2024

Cuidados de Saúde de urgência e emergência médico-cirúrgicos

Nome: Cuidados de Saúde de urgência e emergência médico-cirúrgicos
Cód.: ENF14768O
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVO:
Desenvolver competências em cuidados de saúde à pessoa em urgência e emergência no âmbito da médico-cirúrgica.

Competências a desenvolver:
• Demonstra conhecimentos teóricos sobre os modelos que sustentam os cuidados à pessoa em situação de urgência e emergência no
âmbito das necessidades médico-cirúrgica.
• Demonstra uma elevada capacidade de articular conhecimentos teóricos para a prática clínica na assistência à pessoa em urgência e
emergência médico-cirúrgica.

Conteúdos Programáticos

- Módulo 1 - Abordagem à pessoa em situações de urgência e emergência no âmbito da médico-cirúrgica
- Módulo 2 - Suporte básico e avançado de vida adultos (formação certificada)

Métodos de Ensino

Será dada prioridade a metodologias que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, assentes num trabalho de treino, com base na simulação de situações reais, conducentes à avaliação, diagnóstico, planeamento, intervenção, avaliação final e reflexão constantes dos casos apresentados. A metodologia seguida será a dos quatro passos (o primeiro passo consiste em o Professor apresentar o cenário sem explicação, o segundo passo consiste em o Professor apresentar o cenário e explicar as intervenções, no terceiro passo os formandos dizem as intervenções e o Professor executa, o quarto passo os formandos executam as intervenções do cenário). A maioria das aulas serão lecionadas com a turma dividida em pequenos grupos.

Avaliação

A maioria das aulas serão lecionadas com a turma dividida em pequenos grupos. A avaliação será continua, com observação individual do estudante, recorrendo o professor a grelhas de avaliação adequadas a cada uma das bancas.
Haverá lugar a sessões de orientação tutorial individuais ou em grupo.
Avaliação por exame:
- Prova escrita

Bibliografia

• Benner, P., Kyriakidis, P. H., & Stannard, D. (2018). Thinking-in-Action and Reasoning-in-Transition: An Overview. Clinical Wisdom and
Interventions in Acute and Critical Care, 1–26. https://doi.org/10.1891/9780826105745.0001
• Instituto Nacional de Emergência Médica – INEM (2017). “Manual de Suporte Básico de Vida Adulto e Desfibrilhação Automática
Externa”. Versão 4.0. 1.ª Edição.
• Meleis, A. I. (2012). Theoretical Nursing: development and progress. (5.ª Edition). Philadelphia: Wolters Kulwer Health | Lippincott
Williams & Wilkins. ISBN 978-1-60547-211-9.
• Mendonça, S. (2021). Raciocínio clínico dos enfermeiros que trabalham no Serviço de Urgência. Universidade de Lisboa.
http://hdl.handle.net/10451/49995
• Ordem dos Enfermeiros. (2018). Regulamento n.o 429/2018 - Regulamento de competências específicas do enfermeiro especialista em
Enfermagem Médico-Cirúrgica. 2.a Série, N.o 135, 19359–19370. https://dre.pt/application/conteudo/115698617