2023

Árabe I

Nome: Árabe I
Cód.: LLT13620L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição da capacidade de expressão escrita e oral, de nível básico, na Língua Árabe. Para tal é necessário adquirir competências básicas a nível da escrita e da leitura, bem como compreensão e articulação vocal das sonoridades específicas da Língua Árabe. Para além da morfologia, os alunos deverão adquirir igualmente conhecimentos básicos de sintaxe e articular frases básicas, do quotidiano.

Conteúdos Programáticos

1 - A Língua Árabe no quadro das línguas semitas;
1.1 - do árabe “clássico” ao MSA
1.2 - variantes regionais
2 – Sistema de escrita (alifado) e fonética;
3 - Morfologia e sintaxe: *
3.1. - raiz e flexões;
3.2. - sistema nominal;
3.3. - sistema verbal;
3.4. - partículas;
3.5. - numerais;
4 – frases nominais e frases verbais;
5 – “idafa” ou “estado constructo”.
* - conteúdos dados ao longo das lições do manual AlaTul

Métodos de Ensino

O ensino iniciar-se-á por uma familiarização com sons e grafias da língua árabe e assenta no método recente e inovador do manual espanhol AlaTul, adequado para alunos de origem latina; gradualmente, o aluno irá dominar as regras da escrita, adquirindo naturalmente um mínimo vocabular e rudimentos básicos mas necessários de gramática. A aquisição do vocabulário assenta em grande medida em palavras que aproximam as línguas ibéricas das Língua Árabe – devido ao seu passado comum durante alguns séculos - visa a leitura e conversação no Árabe Standard mas também de textos do do Árabe al-fuṣḥā do período medieval.
A avaliação contínua, com diversas provas - orais e escritas - ao longo do curso. Haverá testes na aula, com as componentes escrita e oral, de acordo com o Regulamento de avaliação do DLL - oral 25%, escrita 35% e o “trabalho de casa” regular será vital para a progressão nos conhecimentos (40%)
Os alunos poderão fazer exame- escrita 60%; oral - 40%

Bibliografia

. AGUILAR, Victoria, MANZANO, Miguel Ángel, ZANON, Jesús, AlaTul – Iniciación a la Lengua Árabe, Barcelona, Ed. Herder, 2013.

. Ficheiros Audio e outros, complementares ao livro, em:
http://www.herdereditorial.com/section/3857/

AWDE, Nicholas & SMITH, K., Arabic Practical Dictionary: Arabic-English/English-Arabic (Hippocrene Practical Dictionary), 2004;

BRUSTAD,K, AL-BATAL, M, AL-TONSI A, , Alif Baa. Introduction to Arabic letters and sounds, Georgetown University Press, 1995 (nova ed. 2004);

BRUSTAD,K, AL-BATAL, M, AL-TONSI A, Al-Kitaab fii Ta'allum Al-'Arabiyya: A Textbook for Beginning Arabic: Part 1, Georgetown University Press, 2004;

WIGHTWICK, Jane, GAAFAR, Mahmoud, Mastering Arabic (vol. 1, c/ CD), Palgrave-Macmillan, 2007.

. COWAN, David, Gramatica de la Lengua Árabe Moderna, Madrid, Ed. Cátedra, 2004
. WIGHTWICK, Jane, GAAFAR, Mahmoud, Mastering Arabic Grammar, Palgrave Macmillan, 2005;

KAZIMIRSKI, A. de Biberstein, Dictionnaire Arabe-Français , 2 vols. , Gorgias Press

Equipa Docente