2024
Representação Digital III
Nome: Representação Digital III
Cód.: ARQ02528I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Compreender os conceitos fundamentais do design tridimensional e sua aplicação na arquitetura.
Desenvolver habilidades práticas em softwares de modelagem 3D utilizados na arquitetura.
Criar modelos tridimensionais detalhados e precisos de projetos de arquitetura.
Aplicar técnicas de texturização, iluminação e renderização para criar visualizações realistas.
Integrar modelos 3D em apresentações visuais e projetos multimedia.
Desenvolver habilidades práticas em softwares de modelagem 3D utilizados na arquitetura.
Criar modelos tridimensionais detalhados e precisos de projetos de arquitetura.
Aplicar técnicas de texturização, iluminação e renderização para criar visualizações realistas.
Integrar modelos 3D em apresentações visuais e projetos multimedia.
Conteúdos Programáticos
Introdução à Modelagem 3D para Arquitetura:
Conceitos básicos de design 3D.
Visão geral dos principais softwares de modelagem 3D (SketchUp, Revit, 3ds Max, etc.).
Configuração inicial e interface do usuário.
Fundamentos de Modelagem 3D:
Ferramentas básicas de modelagem.
Criação de formas geométricas simples.
Edição de vértices, arestas e faces.
Modelação de arquitetura:
Técnicas de modelagem de edificações e estruturas arquitetónicas.
Criação de plantas, elevações e cortes tridimensionais.
Modelagem de detalhes arquitetónicos (portas, janelas, escadas, etc.).
Texturização e Materiais:
Aplicação de materiais e texturas.
Criação e edição de materiais realistas.
Mapeamento UV e texturização avançada.
Iluminação e Render:
Conceitos de iluminação em 3D.
Configuração de luzes artificiais e naturais.
Técnicas de renderização para criar imagens realistas.
Animação e Visualização:
Princípios básicos de animação 3D.
Criação de walkthroughs e flythroughs de projetos arquitetó
Conceitos básicos de design 3D.
Visão geral dos principais softwares de modelagem 3D (SketchUp, Revit, 3ds Max, etc.).
Configuração inicial e interface do usuário.
Fundamentos de Modelagem 3D:
Ferramentas básicas de modelagem.
Criação de formas geométricas simples.
Edição de vértices, arestas e faces.
Modelação de arquitetura:
Técnicas de modelagem de edificações e estruturas arquitetónicas.
Criação de plantas, elevações e cortes tridimensionais.
Modelagem de detalhes arquitetónicos (portas, janelas, escadas, etc.).
Texturização e Materiais:
Aplicação de materiais e texturas.
Criação e edição de materiais realistas.
Mapeamento UV e texturização avançada.
Iluminação e Render:
Conceitos de iluminação em 3D.
Configuração de luzes artificiais e naturais.
Técnicas de renderização para criar imagens realistas.
Animação e Visualização:
Princípios básicos de animação 3D.
Criação de walkthroughs e flythroughs de projetos arquitetó
Métodos de Ensino
Aulas Teóricas: Introdução aos conceitos fundamentais do design 3D e sua aplicação na arquitetura.
Workshops Práticos: Sessões práticas de software onde os alunos irão aprender e aplicar técnicas de modelagem, texturização, iluminação e renderização.
Projetos em Grupo: Desenvolvimento de projetos colaborativos para incentivar a troca de ideias e técnicas entre os alunos.
Estudos de Caso: Análise de trabalhos profissionais e projetos de referência para entender a aplicação prática das habilidades.
Seminários e Palestras: Convidados especialistas para discutir tendências e práticas do mercado de modelagem 3D para arquitetura.
Workshops Práticos: Sessões práticas de software onde os alunos irão aprender e aplicar técnicas de modelagem, texturização, iluminação e renderização.
Projetos em Grupo: Desenvolvimento de projetos colaborativos para incentivar a troca de ideias e técnicas entre os alunos.
Estudos de Caso: Análise de trabalhos profissionais e projetos de referência para entender a aplicação prática das habilidades.
Seminários e Palestras: Convidados especialistas para discutir tendências e práticas do mercado de modelagem 3D para arquitetura.
Avaliação
.Trabalhos Individuais: Exercícios práticos de modelagem, texturização, iluminação e renderização.
Projetos Práticos: Desenvolvimento de projetos completos que integrem todas as técnicas aprendidas.
Participação nas Aulas e Workshops: Avaliação do envolvimento e colaboração nas atividades práticas.
Apresentações Orais: Exposição de projetos e discussão das técnicas e soluções aplicadas.
Projetos Práticos: Desenvolvimento de projetos completos que integrem todas as técnicas aprendidas.
Participação nas Aulas e Workshops: Avaliação do envolvimento e colaboração nas atividades práticas.
Apresentações Orais: Exposição de projetos e discussão das técnicas e soluções aplicadas.
Bibliografia
Balletti, C., Ballarin, M., & Guerra, F. (2017). 3D printing: State of the art and future perspectives. Journal of Cultural Heritage, 26, 172-182. https://doi.org/10.1016/j.culher.2017.02.010
Ching, F. D. K., & Juroszek, S. P. (2010). Design Drawing (2nd ed.). Wiley.
Flynn, S. (2012). SketchUp for Site Design: A Guide to Modeling Site Plans, Terrain, and Architecture. Wiley.
Foster, J. (2013). 3D for Graphic Designers. Thames & Hudson.
Gaus, P. (2014). Architectural Rendering with 3ds Max and V-Ray: Photorealistic Visualization. Focal Press.
Liebing, R. W. (2011). Architectural Working Drawings (4th ed.). Wiley.
Pottmann, H., Asperl, A., Hofer, M., & Kilian, A. (2007). Architectural Geometry. Bentley Institute Press.
Rattenbury, K. (2002). This is Not Architecture: Media Constructions. Routledge.
Schenk, L., & Moro, S. (2014). 3D Architectural Visualization: From 2D Concept to 3D Rendering. Sybex.
Tostões, A., & Binet, H. (2009). Digital Architecture Now: A Global Survey
Ching, F. D. K., & Juroszek, S. P. (2010). Design Drawing (2nd ed.). Wiley.
Flynn, S. (2012). SketchUp for Site Design: A Guide to Modeling Site Plans, Terrain, and Architecture. Wiley.
Foster, J. (2013). 3D for Graphic Designers. Thames & Hudson.
Gaus, P. (2014). Architectural Rendering with 3ds Max and V-Ray: Photorealistic Visualization. Focal Press.
Liebing, R. W. (2011). Architectural Working Drawings (4th ed.). Wiley.
Pottmann, H., Asperl, A., Hofer, M., & Kilian, A. (2007). Architectural Geometry. Bentley Institute Press.
Rattenbury, K. (2002). This is Not Architecture: Media Constructions. Routledge.
Schenk, L., & Moro, S. (2014). 3D Architectural Visualization: From 2D Concept to 3D Rendering. Sybex.
Tostões, A., & Binet, H. (2009). Digital Architecture Now: A Global Survey
Equipa Docente
- Jorge Paulo Duarte Hipólito de Sá [responsável]