2024

Fisiopatologia, Feridas e Qualidade de Vida

Nome: Fisiopatologia, Feridas e Qualidade de Vida
Cód.: ENF14779O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
• Conhecer a anatomofisiologia da Pele;
• Compreender os processos de cicatrização;
• Conhecer os métodos de avaliação do estado nutricional e o papel dos diferentes nutrientes no desenvolvimento do processo de cicatrização;
• Compreender o papel da prevenção no tratamento de feridas
• Reconhecer o papel da educação e promoção do autocuidado da pessoa com ferida complexa
• Conhecer indicadores de Qualidade de Vida na pessoa com ferida crónica e seus cuidadores.
Competências:
• Demonstra competências de reflexão sobre a importância da educação e promoção do autocuidado da Pessoa com ferida complexa e seus cuidadores.
• Desenvolve capacidade de análise e reflexão sobre o impacto da ferida crónica na qualidade de vida na pessoa e família/cuidadores.
• Caracteriza as estruturas da pele e Descreve os processos de cicatrização da ferida;
• Descreve os parâmetros de avaliação da ferida crónica
• Conhece e explica a importância da Nutrição no tratamento da ferida crónica

Conteúdos Programáticos

• A pele e o Sistema tegumentar
• Células como intervenientes no processo de cicatrização
• Processo de Cicatrização;
• Avaliação das feridas (acrónimo TIME);
• Nutrição e cicatrização de feridas
• Stress e Feridas
• Envelhecimento e feridas
• Linfedema e feridas
• Controlo da Dor na pessoa com ferida
• Qualidade de vida em pessoa com Ferida Crónicas e seus cuidadores;
• Educação e promoção do autocuidado da pessoa com ferida complexa;
• O papel da prevenção no tratamento de feridas

Métodos de Ensino

Serão selecionadas estratégias para estimular a aquisição de conhecimentos e competências pelos estudantes, coresponsabilizando-os através do ensino de processos de aprendizagem e metodologias participativas, com especial ênfase em casos de contextos reais, com discussão na sala de aula. Os horários dos tutoriais serão geridos pessoalmente ou à distância, individualmente ou em grupo, para facilitar o processo de desenvolvimento e a consolidação das competências dos estudantes.

Avaliação

A avaliação é contínua e inclui a participação ativa dos estudantes nas diferentes atividades propostas. Para os estudantes que optem pela avaliação contínua está planeada a realização de uma frequência de avaliação correspondente a 100% da nota final. A não realização deste momento de avaliação implica a mudança automática para o exame final. Os estudantes com menos de 10 valores são sujeitos a exame, de acordo com os regulamentos académicos da Universidade de Évora.

Bibliografia

• Alves, P.; Teixeira, A.; Albuquerque, L.; Borges, C.; Magalhães, B.; Mendes, D.; Ramos, P.( 2021), O Papel da Nutrição na Prevenção e Tratamento de Feridas. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2021. ISBN 978-989-53418-2-5
• Fletcher, J., Barrett, S., Hepworth, L., Stang, D., Tickle, J., Thomas, R., & Welch, D. (2018). Appropriate use of soluble beta-glucan in the management of slow-healing wounds: round table recommendations. Wounds UK, 14(2), 40–43.
• Newbern S. (2018). Identifying Pain and Effects on Quality of Life from Chronic Wounds Secondary to Lower-Extremity Vascular Disease: An Integrative Review. Adv Skin Wound Care. Mar;31(3):102-108. doi: 10.1097/01.ASW.0000530069. 82749.e5. PM
• Parreira, A. & Marques (2017). Feridas manual de boas práticas. Lisboa: LIDEL.
• World Union of Wound Healing Societies (2020) Evidence in Wound Care. London: Wounds International. Disponível em: www.woundsinternational.com