2023

Prática de Ensino Supervisionada em Creche

Nome: Prática de Ensino Supervisionada em Creche
Cód.: PED13919M
18 ECTS
Duração: 15 semanas/468 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC de Iniciação à Prática Profissional docente em Creche visa promover nos estudantes a aquisição de competências que decorrem do Perfil Geral de Desempenho Profissional dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (DL 240/2001) e do Perfil Especifico do Educador de Infância (DL 241/2001).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Caracterizar a organização do ambiente educativo e refletir criticamente sobre as opções subjacentes
Promover a integração de diversos saberes sobre as características e necessidades de crianças (4-36 meses) e sobre experiências educativas adequadas
Conhecer as diversas componentes do trabalho do educador na educação em creche com as crianças, famílias e comunidade
Desenvolver competências de observação, planificação, ação e avaliação
Desenvolver competências relacionais com os diversos participantes no processo educativo
Desenvolver capacidades reflexivas e críticas face à experiência vivida experimentando práticas de autoscopia e avaliação cooperada
Projetar uma matriz organizacional que suporte e avance as práticas educativas em creche
Integrar a dimensão cívica e formativa das suas funções, ética e deontologicamente
Desenvolver competências de investigação numa perspectiva de intervenção curricular, de co-construção de conhecimento e de transformação de contextos

Conteúdos Programáticos

Trabalham-se na UC as quatro dimensões do Perfil de Desempenho profissional
I. Dimensão profissional, social e ética
II. Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, incluindo:
Organização do ambiente educativo
Observação, planificação e avaliação
Relação e ação educativa
Integração do currículo
III. Dimensão da participação na escola e relação com a comunidade,
IV. Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida.
Estas dimensões são trabalhadas no contexto da intervenção e da sua regulação nas instituições e nas sessões de seminário na universidade, fazendo apelo às aprendizagens feitas no contexto de todas as UCs da formação dos(as) alunos(as).

Métodos de Ensino

A PES decorre a tempo inteiro num total de 17 horas/semana durante 13 semanas. As primeiras 3 semanas são de observação participante, começando a intervenção plena (suportada em planificações cooperadas) a partir da 4ª semana.
A avaliação formativa acompanha todo o processo da PES, integrando assim o ensino dialógico (entre alunos, docentes e educadores cooperantes), em contexto da instituição e nas sessões de Seminário na Universidade. Este processo acompanha a elaboração do Dossiê da PES e o relatório de estágio, apoiados pelo Guião de Avaliação da PES e outros instrumentos de investigação. Os processos interativos ocorrem também através da plataforma moodle e mail.
A avaliação decorre de: 1) dossier da PES e observação em contexto, ponderada a informação prestada pela instituição cooperante (educadores cooperantes; coordenador da instituição) (65%); 2) resultado do ato público de defesa do relatório da PES em Creche, perante júri (35%). Cada componente tem uma nota mínima de 10 valores.

Bibliografia

APEI (2010). Carta de Princípios para uma Ética Profissional. Lisboa: APEI
Malavasi, L. & Zoccatelli, B. (2019). Documentar os projetos nos serviços educativos. (4ª ed.). Lisboa: APEI.
Falk, J. (Org.) (2011). Educar os Tr~es Primeiros anos: a experiênica de Lócsy. São Paulo: Junqueira & Samarin.
Fochi, P. (2015). Afinal, o que os bebés fazem no berçário? Penso.
Folque, M. A. & Vasconcelos, T. (2019). Que educação para as crianças dos 0 aos 3 anos? In M. E. Brederode Estado da Educação 2018 (p.278-289). Lisboa: CNE.
Neto, C. & Lopes, F (2018). Brincar em todo o lado. Cascais: Câmara Municipal de Cascais; APEI.
Oliveira-Formosinho, J. & Barros Araújo, S. (Orgs.),(2018). Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche. Porto: Porto Editora.
Post, J. & Hohmann, M. (2003). Educação de Bébés em Infantários: Cuidados e primeiras aprendizagens. Lisboa: FCG.
Dec.Lei 240 e 241/2001 de 30 de Agosto –Perfis Geral e Especifico do Educador de Infância.

Equipa Docente