2024

Desafios do Desenvolvimento

Nome: Desafios do Desenvolvimento
Cód.: ECN15143O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer, compreender, analisar e expor: bases concetuais do conceito holístico do Desenvolvimento, distinguir os impactes no Ambiente do processo de desenvolvimento, deve ser capaz de identificar a efetiva contribuição institucional internacional das Organizações para o mesmo processo, e, finalmente, deve dispor de competências que lhe permitam avaliar os efeitos do desenvolvimento, no seu país/região, bem como reconhecer o papel das redes migratórias e das ONGs e os seus efeitos no desenvolvimento.
O estudante deve passar de mero consumidor de papers científicos, a produtor de um relatório final em grupo sobre os temas de desenvolvimento do programa.
Estimular a ideia de do pensamento critico hermenêutico na análise discursiva e/ou eventualmente capacidades de análise de dados quantitativos sobre desenvolvimento (bem-estar, saúde, riqueza, emprego) aplicados à realidade do seu país/zona.
Uma outra com

Conteúdos Programáticos

Parte I – Conceitos
1- Introdução: objeto e objetivos
2- Quadro teórico-conceptual e aspetos históricos do Desenvolvimento
Parte II- Impactes do desenvolvimento no ambiente
3-Avaliação do Desenvolvimento Sustentável da OCDE: Princípios, Regras, Indicadores, Investimento Verde e Economia Circular
4-Desenvolvimento Sustentável: o fim da Economia ... tal como a conhecemos.
Parte III- Aspetos Institucionais
5-Contribuição da ONU para a Paz e Segurança
6-Papel dos BRICS na ordem global
7-A UE e as relações com o resto do mundo
8-A CPLP e a economia
Parte IV- Efeitos do Desenvolvimento
9-Integração Regional Africana e Desenvolvimento em Cabo Verde
10-O aso do Desenvolvimento Económico em Moçambique
11-Desafios para a integração económica da América Latina
12-Desenvolvimento económico do Brasil: biocombustíveis e agronegócio
e das cadeias globais de valor
13-Dinâmicas nos mercados de trabalho e desenvolvimento económico
14-Migrações e Desenvolvimento, as ONG

Métodos de Ensino

UC lecionada à distância com exposição de matérias e discussão. O moodle será usado como recurso na organização do Curso e acesso a materiais e será o núcleo da interação docentes/alunos. Em função do modelo de funcionamento e respetivas metodologias será fomentado o trabalho autónomo, comunicação oral, através da apresentação e discussão de trabalhos individuais ou coletivos (trabalho colaborativo), estimulando a criatividade com a exposição de reflexões próprias, desenvolvendo a reflexão própria dos alunos, em especial pela autoavaliação e o seu sentido crítico. Procuraremos relacionar as aprendizagens com contextos e experiências reais diversificadas, tendo em conta o facto de o público-alvo provir dos PALOP com ampla variedade vivências socioculturais e formas de inserção dos países na economia global. Deste modo, focando as aprendizagens em contextos reais, onde os alunos proporão soluções para questões inerentes às suas realidades com projetos de intervenção.

Avaliação

A avaliação final baseia-se na apreciação de um trabalho escrito sobre temas inseridos nos conteúdos programáticos, podendo ser realizado individualmente ou em grupo (não superior a três alunos). Este trabalho será acompanhado com orientação tutorial e estará ancorado na pesquisa sobre o tema, da qual será elaborado um documento que obedecerá a requisitos a definir em termos de estrutura, conteúdo e dimensão. Serão feitos comentários e dadas sugestões sobre versões iniciais do trabalho com o intuito de o melhorar. Estes trabalhos serão apresentados oralmente e discutidos nas sessões finais. O responsável pela UC centralizará o processo de avaliação, tendo em conta o documento escrito, a sua apresentação e discussão. A classificação deverá ser superior a 10 valores para que o estudante obtenha aprovação. Os processos de avaliação correspondentes aos exames de recurso e épocas especial e extraordinária ocorrerão sob a forma de exame escrito, nas datas a definir. Tendo em conta o universo de estudantes (i.e., vindos dos diferentes países de língua portuguesa), será necessária alguma flexibilidade e, eventualmente, alguns ajustamentos em relação ao previsto.

Bibliografia

Bannerjee e Duflo (2020) A economia dos pobres. Actual,Lisboa
Bannerjee e Duflo (2020) Boa Economia para tempos difíceis. Actual. Lisboa
Bardhan, P e Udry, C. (1998) Development Microeconomics, OUP.
Rosling, H. (2018) Factfulness, Sceptre
Rosling, H. (2020) Como aprendi a compreender o Mundo, Tema e Debates, Lisboa.
Sen, A. (2012) Sobre ética e da Economia, Almedina.
Sen, A. (1998) Desenvolvimento como Liberdade, Gradiva.
Todaro, M. e Smith, S. (2011) Economic Development, Addison Wesley.
Nota: Esta é a bibliografia básica da UC, a qual será complementada com a indicação de textos próprios dos 14 docentes que participarão nas atividades letivas.

Equipa Docente