. M., Luck, S., & Schaub, B. G. (2015). Nurse Coaching: Integrative Approaches for Health and Well-Being. American Holistic Nurses Association.
? Koenig, H. G. (2012). Spirituality in Patient Care: Why, How, When, and What. Templeton Press.
? Moore, M., Jackson, E., & Tschannen-Moran, B. (2015). Coaching Psychology Manual. Lippincott Williams & Wilkins.
? Parse, R. R. (1998). The Human Becoming School of Thought: A Perspective for Nurses and Other Health Professionals. SAGE Publications.
? Passmore, J. (Ed.). (2020). Coaching in Professional Contexts. SAGE Publications.
? Puchalski, C. M., Vitillo, R., Hull, S. K., & Reller, N. (2014). Improving the Spiritual Dimension of Whole Person Care: Reaching National and International Consensus. Journal of Palliative Med
Equipa Docente
- Mónica Sofia do Couto Antunes [responsável]