2024
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    		
	
	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    
	
	   	                
	    	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
				    		 
				    		 
				    		 
				    		 
				    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Investimentos em Ativos Financeiros
	Nome: Investimentos em Ativos Financeiros
      
      
	Cód.: GES12666M
      
      
	6 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/156 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Gestão
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            
            Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      A finalidade principal desta unidade curricular é fornecer ao aluno uma formação teórica e empírica sólida na área de investimentos financeiros. Pretende-se igualmente que os alunos sejam capazes de utilizar esses conhecimentos na seleção da carteira de ativos. Os resultados esperados de aprendizagem são os seguintes:
Saber analisar o problema da escolha da carteira de ativos por parte de um investidor individual;
Conhecer os modelos de equilíbrio do mercado de capitais e os testes empíricos a esses modelos;
Conhecer modelos de valorização de ativos financeiros, nomeadamente da valorização de obrigações e ações;
Nesta unidade são desenvolvidas as seguintes competências:
Capacidade de trabalho em equipa;
Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas;
Capacidade de abstração, construção de modelos e espírito crítico;
Capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e receção de ideias e informações;
Capacidade de realizar investigação.
	  Saber analisar o problema da escolha da carteira de ativos por parte de um investidor individual;
Conhecer os modelos de equilíbrio do mercado de capitais e os testes empíricos a esses modelos;
Conhecer modelos de valorização de ativos financeiros, nomeadamente da valorização de obrigações e ações;
Nesta unidade são desenvolvidas as seguintes competências:
Capacidade de trabalho em equipa;
Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas;
Capacidade de abstração, construção de modelos e espírito crítico;
Capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e receção de ideias e informações;
Capacidade de realizar investigação.
Conteúdos Programáticos
		  		      1) Teoria da carteira
Propriedades da carteira de ativos
Diversificação
Combinação de dois ativos com risco
Conjunto de carteiras eficientes
Decisão em contexto de incerteza
Escolha da carteira ótima
Modelo de fatores
2) Modelos de equilíbrio e eficiência do mercado de capitais
O modelo CAPM básico
Extensões do CAPM
Modelo de arbitragem - APT
Relação entre CAPM e APT
Testes empíricos aos modelos de equilíbrio
Testes à eficiência do mercado de capitais
3) Valorização de ações
Modelo de Gordon-Shapiro
Modelo de crescimento múltiplo
Estimação dos lucros e dividendos futuros
4) Valorização de obrigações
Taxas de juro à vista e taxas de juro a prazo
Preço de equilíbrio e taxas de juro à vista
Estrutura temporal das taxas de juro
Estrutura de risco das taxas de juro
Duração e convexidade
	  Propriedades da carteira de ativos
Diversificação
Combinação de dois ativos com risco
Conjunto de carteiras eficientes
Decisão em contexto de incerteza
Escolha da carteira ótima
Modelo de fatores
2) Modelos de equilíbrio e eficiência do mercado de capitais
O modelo CAPM básico
Extensões do CAPM
Modelo de arbitragem - APT
Relação entre CAPM e APT
Testes empíricos aos modelos de equilíbrio
Testes à eficiência do mercado de capitais
3) Valorização de ações
Modelo de Gordon-Shapiro
Modelo de crescimento múltiplo
Estimação dos lucros e dividendos futuros
4) Valorização de obrigações
Taxas de juro à vista e taxas de juro a prazo
Preço de equilíbrio e taxas de juro à vista
Estrutura temporal das taxas de juro
Estrutura de risco das taxas de juro
Duração e convexidade
Métodos de Ensino
		  		      As sessões são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a exemplos concretos. As secções são apoiadas em apresentações PowerPoint mas sempre com utilização do quadro, nomeadamente para fazer demonstrações de resultados e resolução de exercícios. É incentivada a participação ativa dos estudantes nas aulas.
No sistema de avaliação contínua, os alunos têm de fazer 2 trabalhos em grupo e um exame. Um dos trabalhos consiste na determinação da fronteira de carteiras eficientes para um conjunto de ativos com risco. No outro trabalho os alunos têm de fazer uma revisão crítica de um ou vários artigos de um tópico da literatura empírica de investimentos financeiros. Este trabalho pretende iniciar os alunos em atividades de investigação. A nota dá um peso de 15% a cada trabalho prático em grupo, e 70% ao exame. Em cada uma das provas de avaliação a nota mínima é 7.5.
No sistema de avaliação final a nota é baseada exclusivamente na nota do exame.
	  No sistema de avaliação contínua, os alunos têm de fazer 2 trabalhos em grupo e um exame. Um dos trabalhos consiste na determinação da fronteira de carteiras eficientes para um conjunto de ativos com risco. No outro trabalho os alunos têm de fazer uma revisão crítica de um ou vários artigos de um tópico da literatura empírica de investimentos financeiros. Este trabalho pretende iniciar os alunos em atividades de investigação. A nota dá um peso de 15% a cada trabalho prático em grupo, e 70% ao exame. Em cada uma das provas de avaliação a nota mínima é 7.5.
No sistema de avaliação final a nota é baseada exclusivamente na nota do exame.
Avaliação
		  		      No sistema de avaliação contínua, os alunos têm de fazer 2 trabalhos em grupo e um exame. Num dos trabalhos os alunos têm de determinar a fronteira de carteiras eficientes para um conjunto de ativos com risco, usando as ferramentas Solver e Solvertable do Excel e discutem a generalização da teoria da carteira de forma a incluir outras características dos ativos. 
No outro trabalho os alunos têm de fazer uma revisão crítica de um ou vários artigos de um tópico da literatura empírica de investimentos financeiros. Este trabalho pretende iniciar os alunos em atividades de investigação.
A nota final dá um peso de 15% a cada trabalho prático em grupo, e 70% ao exame. Em cada uma das provas de avaliação a nota mínima é 7.5.
No sistema de avaliação final a nota é baseada exclusivamente na nota do exame.
	  No outro trabalho os alunos têm de fazer uma revisão crítica de um ou vários artigos de um tópico da literatura empírica de investimentos financeiros. Este trabalho pretende iniciar os alunos em atividades de investigação.
A nota final dá um peso de 15% a cada trabalho prático em grupo, e 70% ao exame. Em cada uma das provas de avaliação a nota mínima é 7.5.
No sistema de avaliação final a nota é baseada exclusivamente na nota do exame.
Bibliografia
		  		      Bodie, Z., Kane, A., Marcus, A.J., (2014). Investments. 10th edition, McGraw Hill Education.
Elton, E. , Gruber, M.J., Brown, S.J. , Goetzmann, W. (2014). Modern Portfolio Theory and Investment Analysis. 9th edition, Wiley.
Damodaran, A., (2012). Investment Valuation: Tools and Techniques for Determining the Value of any Asset, 3rd edition, Wiley Finance.
Pires, C., (2011). Mercados e Investimentos Financeiros, 3ª edição, Escolar Editora.
	  Elton, E. , Gruber, M.J., Brown, S.J. , Goetzmann, W. (2014). Modern Portfolio Theory and Investment Analysis. 9th edition, Wiley.
Damodaran, A., (2012). Investment Valuation: Tools and Techniques for Determining the Value of any Asset, 3rd edition, Wiley Finance.
Pires, C., (2011). Mercados e Investimentos Financeiros, 3ª edição, Escolar Editora.
Equipa Docente
- Cesaltina Maria Pacheco Pires [responsável]
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      