2024
Ambientes Saudáveis
Nome: Ambientes Saudáveis
Cód.: ENF15781O
3 ECTS
Duração: 8 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final do curso espera-se que os estudantes tenham desenvolvido as seguintes competências de:
- Integrar conceitos de ambientes saudáveis na prática de enfermagem, promovendo estilos de vida mais equilibrados;
- Identificar os principais fatores de desequilíbrio ambiental na atualidade e as suas consequências na qualidade de vida;
- Implementar medidas para reduzir fatores de risco ambientais na vida dos pacientes, reforçando a prevenção em saúde;
- Explorar o conceito de Grounding e a sua influência no equilíbrio físico e emocional;
- Analisar estratégias para reduzir a exposição a substâncias tóxicas no quotidiano e promover um ambiente mais saudável.
- Integrar conceitos de ambientes saudáveis na prática de enfermagem, promovendo estilos de vida mais equilibrados;
- Identificar os principais fatores de desequilíbrio ambiental na atualidade e as suas consequências na qualidade de vida;
- Implementar medidas para reduzir fatores de risco ambientais na vida dos pacientes, reforçando a prevenção em saúde;
- Explorar o conceito de Grounding e a sua influência no equilíbrio físico e emocional;
- Analisar estratégias para reduzir a exposição a substâncias tóxicas no quotidiano e promover um ambiente mais saudável.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução a Ambientes Saudáveis e Saúde Ambiental;
2. Poluentes Ambientais e Prevenção de Riscos na Saúde;
3. Grounding e Conexão com a Natureza;
4. Redução da Exposição a Substâncias Tóxicas no Cotidiano;
5. Aplicação Prática e Estratégias de Intervenção em Saúde Ambiental.
2. Poluentes Ambientais e Prevenção de Riscos na Saúde;
3. Grounding e Conexão com a Natureza;
4. Redução da Exposição a Substâncias Tóxicas no Cotidiano;
5. Aplicação Prática e Estratégias de Intervenção em Saúde Ambiental.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
A metodologia de ensino será expositiva interativa (T), complementada por exemplos práticos (TP) aplicados em contexto presencial (workshops) e online (sessões assíncronas).
Serão utilizados diferentes recursos pedagógicos, incluindo:
? Materiais didáticos interativos, desenvolvidos para apoiar a aprendizagem online e offline.
? Casos práticos e simulações, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais da prática clínica.
? Vídeos explicativos, exercícios e questionários, com feedback formativo para reforço do conhecimento.
Metodologias de avaliação:
? A avaliação ocorre no final desta formação e corresponde à apresentação de uma comunicação, numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão definir e organizar e que integrará o ciclo de conferências da PG Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa.
? O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
A metodologia de ensino será expositiva interativa (T), complementada por exemplos práticos (TP) aplicados em contexto presencial (workshops) e online (sessões assíncronas).
Serão utilizados diferentes recursos pedagógicos, incluindo:
? Materiais didáticos interativos, desenvolvidos para apoiar a aprendizagem online e offline.
? Casos práticos e simulações, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais da prática clínica.
? Vídeos explicativos, exercícios e questionários, com feedback formativo para reforço do conhecimento.
Metodologias de avaliação:
? A avaliação ocorre no final desta formação e corresponde à apresentação de uma comunicação, numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão definir e organizar e que integrará o ciclo de conferências da PG Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa.
? O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
Avaliação
? A avaliação ocorre no final desta formação e corresponde à apresentação de uma comunicação, numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão definir e organizar e que integrará o ciclo de conferências da PG Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa.
? O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
? O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
Bibliografia
1. Environmental Working Group. (2023). EWG's Guide to Avoiding Endocrine Disruptors and Toxic Chemicals in Everyday Life. https://www.ewg.org/
2. European Environment Agency. (2021). Chemicals in European Waters: Assessing the Risks to Human Health and the Environment. https://www.eea.europa.eu/en
3. Frumkin, H., Bratman, G. N., Breslow, S. J., Cochran, B., Kahn, P. H., Jr, Lawler, J. J., Levin, P. S., Tandon, P. S., Varanasi, U., Wolf, K. L., & Wood, S. A. (2017). Nature Contact and Human Health: A Research Agenda. Environmental health perspectives, 125(7), 075001. https://doi.org/10.1289/EHP1663
4. Gonzalez, R. (2021). The Toxin Solution: How Hidden Poisons in the Air, Water, Food, and Products We Use Are Destroying Our Health ? and What We Can Do to Fix It. HarperOne.
5. World Health Organization (WHO). (2019). Exposure to Toxic Chemicals and Global Health Risks: A Public Health Perspective. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/206553/WHO_FWC_PHE_EPE_16.0
2. European Environment Agency. (2021). Chemicals in European Waters: Assessing the Risks to Human Health and the Environment. https://www.eea.europa.eu/en
3. Frumkin, H., Bratman, G. N., Breslow, S. J., Cochran, B., Kahn, P. H., Jr, Lawler, J. J., Levin, P. S., Tandon, P. S., Varanasi, U., Wolf, K. L., & Wood, S. A. (2017). Nature Contact and Human Health: A Research Agenda. Environmental health perspectives, 125(7), 075001. https://doi.org/10.1289/EHP1663
4. Gonzalez, R. (2021). The Toxin Solution: How Hidden Poisons in the Air, Water, Food, and Products We Use Are Destroying Our Health ? and What We Can Do to Fix It. HarperOne.
5. World Health Organization (WHO). (2019). Exposure to Toxic Chemicals and Global Health Risks: A Public Health Perspective. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/206553/WHO_FWC_PHE_EPE_16.0
Equipa Docente
- Marta Sofia Inácio Catarino [responsável]