2024

Metodologias de Investigação Avançada em Linguística II

Nome: Metodologias de Investigação Avançada em Linguística II
Cód.: LLT15141D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos devera?o ser capazes de 1. se expressarem de forma coerente atrave?s da escrita em contexto acade?mico; 2. realizar atividades de leitura cri?tica de textos; 3. adquirir conhecimento e pra?tica de identificac?a?o e produc?a?o de variados textos acade?micos; 4. adquirir conhecimento e pra?tica de planificac?a?o, brainstorming, tomada de notas, para?frase, resumo, referenciac?a?o, citac?a?o, revisa?o e reescrita; 5. adquirir conhecimento e pra?tica em diferentes elementos da escrita: argumentac?a?o, discussa?o, causa e efeito, comparac?a?o, exemplificac?a?o, coesa?o e generalizac?a?o.

Conteúdos Programáticos

1. Como escrever um bom texto: coere?ncia, coesa?o, clareza.
2. Correc?a?o gramatical.
3. Leitura e escrita acade?micas: ler bem para escrever bem.
4. Escrita acade?mica:
4.1. Etapas da produc?a?o escrita.
4.2. Tipos de texto: expositivo, argumentativo, resumo.
4.3. Normas de citac?a?o.
4.3.1. Citac?a?o, para?frase, pla?gio.

Métodos de Ensino

A unidade curricular proporciona pra?tica em atividades de escrita com um propo?sito especi?fico (escrita acade?mica) atrave?s de modelos e exemplos de textos acade?micos. Tanto o processo de escrita quanto o produto final sera?o reconhecidos. Os alunos sera?o encorajados a discutir e comparar alguns dos seus textos e a esboc?ar e verificar a sua produc?a?o escrita de forma cuidadosa atrave?s de atenta revisa?o. A avaliac?a?o, formativa e conti?nua, sera? feita atrave?s de trabalhos pra?ticos, com a elaborac?a?o e apresentac?a?o final de um trabalho/projeto de investigac?a?o, escrito e oral, que visa a aplicac?a?o dos conceitos adquiridos ao longo do semestre. Segundo o Regulamento Acade?mico da Universidade de E?vora (RAUE?), podera? ter ainda lugar um exame final (100%).

Avaliação

A avaliac?a?o, formativa e conti?nua, sera? feita atrave?s de trabalhos pra?ticos, com a elaborac?a?o e apresentac?a?o final de um trabalho/projeto de investigac?a?o, escrito e oral, que visa a aplicac?a?o dos conceitos adquiridos ao longo do semestre. Segundo o Regulamento Acade?mico da Universidade de E?vora (RAUE?), podera? ter ainda lugar um exame final (100%).

Bibliografia

DELGADO-MARTINS, R. et al. (1978). Linguagem Oral e Ortografia. Lisboa: Instituto Nacional de Investigac?a?o Cienti?fica.
ESTRELA, E. et al. (2004). Saber Escrever, Saber Falar – Um Guia Completo para Usar Correctamente a Li?ngua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote.
FRADA, J. (1993). Guia Pra?tico para Elaborac?a?o e Apresentac?a?o de Trabalhos Cienti?ficos. Lisboa: Edic?o?es Cosmos.
FRIAS, A. (1982). A Composic?a?o Escrita – Te?cnicas de Correcc?a?o. Coimbra: Coimbra Editora Limitada.
GIUGLIANI, E. (2005). Como apresentar um trabalho num congresso cienti?fico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponi?vel em: .
KOCH, I. V. e V. M. ELIAS (2014). Ler e escrever: estrate?gias de produc?a?o textual. Sa?o Paulo: Editora Contexto.
LAZZARIN, L. F. (2016). Introduc?a?o a? Escrita Acade?mica. Santa Maria, RS: UAB/NTE/UFSM. Disponi?vel em: https://nte.ufsm.br/images/identidade_visual/IntroduoEscritAcadmica.pdf.