2024

A Ética e Domínios de Formação

Nome: A Ética e Domínios de Formação
Cód.: CMS15636O
2 ECTS
Duração: 2 semanas/52 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: E-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final da UC o estudante deve:
Compreender a ética aplicada nos cuidados de saúde, nas ciências sociais e humanas, nas ciências empresariais, na comunicação social e jornalismo e nas ciências naturais e experimentação animal.

Conteúdos Programáticos

Ética nos cuidados de Saúde
Ética nas ciências sociais e humanas
Ética nas ciências empresariais
Ética na comunicação social e jornalismo

Métodos de Ensino

Tendo em conta o contexto on-line das sessões e os conteúdos, os objetivos serão desenvolvidos em sessões de debate, baseadas em informação apresentada ou disponibilizada para consulta prévia.

Avaliação

Tendo em conta a metodologia de ensino descrita, propõe-se 1 momento de avaliação:
A avaliação contínua será feita através de uma Ensaio Individual ou Portefólio relativo à temática da Microcredencial, à escolha do estudante.
Para que o estudante obtenha aproveitamento é obrigatório ter uma avaliação igual ou superior a 10 valores.
As provas de exame serão realizadas na forma de prova escrita contemplando todos os conteúdos lecionados.

Bibliografia

Singer, Peter (2024). Ética no Mundo Real - 90 Ensaios sobre coisas que importam. Edições 70
Robinson, Dave (2019). Ética no Quotidiano - Guia prático. Gradiva.
Pires, Maria do Céu (2015). Ética e Cidadania - Um diálogo com Adela Cortina. Edições Colibri
Marcelo, Gonçalo (2011). Ética, Crise e Sociedade. Edições Húmus.
Reimão, Cassiano Maria; Carvalho, José Eduardo & Lopes, José Álvaro (2011). Inovação, Decisão e Ética - Trilogia para a gestão das organizações. Edições Sílabo
Luís de Araújo (2010). Ética. Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Torres, Alcídio (2011). A Questão da Ética Pública no sec. XXI. Âncora Editora