2023

Terapia Equestre

Nome: Terapia Equestre
Cód.: DES13916L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Nesta UC, os alunos ficam dotados das competências necessárias à intervenção neste tipo muito específico de terapêutica, usando uma linguagem científica que permita a participação na escolha das respetivas estratégias, definida pela equipa multidisciplinar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Ao nível dos conhecimentos:
• Conhecer a caracterização e evolução da terapia equestre
• Dominar a da terminologia e simbologia específica deste tipo de atividade
• Conhecer as normas de funcionamento deste tipo de terapia; identificar e nomear os diferentes benefícios da terapia equestre
• Identificar e descrever as funções de cada elemento da equipa multidisciplinar
• Identificar e descrever os modelos de intervenção e das patologias envolvidas
• Conhecer e dominar as regras de segurança específicas deste tipo de atividade
• Dominar as regras e metodologia da higiene do cavalo
• Dominar as etapas do planeamento de uma intervenção em terapia equestre

Ao nível das competências:
• Observar e avaliar os indivíduos com diferentes patologias, a cavalo
• Identificar e definir o perfil de funcionamento dos indivíduos
• Eleger os profissionais necessários para a equipa multidisciplinar que acompanhará o indivíduo
• Elaborar o projeto terapêutico tendo o cavalo como mediador da intervenção.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos e terminologia
1.1. Utilizações do cavalo na equitação
1.2. Domínios da terapia equestre: hipoterapia, equitação terapêutica e equitação adaptada
1.3. O cavalo como elemento simbólico
2. Morfologia e biomecânica do cavalo e dos andamentos
3. Benefícios da terapia equestre
4. Equipa multidisciplinar na terapia equestre
5. Patologias: descrição e contraindicações da terapia equestre
6. Avaliar e planear para intervir
7. Curiosidades e particularidades comportamentais específicas de equinos
8. Treino da abordagem a equinos e respetiva manipulação a campo
9. Regras e metodologia da higiene dos equinos
10. Princípios básicos do trabalho à guia longa
11. Aparelhar equinos com manta e cilhão de volteio
12. Nomenclatura dos arreios de dorso e cabeça para equinos
13. Trabalho de condução à mão, sem e com cavaleiro montado, para perceção de variação de andamentos
14. Prática da iniciação à equitação e simulação de sessões de terapia

Métodos de Ensino

As sessões PL e T servem para que os alunos adquiram os conhecimentos através de uma metodologia de trabalho em grupo, pesquisa, análise e questionamento. Também através das aulas PL em campo e em picadeiro será privilegiada a aplicação de práticas simuladas. Será indicada bibliografia e documentação específica disponibilizada aos alunos via Moodle.
A classificação na avaliação contínua e por exame consiste na refere-se às classificações obtidas na frequência, na elaboração de um plano de sessão e sua aplicação em picadeiro, bem como o desempenho nas aulas de equitação prática. Em nenhuma das parcelas a nota pode ser inferior a 9.5 valores.
Caso não cumpra um dos dois elementos da avaliação contínua, fará avaliação de exame. A Nota Final aos alunos, será obtida através de:
Nota Final = 50% componente teórica (10% plano de sessão e 40% frequência) + 50% nota da Prática (10% aplicação do plano e 40% equitação prática).
Os alunos deverão frequentar 75% das aulas previstas.

Bibliografia

Anderson, S., & Meints, K. (2016). Brief Report: The Effects of Equine-Assisted Activities on the Social Functioning in Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord, 46, 3344–3352. https://doi.org/10.1007/s10803-016-2869-3
Araújo, T., Oliveira, R., Martins, W., Pereira, M., Copetti, F., & Safons, M. (2013). Effects of hippotherapy on mobility, strength and balance in elderly. Archives of Gerontology and Geriatrics, 56, 478–481. https://doi.org/10.1016/j.archger.2012.12.007
Gómez, A., Jiménez, M., Barona, E., Jiménez, J., Peña, I., & Manso, J. (2016). Benefits of an experimental program of equestrian therapy for children with ADHD. Research in Developmental Disabilities, 56, 176–185. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2016.09.003
Wilson, K., Buultjens, M., Monfries, M., & Karimi, L. (2017). Equine assisted Psychotherapy for adolescents experiencing depression and/or anxiety. Clinical Child Psychology and Psychiatry, 22(1), 16–33. https://doi.org/10.1177/135910