2023

Cadernos de Viagem

Nome: Cadernos de Viagem
Cód.: ARQ02548I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem



1. Contextualizar o conhecimento arquitectónico produzido através das viagens.

2. Desenvolver a capacidade de estruturar uma viagem de estudo, de modo a que possa configurar-se como instrumento útil para a prática e para o pensamento crítico arquitectónico.

3. Desenvolver a capacidade de planear; executar; registar; sintetizar num documento e relatar os resultados de uma viagem de estudo. 




1. Contextualize architectonic knowledge produced through travelling.

2. Develop ability to structure a study visit, in order to set up as a useful tool for practice and to architectonic critical thought.

3. Develop ability to plan, execute, register, synthesize in a document and report the results of a study visit.







Conteúdos Programáticos




1. A importância do conhecimento arquitectónico produzido através das viagens.
 A importância da viagem na formação da disciplina arquitectónica é reconhecida e largamente documentada por todos os enriquecedores relatos que fazem parte da história da arquitectura, que de certo modo configuram uma história - a das viagens de arquitectura. A dimensão da experiência age sobre a percepção do espaço.



2. Breve história das viagens na arquitectura.
O espaço desta história inscreve-se numa amplitude espácio-temporal que vai desde a autobiografia imaginária sobre a vida e a morte do imperador romano Adriano, de Yourcenar, ao road-book Learning from Las Vegas, de Venturi e Scott Brown, passando, pelo caminho, pelas famosas e iniciáticas viagens escritas e desenhadas pela própria mão: o Japão de Taut; o Oriente, a Alemanha e Itália de Corbusier; a Itália de Kahn e de Lissitzky; a América de Távora; a Grécia de Giancarlo de Carlo; as cidades de Siza. 


 





1. The relevance of architectonic knowledge produced through travelling.
The relevance of travelling in education as an architectonic subject is recognized and widely documented. Reports which belong to history of architecture that, in a way, set up a story – the one of architecture travelling. The dimension of experience acts on the perception of space.



2.Brief history of travelling in architecture.
The space of this story is inscribed in an extent spatiotemporal ranging from the imaginary autobiography about life and death of Roman Emperor Adrian, by Yourcenar, to road-book Learning from Las Vegas, by Venturi and Scott Brown, passing, by the way, by famous and initiatory travelling written and designed by hand: the Japan by Taut; the Orient, Germany and Italy by Corbusier; Italy by Kahn; America by Távora; Greece by Giancarlo de Carlo; the cities of Siza. 







Métodos de Ensino




O desenvolvimento do exercício faz-se em três etapas distintas, que devem respeitar uma ordem sequencial:



1. Planeamento (composta pela parte de investigação sobre um lugar ou tema)
.


2. Viagem (composta pela realização da viagem e produção específica ex tempore dos elementos de recolha que irão constituir o jornal de viagem. O jornal de viagem deve ser composto por apontamentos analíticos de espaços e lugares, recorrendo a desenhos (esboços de plantas, alçados cortes...), fotografias, textos e outros meios. O desenho é, naturalmente, o meio privilegiado na construção de uma “estratégia da memória”, outros meios são porém considerados, sempre num exercício coerente de disciplina do olhar).



3. Edição do jornal de viagem + apresentação final (inclui uma apresentação oral feita a partir de um suporte multimédia especificamente produzido para o efeito, e o jornal de viagem)
.


 


Development of exercise takes place in three distinct stages, which must respect a sequential order:



1. Planning (composed by the part of research about a place or theme)
2. Journey (composed by completion of the journey and specific production ex tempore of the collect elements that will constitute the journey journal.


2.The journey journal must be composed by analytical notes of spaces and places, using drawings (outline plans, elevations, cuts...), photos, texts and other means. The drawing is, naturally, the privileged mean to construct a “strategy of memory”, yet other means are considered, always in a coherent exercise of discipline of the look.)
.


3. Edition of the journey journal + final presentation (includes an oral presentation from a multimedia support specifically produced for this purpose, and the journey journal).
 




Avaliação

A avaliação considera, com igual peso, os diferentes materiais produzidos nas três etapas referidas. 


 





Evaluation considers, with the same weight, the different materials produced in the referred three stages. 




Bibliografia




GRESLERI, Guiliano (ed.), Voyage D'orient Carnets - Le Corbusier. Electa Architecture / Fondation Le Corbusier, Phaido Press, 2002



DAL CO, Francesco (ed.) Aldo Rossi: I Quaderni Azzurri. Milano: Mondadori Electa, 1999



SMITHSON, Alison, SUMI, Christian (ed.), AS IN DS: An Eye on the Road: Alison Smithson. London, 1983


PLATZER, Monika, DE WIT, Wim (coord.), Lessons from Bernard Rudofsky. Life as a Voyage. Los Angeles, Basel, Boston, Berlim: Birkhäuser, 2007


YOURCENAR, Marguerite, Memórias de Adriano. Lisboa: Ulisseia 1974



VENTURI, Robert, IZENOUR, Steven, SCOTT BROWN, Denise, Learning from Las Vegas. The MIT Press; revised edition, 1977



MORENO MANSILLA, Luis, La mirada del conocimiento. Apuntes de viaje al interior del tiempo, MasTesis, Universidad Politecnica de Madrid, 1997



CARLO, Anna de (ed), prefazione Stefano Boeri, Giancarlo de Carlo, Viaggi in Grecia. Milano: Quodlibet Abitare, 2010



BRIGOLA, João Carlos, Os Viajantes e o Livro dos Museus. Porto: Dafne/Chaia/Cehfci, 2010.