2023

Reeducação Postural

Nome: Reeducação Postural
Cód.: DES13925L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Fundamentos teóricos e práticos do alinhamento postural.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Conhecer a anatomia fundamental da estabilidade postural
2.Conhecer os movimentos articulares
3.Compreender a teoria do equilíbrio muscular
4.Conhecer as formas de estimulação da força e de flexibilidade para o equilíbrio muscular
5.Conhecer a postura ideal em posições e atividades do quotidiano
6.Entender a importância da estabilidade e posição neutra das cinturas pélvica e escapular
7.Compreender os tipos de respiração e sua função
8.Identificar patologias da coluna vertebral e os desalinhamentos dos membros inferiores
9.Conhecer métodos de avaliação postural
10.Investigar sobre técnicas de reeducação postural
Competências:
1.Domínio e aquisição de um alinhamento postural e padrões de movimento corretos e sua transferência para as atividades de vida diária e atividade profissional
2.Correção e autocorreção dos principais desalinhamentos no outro e no próprio
3.Conceção de intervenções de reeducação postural e sua operacionalização junto de populações específicas, no âmbito profissi

Conteúdos Programáticos

1. Anatomia básica e principais mecanismos associados à postura
1.1. Coluna vertebral e cinturas escapular e pélvica
1.2. Movimentos articulares do esqueletos axial e apendicular
1.3. Equilíbrio muscular – tonificação versus alongamento
1.4. Tipos de contração muscular e sua estimulação
1.5. Tipos de flexibilidade e sua estimulação

2. Alinhamento postural
2.1. Postura ideal (planos frontal e sagital; posições e atividades do quotidiano)
2.2. Estabilidade e posição neutra das cinturas pélvica e escapular
2.3. Tipos de respiração e a sua função
2.4. Patologias do alinhamento postural (coluna vertebral e membros inferiores)
2.5. Métodos de avaliação postural

3. Reeducação Postural
3.1. Vivência prática de sessões de reeducação postural
3.2. Investigação científica em reeducação postural
3.3. Planeamento e condução de sessões de reeducação postural, sempre que possível na comunidade

Métodos de Ensino

Durante um semestre, semanalmente, os alunos terão uma aula teórica (T) de 60 minutos e uma aula prática (PL) de 120 minutos. Será privilegiada a metodologia ativa de aprendizagem, para que o aluno desenvolva competências de intervenção e de investigação em reeducação postural. Para tal, serão realizados trabalhos de grupo, pesquisa de artigos científicos, intervenções na comunidade sempre que possível, promovendo autonomia, crítica construtiva, partilha, entre outras, com recurso às novas tecnologias incluindo a plataforma do Moodle.
A avaliação contínua engloba os seguintes momentos de avaliação:
1.Avaliação T, através de frequência (60%);
2.Avaliação PL, que incide sobre a realização de trabalhos através de fichas, e o planeamento e condução de uma sessão de reeducação postural (40%).
Avaliação final compreende uma avaliação T, através de um exame escrito (60%) e uma avaliação P (40%), que consiste no planeamento (fundamentado) e na condução de uma sessão de reeducação postura

Bibliografia

Kendall, F. & McCreary E. (1983). Muscles: testing and function. Baltimoure: Williams & Wilkins.

Ribeiro, A. F. M., Bergmann, A., Lemos, T., Pacheco, A. G., Russo, M. M., de Oliveira, L. A. S., & de Carvalho Rodrigues, E. (2017). Reference values for human posture measurements based on computerized photogrammetry: a systematic review. Journal of manipulative and physiological therapeutics, 40(3), 156-168. doi:10.1016/j.jmpt.2016.12.001

Sheikhhoseini, R., Shahrbanian, S., Sayyadi, P., & O’Sullivan, K. (2018). Effectiveness of therapeutic exercise on forward head posture: a systematic review and meta-analysis. Journal of manipulative and physiological therapeutics, 41(6), 530-539. doi: 10.1016/j.jmpt.2018.02.002

Stuber, K. J., Bruno, P., Sajko, S., & Hayden, J. A. (2014). Core stability exercises for low back pain in athletes: a systematic review of the literature. Clinical Journal of Sport Medicine, 24(6), 448-456. doi: 10.1097/JSM.0000000000000081

Equipa Docente