2024
Comissões de Ética
Nome: Comissões de Ética
Cód.: CMS15641O
2 ECTS
Duração: 2 semanas/52 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: E-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer as Competências e atribuições das Comissões de Ética
Analisar Modelos de deliberação ética no contexto das Comissões de Ética
Compreender a Revisão ética do projeto de investigação
Analisar Modelos de deliberação ética no contexto das Comissões de Ética
Compreender a Revisão ética do projeto de investigação
Conteúdos Programáticos
Competências e atribuições das Comissões de Ética
Modelos de deliberação ética no contexto das Comissões de Ética
Revisão ética do projeto de investigação
Modelos de deliberação ética no contexto das Comissões de Ética
Revisão ética do projeto de investigação
Métodos de Ensino
Tendo em conta o contexto on-line das sessões e os conteúdos, os objetivos serão desenvolvidos em sessões de debate, baseadas em informação apresentada ou disponibilizada para consulta prévia.
Avaliação
Tendo em conta a metodologia de ensino descrita, propõe-se 1 momento de avaliação:
A avaliação contínua será feita através de uma Ensaio Individual ou Portefólio relativo à temática da Microcredencial, à escolha do estudante.
Para que o estudante obtenha aproveitamento é obrigatório ter uma avaliação igual ou superior a 10 valores.
As provas de exame serão realizadas na forma de prova escrita contemplando todos os conteúdos lecionados.
A avaliação contínua será feita através de uma Ensaio Individual ou Portefólio relativo à temática da Microcredencial, à escolha do estudante.
Para que o estudante obtenha aproveitamento é obrigatório ter uma avaliação igual ou superior a 10 valores.
As provas de exame serão realizadas na forma de prova escrita contemplando todos os conteúdos lecionados.
Bibliografia
Mineiro, Ana; Freitas, Mara de Sousa (2024). Desafios da Ética na Investigação. Editora Universidade Católica.
Neves, M. C. (2007). Comissões de Ética das bases teóricas à actividade quotidiana. Gráfica de Coimbra.
Neves, M. C. ; Carvalho, M. G. (Coord.) (2018) Ética Aplicada - Investigação Científica. Almedina.
Nunes, L. (2023). Comissões de Ética nas Instituições de Ensino Superior Politécnico em Portugal: retrato a 2023. Instituto Politécnico de Setúbal. http://hdl.handle.net/10400.26/45448
UNESCO (2005). Establishing bioethics committees. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139309
UNESCO (2019). Bioethics committees and public engagement. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371176
Neves, M. C. (2007). Comissões de Ética das bases teóricas à actividade quotidiana. Gráfica de Coimbra.
Neves, M. C. ; Carvalho, M. G. (Coord.) (2018) Ética Aplicada - Investigação Científica. Almedina.
Nunes, L. (2023). Comissões de Ética nas Instituições de Ensino Superior Politécnico em Portugal: retrato a 2023. Instituto Politécnico de Setúbal. http://hdl.handle.net/10400.26/45448
UNESCO (2005). Establishing bioethics committees. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139309
UNESCO (2019). Bioethics committees and public engagement. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371176
Equipa Docente
- Hugo Miguel Cardinho Alexandre Folgado [responsável]