2024
Introdução à Programação em Python 1
Nome: Introdução à Programação em Python 1
Cód.: INF15580O
1 ECTS
Duração: 2 semanas/26 horas
Área Científica:
Informática
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: E-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta Unidade Curricular tem como objetivo introduzir aos estudantes os conceitos básicos de programação e em particular da linguagem de programação Python.
No final desta unidade curricular, os alunos devem conseguir:
1. Compreender o conceitos programação, algoritmo e linguagem de programação
2. Conhecer as ferramentas necessárias à programação com Python
3. Compreender as características da Linguagem de Programação Python
4. Conhecer os tipos de dados inteiro, float, string e booleano, os operadores aritméticos, relacionais e lógicos, e regras de precedência na avaliação de expressões
5. Estruturas de decisão: Condicionais
No final desta unidade curricular, os alunos devem conseguir:
1. Compreender o conceitos programação, algoritmo e linguagem de programação
2. Conhecer as ferramentas necessárias à programação com Python
3. Compreender as características da Linguagem de Programação Python
4. Conhecer os tipos de dados inteiro, float, string e booleano, os operadores aritméticos, relacionais e lógicos, e regras de precedência na avaliação de expressões
5. Estruturas de decisão: Condicionais
Conteúdos Programáticos
Fundamentos de Programação: software; algoritmo; linguagem natural e formal; linguagem de programação de alto nível e de baixo nível; ferramentas
Introdução à linguagem Python: características, ferramentas, modo script e modo interativo
Tipos de dados numéricos, booleano e textual
Variáveis e afetação
Operadores aritméticos, relacionais e lógicos
Avaliação de expressões compostas e regras de precedência
Leitura de valores
Conversão de tipos implícita e explícita
Condicionais
Introdução à linguagem Python: características, ferramentas, modo script e modo interativo
Tipos de dados numéricos, booleano e textual
Variáveis e afetação
Operadores aritméticos, relacionais e lógicos
Avaliação de expressões compostas e regras de precedência
Leitura de valores
Conversão de tipos implícita e explícita
Condicionais
Métodos de Ensino
O processo de ensino/aprendizagem assenta num conjunto de sessões à distância assíncronas, com diversas atividades interativas que aliam a visualização de conteúdos (textos, vídeos e animações de curta duração) com a realização de exercícios simples para aferir gradualmente a compreensão da matéria enquanto o estudante progride no alinhamento dos conteúdos da formação.
Existem também sessões síncronas para esclarecimentos e a resolução de mini-testes.
Existem também sessões síncronas para esclarecimentos e a resolução de mini-testes.
Avaliação
O método de avaliação do curso é a avaliação contínua, devendo os participantes realizar o mini-teste intermédio (50%) e o mini-teste final (50%).
Bibliografia
?How to Think Like a Computer Scientist: Learning with Python 3?. Peter Wentworth, Jeffrey Elkner, Allen B. Downey, Chris Meyers.
?Python for Everybody?. Charles R. Severance
?Python for Everybody?. Charles R. Severance
Equipa Docente
- José Miguel Gomes Saias [responsável]
- Mário Jorge Costa Mourão