2024

Relatório de Progresso I

Nome: Relatório de Progresso I
Cód.: HIS14838D
6 ECTS
Duração: 30 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Assegurar o cumprimentos da realização do projecto
Verificar se o ritmo do trabalho acompanha o cronograma do projecto

Conteúdos Programáticos

- O plano de tese com os objectivos bem definidos e articulados
- A identificação das fontes documentais ou do material a tratar
- A explicitação do primeiro trabalho sobre as fontes
- A explicitação da Metodologia de Análise
- Um cronograma detalhado do trabalho já realizado
- Um cronograma prospectivo detalhado dos trabalhos a desenvolver nos anos seguintes.

Métodos de Ensino

Só existe a avaliação do relatório pelo Director de curso que faz as observações adequadas para a
continuação do programa

Avaliação

A avaliação será constituída por:
- Um relatório de progresso dos trabalhos nesse ano;
- Discussão informal do projeto de tese em sessão a organizar pela Comissão de Curso, no final do ano letivo.

Bibliografia

Berg, M. (2013). Writing the history of the global: Challenges for the 21st century. Oxford University Press for the British Academy.
CORFIELD, Penelope J.; HITCHCOCK, Tim, Becoming a Historian: An Informal Guide, London, University of London Press, 2022.
Feinstein, C. H., & Thomas, M. (2002). Making history count: A primer in quantitative methods for historians. Cambridge University Press.
Franzosi, R. (2017). A third road to the past? Historical scholarship in the age of big data. Historical Methods: A Journal of Quantitative and Interdisciplinary History, 50(4), 227–244. https://doi.org/10.1080/01615440.2017.1361879
Hentschel, Klaus (2015), Visual Cultures in Science and Technology: a comparative history. Oxford Scholarship on line.
Thomas, L. M. (2016). Historicising Agency. Gender & History, 28(2), 324–339.
Wallace, M., & Wray, A. (2011). Critical reading and writing for postgraduates (2.a ed.). SAGE.