2024
Introdução à Arquitetura Islâmica e do Espaço do Magrebe
Nome: Introdução à Arquitetura Islâmica e do Espaço do Magrebe
Cód.: ARQ02541I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Italiano
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC teórico-prática decorre do objectivo de que para um melhor conhecimento da história e da arquitectura é necessário obter uma perspectiva mais abrangente dos factores multiculturais que influenciam os vários métodos conceptuais e de apropriação do espaço (urbano, doméstico, religioso). As arquitecturas do ?Sul e do Mediterrâneo? constituem um exemplo de permanência e de adaptação a diferentes culturas e religiões associando uma tradição construtiva a uma erudição geométrica de rara precisão e sentido estético. Esta UC explora o cruzamento das áreas da história, da arquitectura, da arqueologia e do desenho.
A UC assenta em quatro objectivos principais:
1. Reconhecimento das características dos espaços urbanos das cidades do período islâmico;
2. Identificação das principais tipologias arquitectónicas das cidades islâmicas;
3. Identificação das características essenciais da arquitectura do período islâmico;
4. Identificação das principais estruturas Islâmicas no contexto Português.
A UC assenta em quatro objectivos principais:
1. Reconhecimento das características dos espaços urbanos das cidades do período islâmico;
2. Identificação das principais tipologias arquitectónicas das cidades islâmicas;
3. Identificação das características essenciais da arquitectura do período islâmico;
4. Identificação das principais estruturas Islâmicas no contexto Português.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos são os seguintes:
1. Questões teóricas e metodológicas;
2. Portugal Islâmico: uma perspectiva histórica;
3. O património islâmico em Portugal;
4. Topografia e urbanismo das cidades islâmicas no ocidente;
5. Espaços militares;
6. Arquitectura popular;
7. Espaços palatinos;
8. Espaços religiosos;
9. Banhos e mercados das cidades islâmicas;
10. A água e a arquitectura no mundo islâmico ocidental;
11. Arte mudéjar;
12. Arquitectura contemporânea em cidades Islâmicas.
1. Questões teóricas e metodológicas;
2. Portugal Islâmico: uma perspectiva histórica;
3. O património islâmico em Portugal;
4. Topografia e urbanismo das cidades islâmicas no ocidente;
5. Espaços militares;
6. Arquitectura popular;
7. Espaços palatinos;
8. Espaços religiosos;
9. Banhos e mercados das cidades islâmicas;
10. A água e a arquitectura no mundo islâmico ocidental;
11. Arte mudéjar;
12. Arquitectura contemporânea em cidades Islâmicas.
Métodos de Ensino
Aulas de prática teórico-prática, metodologias ativas de aprendizagem. Abordagem dialógica baseada na exposição de conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na conceção colaborativa de projetos. Competências transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares.
Avaliação
A classificação nesta unidade curricular pode resultar de um dos seguintes regimes de avaliação: avaliação contínua ou exame final.
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Avaliação contínua = (0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)
Avaliação por exame de época normal = 0,50x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,50xE)
Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária = 0,40x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,60xE)
Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
A, B, C, D ? trabalhos práticos relativos a todas as componentes A, B, C e D indicadas nos conteúdos programáticos, cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Avaliação contínua = (0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)
Avaliação por exame de época normal = 0,50x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,50xE)
Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária = 0,40x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,60xE)
Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
A, B, C, D ? trabalhos práticos relativos a todas as componentes A, B, C e D indicadas nos conteúdos programáticos, cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.
Bibliografia
Kennedy, Hugh (1996). Os Muçulmanos na Península Ibérica. História Politica do al-Andalus. Lisboa: Publicações Europa América.
Coelho, António Borges (2010). História de Portugal. Volume I. Donde Viemos. Lisboa: Caminho.
Coelho, António Borges (1972). Portugal na Espanha Árabe. Volume I. Lisboa: Seara Nova.
Paredes, Villada, Fernando (2009). Historia de Ceuta. De los orígenes al año 2.000. Instittuto de Estúdios Ceutis.
Pavon Maldonado, Basílio (1993). Ciudades y fortalezas lusomusulmanas : crónicas de viajes por el sur de Portugal. Madrid: Agencia Española de Cooperación Internacional.CARLO, Anna de (ed), prefazione Stefano Boeri, Giancarlo de Carlo, Viaggi in Grecia. Milano: Quodlibet Abitare, 2010.
BRIGOLA, João Carlos, Os Viajantes e o Livro dos Museus. Porto: Dafne/Chaia/Cehfci, 2010.
Coelho, António Borges (2010). História de Portugal. Volume I. Donde Viemos. Lisboa: Caminho.
Coelho, António Borges (1972). Portugal na Espanha Árabe. Volume I. Lisboa: Seara Nova.
Paredes, Villada, Fernando (2009). Historia de Ceuta. De los orígenes al año 2.000. Instittuto de Estúdios Ceutis.
Pavon Maldonado, Basílio (1993). Ciudades y fortalezas lusomusulmanas : crónicas de viajes por el sur de Portugal. Madrid: Agencia Española de Cooperación Internacional.CARLO, Anna de (ed), prefazione Stefano Boeri, Giancarlo de Carlo, Viaggi in Grecia. Milano: Quodlibet Abitare, 2010.
BRIGOLA, João Carlos, Os Viajantes e o Livro dos Museus. Porto: Dafne/Chaia/Cehfci, 2010.