2024
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     			     
 	    		
	
	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    
	
	   	                
	    	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
				    		 
				    		 
				    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Seminário de Projecto
	Nome: Seminário de Projecto
      
      
	Cód.: GES12677M
      
      
	3 ECTS
      
      
	Duração: 30 semanas/78 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Gestão
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            
            Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      Objetivos de aprendizagem:
 Desenhar o projeto de trabalho final, tendo em conta os procedimentos metodológicos para a elaboração do projeto de trabalho final (dissertação, trabalho de projeto, relatório de estágio);
 Explicar, demonstrar e discutir o trabalho final durante a sua elaboração
Competências específicas da área de conhecimento: conhecer, compreender e aplicar.
Competências de pensamento crítico: analisar, avaliar e planear.
Disposições do Pensamento Crítico: maturidade cognitiva, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, autoconfiança, curiosidade intelectual.
Padrões de Qualidade: clareza, rigor, relevância, profundidade, lógica e significância.
		  		
	   Desenhar o projeto de trabalho final, tendo em conta os procedimentos metodológicos para a elaboração do projeto de trabalho final (dissertação, trabalho de projeto, relatório de estágio);
 Explicar, demonstrar e discutir o trabalho final durante a sua elaboração
Competências específicas da área de conhecimento: conhecer, compreender e aplicar.
Competências de pensamento crítico: analisar, avaliar e planear.
Disposições do Pensamento Crítico: maturidade cognitiva, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, autoconfiança, curiosidade intelectual.
Padrões de Qualidade: clareza, rigor, relevância, profundidade, lógica e significância.
Conteúdos Programáticos
		  		      1  O Projeto de trabalho Final de Mestrado 
2  Acompanhamento dos trabalhos finais de Mestrado
		  		
	  2  Acompanhamento dos trabalhos finais de Mestrado
Métodos de Ensino
		  		      Na unidade curricular em causa serão utilizadas as seguintes metodologias:
- 4 aulas de seminário de 4h cada;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os estudantes;
- layout para a realização dos trabalhos finais
- documento orientador de elaboração do projeto de trabalho
		  		
	  - 4 aulas de seminário de 4h cada;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os estudantes;
- layout para a realização dos trabalhos finais
- documento orientador de elaboração do projeto de trabalho
Avaliação
		  		      Para obter aprovação os alunos terão que:
 Assistir a pelo menos 3 sessões;
 Apresentar e discutir o seu projeto de trabalho final;
 Fazer as apresentações referentes ao andamento dos trabalhos.
Nesta UC não existe a possibilidade de realizar qualquer avaliação em regime de avaliação final
	   Assistir a pelo menos 3 sessões;
 Apresentar e discutir o seu projeto de trabalho final;
 Fazer as apresentações referentes ao andamento dos trabalhos.
Nesta UC não existe a possibilidade de realizar qualquer avaliação em regime de avaliação final
Bibliografia
		  		      Lune, H, Berg, B. (2017). Qualitative Research Methods for the Social Sciences. 9th Ed., Pearson
Bickman, L., Rog, D. (2008). The SAGE Handbook of Applied Social Research Methods. 2nd Ed., Sage Publications, Inc.
Bell, E.; Harley, B., Bryman, A. (2022). Business Research Method. OUP Oxford
Perecman, Ellen and Sara R. Curran (2006). A Handbook for Social Science Field Research: Essays & Bibliographic Sources on Research Design and Methods. Sage Publications, Inc.
Pestana, Mª Helena; Gageiro, João Nunes. Análise de Dados para as Ciências Sociais  A Complementaridade do SPSS. Editora Sílabo, 6ª ed.
Riley, Michael, Roy C. Wood, Mona A. Clark, Eleanor Wilkie and Edith Szivas (2000). Researching and Writing Dissertations in Business and Management. Thomson Learning.
Sousa, Mª; Baptista, C. (2011). Como Fazer. Investigação, Dissertações, Relatórios, Teses e Relatórios. Segundo Bolonha. Pactor, 2ed.
Robert K. Yin. (2014). Case Study Research Design and Methods. (th ed, Thousand Oaks, CA: SAGE
	  Bickman, L., Rog, D. (2008). The SAGE Handbook of Applied Social Research Methods. 2nd Ed., Sage Publications, Inc.
Bell, E.; Harley, B., Bryman, A. (2022). Business Research Method. OUP Oxford
Perecman, Ellen and Sara R. Curran (2006). A Handbook for Social Science Field Research: Essays & Bibliographic Sources on Research Design and Methods. Sage Publications, Inc.
Pestana, Mª Helena; Gageiro, João Nunes. Análise de Dados para as Ciências Sociais  A Complementaridade do SPSS. Editora Sílabo, 6ª ed.
Riley, Michael, Roy C. Wood, Mona A. Clark, Eleanor Wilkie and Edith Szivas (2000). Researching and Writing Dissertations in Business and Management. Thomson Learning.
Sousa, Mª; Baptista, C. (2011). Como Fazer. Investigação, Dissertações, Relatórios, Teses e Relatórios. Segundo Bolonha. Pactor, 2ed.
Robert K. Yin. (2014). Case Study Research Design and Methods. (th ed, Thousand Oaks, CA: SAGE
Equipa Docente
- Elisabete Gomes Santana Félix Amado
- Maria de Fátima Nunes Jorge Oliveira
- Marta da Conceição Soares da Silva Cruz Silvério [responsável]
- Marta da Conceição Soares da Silva Cruz Silvério [responsável]
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      