2024
Segurança no posicionamento no leito e transferência
Nome: Segurança no posicionamento no leito e transferência
Cód.: ENF14776O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver competências na assistência à pessoa acamada com segurança.
Competências a desenvolver:
- Conhece princípios de mecânica corporal;
- Conhece técnicas para movimentação da pessoa acamada;
- Conhece técnicas de transferência.
Competências a desenvolver:
- Conhece princípios de mecânica corporal;
- Conhece técnicas para movimentação da pessoa acamada;
- Conhece técnicas de transferência.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 - Fundamentos para assistência com segurança da pessoa acamada
1.1-Introdução aos aspetos conceptuais de mecânica corporal.
Módulo 2 - Técnicas para assistência com segurança da pessoa acamada
2.1 - Conhecer os princípios para movimentação da pessoa acamada, em situações simuladas em laboratório.
2.2 - Conhecer os princípios para a transferência da pessoa acamada, em situações simuladas em laboratório.
1.1-Introdução aos aspetos conceptuais de mecânica corporal.
Módulo 2 - Técnicas para assistência com segurança da pessoa acamada
2.1 - Conhecer os princípios para movimentação da pessoa acamada, em situações simuladas em laboratório.
2.2 - Conhecer os princípios para a transferência da pessoa acamada, em situações simuladas em laboratório.
Métodos de Ensino
O curso será em formato híbrido, modelo B-Learning, com sessões teóricas desenvolvidas numa metodologia online. Serão apresentados e explicitados os principais conceitos, suportado na leitura de estudos científicos sobre as temáticas. As sessões de práticas simuladas em laboratório são iniciadas com um momento de demonstração, seguido de resolução de estudos de caso sob orientação do professor. Os participantes realizam os procedimentos, planeando e executando as diferentes técnicas.
Avaliação
A avaliação inclui dois componentes: Realização das atividades colaborativas (25%) e a participação nas sessões de práticas simuladas (75%). Em conformidade com o Regulamento académico podem os estudantes optar pelo método de avaliação final.
Bibliografia
- Carinhas, M. J. A. C. (2013). Guia Orientador de Boas Práticas - Cuidados à pessoa com alterações da mobilidade - posicionamentos, transferências e treino de deambulação (OE, Ed. Vol. Série 1 Vol.7). Ordem dos Enfermeiros.
- Carvalho, A. C., Silva, C., Rodrigues, M., & Grilo, V. (2016). Terapêutica de posição no idoso. In M. J. Lourenço, Ó. Ferreira, & C. L. Baixinho (Eds.), Terapêutica de posição-Contributo para um cuidado de saúde seguro (pp.221-236). Lusodidacta.
- Martins, C., Marques, D., Redondo, E., & Joaquim, I. (2016). Terapêutica de posição:descrição dos diferentes decúbitos. In M. J. Lourenço, Ó. Ferreira, & C. L. Baixinho (Eds.), Terapêutica de posição - Contributo para um cuidado de saúde seguro (pp.99-112). Lusodidacta.
- Carvalho, A. C., Silva, C., Rodrigues, M., & Grilo, V. (2016). Terapêutica de posição no idoso. In M. J. Lourenço, Ó. Ferreira, & C. L. Baixinho (Eds.), Terapêutica de posição-Contributo para um cuidado de saúde seguro (pp.221-236). Lusodidacta.
- Martins, C., Marques, D., Redondo, E., & Joaquim, I. (2016). Terapêutica de posição:descrição dos diferentes decúbitos. In M. J. Lourenço, Ó. Ferreira, & C. L. Baixinho (Eds.), Terapêutica de posição - Contributo para um cuidado de saúde seguro (pp.99-112). Lusodidacta.
Equipa Docente
- José Manuel Afonso Moreira [responsável]
- Maria José Abrantes Bule