2024
Jogo e Desenvolvimento Motor na Infância
Nome: Jogo e Desenvolvimento Motor na Infância
Cód.: DES13940M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer/compreender:
1.Os aspetos fundamentais do desenvolvimento motor infantil (DMI) mediante uma abordagem sistémica e ecológica
2.A importância do Jogo nas rotinas de vida da criança e seus efeitos nas aprendizagens e no desenvolvimento
3.Critérios de qualidade e segurança dos espaços de jogo
4.As potencialidades educativas dos espaços exteriores e suas affordances no comportamento lúdico, social e ativo das crianças
5.A importância do jogo de risco no desenvolvimento da criança
6.Os efeitos da atividade física(AF) na saúde da criança e na promoção de estilos de vida ativos
7.O papel da Educação Física(EF) na Educação para a saúde(EpS)
8.Instrumentos de observação do Jogo e de avaliação do DMI
9.As principais competências sócio-emocionais e o papel dos diferentes tipos de jogo no seu desenvolvimento
Dominar competências básicas de:
11.Observação e avaliação do Jogo e do DMI
12.Conceção de atividades promotoras da AF e de competências motoras na infância numa perspetiva inclusiva
1.Os aspetos fundamentais do desenvolvimento motor infantil (DMI) mediante uma abordagem sistémica e ecológica
2.A importância do Jogo nas rotinas de vida da criança e seus efeitos nas aprendizagens e no desenvolvimento
3.Critérios de qualidade e segurança dos espaços de jogo
4.As potencialidades educativas dos espaços exteriores e suas affordances no comportamento lúdico, social e ativo das crianças
5.A importância do jogo de risco no desenvolvimento da criança
6.Os efeitos da atividade física(AF) na saúde da criança e na promoção de estilos de vida ativos
7.O papel da Educação Física(EF) na Educação para a saúde(EpS)
8.Instrumentos de observação do Jogo e de avaliação do DMI
9.As principais competências sócio-emocionais e o papel dos diferentes tipos de jogo no seu desenvolvimento
Dominar competências básicas de:
11.Observação e avaliação do Jogo e do DMI
12.Conceção de atividades promotoras da AF e de competências motoras na infância numa perspetiva inclusiva
Conteúdos Programáticos
1.DMI: abordagem sistémica e ecológica; fases do DM; desenvolvimento percetivo-motor e das habilidades/capacidades motoras
2.Formas de jogo infantil e sua evolução; a importância do jogo no desenvolvimento da criança; o jogo nas rotinas de vida da criança
3.Affordances e qualidade dos espaços de jogo e equipamentos lúdicos para a infância: potencialidades educativas dos espaços
4.A EF, a saúde a educação para a saúde (EpS): efeitos da prática de AF na saúde da criança; a função da EF na EpS; as práticas lúdicas e desportivas na vida das crianças
5.Observação e avaliação do jogo e do DMI
6.A intervenção pedagógica no âmbito do Jogo e DM: promoção do jogo, competência motora, AF e saúde; contextos inclusivos; avaliação do ambiente educativo
7.Competências sócio-emocionais na infância
8.Jogo de Faz de Conta e Jogo de Atividade física:contributos para o desenvolvimento motor e sócio-emocional
9.Affordances nos espaços exteriores promotoras do comportamento social e ativo das crianças
2.Formas de jogo infantil e sua evolução; a importância do jogo no desenvolvimento da criança; o jogo nas rotinas de vida da criança
3.Affordances e qualidade dos espaços de jogo e equipamentos lúdicos para a infância: potencialidades educativas dos espaços
4.A EF, a saúde a educação para a saúde (EpS): efeitos da prática de AF na saúde da criança; a função da EF na EpS; as práticas lúdicas e desportivas na vida das crianças
5.Observação e avaliação do jogo e do DMI
6.A intervenção pedagógica no âmbito do Jogo e DM: promoção do jogo, competência motora, AF e saúde; contextos inclusivos; avaliação do ambiente educativo
7.Competências sócio-emocionais na infância
8.Jogo de Faz de Conta e Jogo de Atividade física:contributos para o desenvolvimento motor e sócio-emocional
9.Affordances nos espaços exteriores promotoras do comportamento social e ativo das crianças
Métodos de Ensino
Modelo de ensino centrado no estudante, com estratégias pedagógicas ativas, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Aulas teórico-práticas: exposição oral; análise e discussão de textos de apoio; discussão em grupo e debate participado em temáticas com orientação reflexiva; participação de convidados/as, nomeadamente profissionais da área e investigadores do jogo e da atividade física infantil; observação e discussão de vídeos; aprendizagem situada em contexto real; trabalho de projeto centrado na observação, reflexão e elaboração de propostas de ação sobre um contexto educativo; visita de estudo a um espaço exterior de jogo infantil; pesquisa individual e/ou em grupo orientada pelo/a docente. Será utilizado o Moodle para permitir a partilha de documentação e dos recursos pedagógicos das aulas, da bibliografia e das propostas de trabalho para avaliação.
Avaliação
>Regime de avaliação contínua:
1.Trabalho de grupo com apresentação oral e discussão (70%).
. Caraterização de um contexto educativo
. Reflexão fundamentada sobre as oportunidades das crianças para práticas lúdico-motoras promotoras do seu desenvolvimento
. Proposta de intervenção direcionada para a promoção do jogo e desenvolvimento motor no contexto educativo (instituição, espaços comunitários...). Inclui propostas de atividades (descrição das atividades, espaço interior e exterior, recursos, objetivos)
2.Propostas de trabalho individuais (30%). Pesquisa, análise e reflexão sobre temáticas abordadas nas aulas.
>Regime de avaliação final (época normal, de recurso, especial e extraordinária): Prova com componente escrita (60%) e oral (40%) sobre as temáticas abordadas na UC.
1.Trabalho de grupo com apresentação oral e discussão (70%).
. Caraterização de um contexto educativo
. Reflexão fundamentada sobre as oportunidades das crianças para práticas lúdico-motoras promotoras do seu desenvolvimento
. Proposta de intervenção direcionada para a promoção do jogo e desenvolvimento motor no contexto educativo (instituição, espaços comunitários...). Inclui propostas de atividades (descrição das atividades, espaço interior e exterior, recursos, objetivos)
2.Propostas de trabalho individuais (30%). Pesquisa, análise e reflexão sobre temáticas abordadas nas aulas.
>Regime de avaliação final (época normal, de recurso, especial e extraordinária): Prova com componente escrita (60%) e oral (40%) sobre as temáticas abordadas na UC.
Bibliografia
Archer, C, & Siraj, I (2015).Encouraging physical development through movement-play.London:Sage.
Archer, C & Siraj-Blatchford, I (2017).Movement Environment Rating Scale (MOVERS) for 2-6-year-olds provision.Trentham Books.
Cordovil, R & Barreiros, J (Eds)(2014).Desenvolvimento motor na Infância. C.Quebrada:Ed FMH
Gallahue, D & Ozmun, J (2001).Compreendendo o desenvolvimento motor.S.Paulo:Phorte Ed.
Neto, C (Ed)(2003).Jogo e desenvolvimento da criança.Lisboa:Ed FMH
Neto, C (2017). Brincar e ser activo na escola.Diversidades,51,9-17
Veiga, G, Guerreiro, D, Marmeleira, J, Santos, G, & Pomar, C (2023).OUT to IN: A body-oriented intervention program to promote preschoolers self-regulation and relationship skills in the outdoors. Front Psychology,14,1-9.
Veiga,G., Laranjo,L., Marmeleira,J., Almeida,G., & Küçükturan, AG (Eds.)(2021). Taking the best from outdoor play: A practical book for parents and practitioners of early childhood education. Évora: Un Évor. ISBN: 978-972-778-181-2
Archer, C & Siraj-Blatchford, I (2017).Movement Environment Rating Scale (MOVERS) for 2-6-year-olds provision.Trentham Books.
Cordovil, R & Barreiros, J (Eds)(2014).Desenvolvimento motor na Infância. C.Quebrada:Ed FMH
Gallahue, D & Ozmun, J (2001).Compreendendo o desenvolvimento motor.S.Paulo:Phorte Ed.
Neto, C (Ed)(2003).Jogo e desenvolvimento da criança.Lisboa:Ed FMH
Neto, C (2017). Brincar e ser activo na escola.Diversidades,51,9-17
Veiga, G, Guerreiro, D, Marmeleira, J, Santos, G, & Pomar, C (2023).OUT to IN: A body-oriented intervention program to promote preschoolers self-regulation and relationship skills in the outdoors. Front Psychology,14,1-9.
Veiga,G., Laranjo,L., Marmeleira,J., Almeida,G., & Küçükturan, AG (Eds.)(2021). Taking the best from outdoor play: A practical book for parents and practitioners of early childhood education. Évora: Un Évor. ISBN: 978-972-778-181-2