2024
Formação Intermédia em Cibersegurança
Nome: Formação Intermédia em Cibersegurança
Cód.: INF15247O
2 ECTS
Duração: 5 semanas/52 horas
Área Científica:
Informática
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1 - Reconhecer técnicas de Engenharia Social e comportamentos de risco associados.
2 - Gerir eficazmente situações de crise e comunicar de forma clara em momentos críticos.
3 - Desenvolver um ambiente de trabalho seguro e habilidades para influenciar comportamentos seguros.
4 - Agir em conformidade com políticas de segurança, gestão de riscos, e implementar medidas de segurança adaptadas ao contexto profissional.
2 - Gerir eficazmente situações de crise e comunicar de forma clara em momentos críticos.
3 - Desenvolver um ambiente de trabalho seguro e habilidades para influenciar comportamentos seguros.
4 - Agir em conformidade com políticas de segurança, gestão de riscos, e implementar medidas de segurança adaptadas ao contexto profissional.
Conteúdos Programáticos
1.Engenharia Social (ES)
1.a Definição e técnicas de ES
1.b Comportamentos de risco nas redes sociais / ambiente laboral
1.c Navegação segura na Internet
2. Comunicação de Crise e Risco
2.a Programas, funções e responsabilidades de resposta a incidentes.
2.b Categorias de incidentes e respetivas respostas.
2.c Planeamento de ações em crises.
2.d Procedimentos /ferramentas de documentação e de consulta de incidentes, problemas e eventos reportados.
3. Técnicas de Sensibilização e Capacitação
3.a Formas de demonstrar profissionalismo, através do exemplo, aos colegas
3.b Formas de providenciar a equipas um ambiente facilitador de trabalho
3.c Comportamentos que podem indicar atividade suspeita ou anormal
3.d Formas de encorajar e guiar a adoção de ponto de vista, mudar ou a agir
4. Cibersegurança em Contexto Profissional / em Serviços Essenciais
4.a Políticas, normas e procedimentos para a correta utilização das TI
1.a Definição e técnicas de ES
1.b Comportamentos de risco nas redes sociais / ambiente laboral
1.c Navegação segura na Internet
2. Comunicação de Crise e Risco
2.a Programas, funções e responsabilidades de resposta a incidentes.
2.b Categorias de incidentes e respetivas respostas.
2.c Planeamento de ações em crises.
2.d Procedimentos /ferramentas de documentação e de consulta de incidentes, problemas e eventos reportados.
3. Técnicas de Sensibilização e Capacitação
3.a Formas de demonstrar profissionalismo, através do exemplo, aos colegas
3.b Formas de providenciar a equipas um ambiente facilitador de trabalho
3.c Comportamentos que podem indicar atividade suspeita ou anormal
3.d Formas de encorajar e guiar a adoção de ponto de vista, mudar ou a agir
4. Cibersegurança em Contexto Profissional / em Serviços Essenciais
4.a Políticas, normas e procedimentos para a correta utilização das TI
Métodos de Ensino
As aulas de caráter teórico destinam-se à exposição e discussão dos principais conteúdos programáticos, incentivando a interatividade e colocação de questões.
A componente prática é explorada através da realização de exercícios práticos em algumas sessões.
A componente prática é explorada através da realização de exercícios práticos em algumas sessões.
Avaliação
Os resultados de aprendizagem são avaliados através de um teste individual de escolha múltipla (20%), um trabalho de grupo de pesquisa com apresentação (30%) e, no final da formação, um exame individual composto por questões de resposta aberta (50%). (NF=0,2*T+0,3*TG +0x5*E).
Bibliografia
Slides da unidade curricular e referências em cada sessão.
Referencial de Comunicação de Risco e de Crise em Cibersegurança, Centro Nacional de Cibersegurança, v1.0, abril 2024
Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança, Centro Nacional de Cibersegurança, 2019
Referencial de Comunicação de Risco e de Crise em Cibersegurança, Centro Nacional de Cibersegurança, v1.0, abril 2024
Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança, Centro Nacional de Cibersegurança, 2019