2023

Processo de Avaliação diagnóstica de feridas

Nome: Processo de Avaliação diagnóstica de feridas
Cód.: ENF14781O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
• Compreender o processo de avaliação diagnóstica e prevenção de feridas;
• Conhecer e aplicar os princípios básicos de microbiologia clínica e métodos de diagnóstico microbiológico de infeção em feridas agudas e crónicas;
• Compreender a importância da mobilidade no processo de cicatrização de feridas complexas.
Competências:
• Demonstra competências de raciocínio clínico em processos de avaliação diagnóstica de feridas, centradas numa abordagem integrada da Pessoa com Ferida;
• Revela competências de avaliação diagnóstica, tratamento e prevenção da infeção em feridas agudas e feridas crónicas;
• Demonstra competências sustentadas na evidência científica para a tomada de decisão no plano de cuidados individualizado e integrado perante a Pessoa com Ferida Complexa.

Conteúdos Programáticos

• Processo de avaliação e diagnóstico na pessoa com feridas complexa;
• Princípios básicos de microbiologia clínica e métodos de diagnóstico microbiológico de infeção;
• Métodos de destruição de microrganismos e o papel dos antimicrobianos
• Agentes antimicrobianos, higiene e feridas
• Tratamento de feridas: inovação e relação custo/eficácia/efetividade
• Infeção de feridas agudas: diagnóstico, tratamento e prevenção de infeção de infeção;
• Infeção de feridas crónicas: diagnóstico, tratamento e prevenção de infeção;
• Prevenção de infeção da transmissão cruzada de infeção;
• Mobilidade e feridas;
• Abordagem a metodologias de pesquisa e investigação:
o Pesquisa em bases de dados científicas
o Abordagem à Metodologia Quantitativa
o Abordagem à Metodologia Qualitativa)

Métodos de Ensino

Será dada prioridade a metodologias que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, assentes num pesquisa, análise e discussão dos conteúdos, conducentes ao desenvolvimento de competências no Processo de Avaliação Diagnóstica de Feridas, tendo como base a abordagem integrada à Pessoa com Ferida Complexa e os seus cuidadores.
O desenvolvimento dos conteúdos tem uma base teórica e técnico-científica, combinando exposição teórica dos conteúdos programáticos com exercícios em sala de aula; análise e discussão de casos; role-playing; seminários com peritos e trabalhos de pesquisa e síntese.

Avaliação

A avaliação continua será constituída por uma prova escrita individual (100%)
Avaliação em exame – Prova escrita individual (100%)
O estudante não poderá ter avaliação inferior a 10 valores, numa escala de 0 a 20, em qualquer das dimensões de avaliação.

Bibliografia

• Alves, P.; Teixeira, A.; Albuquerque, L.; Borges, C.; Magalhães, B.; Mendes, D.; Ramos, P.( 2021), O Papel da Nutrição na Prevenção e Tratamento de Feridas. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2021. ISBN 978-989-53418-2-5
• Direção Geral de Saúde (2013). Orientações e Circulares Informativas, Orientação nº 019/2013 de 23/12/2013, Prevenção da Infeção na Ferida Crónica, disponível em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0192013-de-23122013-pdf.aspx
• EWMA (2022), Antimicrobials and Non-healing Wounds: An Update, disponível em: https://gneaupp.info/wp-content/uploads/2022/10/sup01.pdf
• Ramos, P.; Grilo, L.; Sousa, F.; Almeida, A.; Alves, P. Abordagem à pessoa com lesões de pele associadas à humidade. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2021. ISBN 978-989-54770-7-4
• World Union of Wound Healing Societies (2020) Evidence in Wound Care. London: Wounds International. Disponível em: www.woundsinternational.com