2023

Design Estratégico e Inovação Social

Nome: Design Estratégico e Inovação Social
Cód.: VIS14632M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar o aluno de conhecimentos que lhe permitam identificar e compreender os conceitos e princípios
do Design Estratégico e do Design Social com foco em processos de inovação. Pretende-se com esta UC
despertar o sentido crítico do estudante considerando os pressupostos de ambos os conceitos, de
modo a que os conhecimentos adquiridos possam ser explorados em soluções de Design centradas no
utilizador, nomeadamente pela exploração dos princípios colaborativos de inovação.

Conteúdos Programáticos

1. Design Estratégico e Inovação (DE&I)
1.1. Princípios Estratégicos
1.1.1. A Inovação como Experiência;
1.1.2. A Inovação como um Sistema;
1.1.3. A Inovação como uma Cultura de Colaboração;
1.1.4. A Inovação como Processo.
1.2. Processo de Inovação pelo Design
1.2.1. Definir a Intenção;
1.2.2. Conhecer o Contexto;
1.2.3. Conhecer o Negócio;
1.2.4. Conhecer os Utilizadores;
1.2.5. Definir a Estrutura;
1.2.6. Explorar Conceitos;
1.2.7. Definir Soluções;
1.2.8. Realizar Valor.
2. Design para a Inovação Social (DIS)
2.1. O conceito de Inovação Social;
2.2. Os desafios do Design para a Inovação Social;
2.3. Abordagens de concepção para situações sociais;
2.4. Ferramentas essenciais do Design para a Inovação Social;
2.5. Facilitar o diálogo e a cocriação;
2.6. Barreiras para a Transformação;
2.7. Análise de casos de estudo.

Métodos de Ensino

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Componentes de avaliação:
Participação nas aulas: 20%;
Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

BEST, K. (2009), Gestão de design : Gerir a estratégia, os processos e a implementação do design.
Lisboa: Diverge Design S.A.
KUMAR, Vijay (2013), 101 Design Methods. A Structured Approach for Driving Innovation in Your
Organization, Nova Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
MANZINI, E., COAD, R.(2015), Design, When Everybody Designs: An Introduction for Social Innovation
(Design Thinking, Design Theory), Cambridge: MIT PRESS.
ULWICK, Anthony W. (2005), What customers want: using outcome-driven innovation to create
breakthrough products and services, Nova York:McGraw-Hill Professional.
GAYNOR, Gerard H. (2002), Innovation by design: what it takes to keep your company on the cutting
edge, Nova York: AMACOM Div American Mgmt Assn.
HOLSTON, D. (2011), “The Strategic Designer: Tools & Techniques for Managing the Design Process”,
Ohio: How Books.
RETTIG, M.; du PLESSIS, H. (2014), “Fundamentals of Design for Social Innovation”, Nova Iorque: SVA.

Equipa Docente