2024
Condicionamento Ambiental
Nome: Condicionamento Ambiental
Cód.: ERU10438M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Engenharia Rural
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Através desta unidade curricular de mestrado o aluno adquirirá competências para resolver problemas e actuar na climatização de construções rurais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se com esta disciplina dotar os alunos das competências necessárias para actuar ao nível do condicionamento ambiental das construções inerentes à cadeia alimentar sejam elas ligadas ao sector da produção (estufas e instalações para animais) ou ao sector de conservação e transformação de produtos alimentares (câmaras frigoríficas, secadores, etc.).
Conteúdos Programáticos
1. Introdução. Importância do condicionamento ambiental nas construções rurais.
2. Balanços térmico e de massa. Equação geral e simplificada; Condições de projecto; Processos de transferência de calor.
3. Noções de Psicrometria. Equações de estado; Formas de expressar a temperatura e humidade do ar; Carta psicrometrica; Processos de condicionamento ambiental.
4. Isolamento térmico. Transmissão de calor através dos materiais de construção; Resistência térmica e coeficiente de transmissão térmica globais.
5. Condensação. Condensação superficial e seu controlo.
7. Ventilação. Objectivos; Métodos de cálculo dos caudais de ventilação; Ventilação natural; Ventilação forçada.
8. Climatização. Sistemas de aquecimento; Sistemas de arrefecimento; Estimativa das necessidades de climatização de estufas, instalações pecuárias, etc.
2. Balanços térmico e de massa. Equação geral e simplificada; Condições de projecto; Processos de transferência de calor.
3. Noções de Psicrometria. Equações de estado; Formas de expressar a temperatura e humidade do ar; Carta psicrometrica; Processos de condicionamento ambiental.
4. Isolamento térmico. Transmissão de calor através dos materiais de construção; Resistência térmica e coeficiente de transmissão térmica globais.
5. Condensação. Condensação superficial e seu controlo.
7. Ventilação. Objectivos; Métodos de cálculo dos caudais de ventilação; Ventilação natural; Ventilação forçada.
8. Climatização. Sistemas de aquecimento; Sistemas de arrefecimento; Estimativa das necessidades de climatização de estufas, instalações pecuárias, etc.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas. Exposição teórica das matérias e resolução de exercícios práticos de aplicação em cada tema.
Avaliação
De acordo com as boas práticas de avaliação no ensino superior, a metodologia de avaliação foi definida na primeira aula em concordância entre o docente e os estudantes. Deste modo, na primeira aula foram apresentadas aos estudantes duas possibilidades:
1. A classificação final resulta de 2 provas de frequência (avaliação contínua, 50% cada) ou exame final (100%)
2. A classificação final resulta de uma prova escrita com toda a matéria (50%) e de trabalhos com apresentação e discussão na sala de aula (50%).
A metodologia de avaliação selecionada aplica-se na avaliação contínua. O exame final (todas as épocas) consiste numa prova escrita que inclui toda a matéria lecionada, (100%).
No presente ano lectivo a avaliação consiste em:
- Regime de avaliação contínua. A classificação final resulta de trabalhos com apresentação e discussão na sala de aula (50%) e de uma prova escrita com toda a matéria (50%), sendo a primeira realizada durante o período lectivo e a outra no período de exames.
- Exame final (100%), época normal e de recurso, consiste num prova escrita com toda a matéria lecionada
Os alunos que se apresentem às 2 provas de avaliação contínua não poderão ir a Exame Final em época normal, pelo que a data da 2ª prova, acordada com os alunos, será coincidente com a data da prova de exame.
CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO
Todas as provas escritas > 8 valores e Nota Final > 9,5 valores
1. A classificação final resulta de 2 provas de frequência (avaliação contínua, 50% cada) ou exame final (100%)
2. A classificação final resulta de uma prova escrita com toda a matéria (50%) e de trabalhos com apresentação e discussão na sala de aula (50%).
A metodologia de avaliação selecionada aplica-se na avaliação contínua. O exame final (todas as épocas) consiste numa prova escrita que inclui toda a matéria lecionada, (100%).
No presente ano lectivo a avaliação consiste em:
- Regime de avaliação contínua. A classificação final resulta de trabalhos com apresentação e discussão na sala de aula (50%) e de uma prova escrita com toda a matéria (50%), sendo a primeira realizada durante o período lectivo e a outra no período de exames.
- Exame final (100%), época normal e de recurso, consiste num prova escrita com toda a matéria lecionada
Os alunos que se apresentem às 2 provas de avaliação contínua não poderão ir a Exame Final em época normal, pelo que a data da 2ª prova, acordada com os alunos, será coincidente com a data da prova de exame.
CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO
Todas as provas escritas > 8 valores e Nota Final > 9,5 valores
Bibliografia
Albright L. (1990). Environmental Control for Animals and Plants. ASAE ed. 453 pp.
BAPTISTA F. (2018). Balanço Térmico de Estufas - Texto de apoio às aulas de Condicionamento Ambiental e de Projectos de Engenharia Agronómica. Universidade de Évora. 13 pp.
BAPTISTA FJ e FITAS DA CRUZ V. (2007). Ventilação natural de estufas. Princípios físicos. Ingenium 98:46-52.
BAPTISTA-ALMEIDA F.J. (1996). A Ventilação Natural e o Controlo Ambiental em Instalações Para Animais. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora. 51 pp.
BAPTISTA-ALMEIDA F.J. (1996). Ventilação Natural de Estufas e Métodos Experimentais de Determinação de Caudais de Ventilação. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora. 102 pp.
Stanghellini C., Van 't Ooster B., Heuvelink E. (2019). Greenhouse horticulture. Technology for optimal crop production. Wageningen Academic Publishers, 300 pp.
BAPTISTA F. (2018). Balanço Térmico de Estufas - Texto de apoio às aulas de Condicionamento Ambiental e de Projectos de Engenharia Agronómica. Universidade de Évora. 13 pp.
BAPTISTA FJ e FITAS DA CRUZ V. (2007). Ventilação natural de estufas. Princípios físicos. Ingenium 98:46-52.
BAPTISTA-ALMEIDA F.J. (1996). A Ventilação Natural e o Controlo Ambiental em Instalações Para Animais. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora. 51 pp.
BAPTISTA-ALMEIDA F.J. (1996). Ventilação Natural de Estufas e Métodos Experimentais de Determinação de Caudais de Ventilação. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora. 102 pp.
Stanghellini C., Van 't Ooster B., Heuvelink E. (2019). Greenhouse horticulture. Technology for optimal crop production. Wageningen Academic Publishers, 300 pp.