2024
Arquitetura do Século XIX
Nome: Arquitetura do Século XIX
Cód.: ARQ02518I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Do Iluminismo ao Romantismo: utopias e realidades: arquitetura e urbanismo na Europa Ocidental.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
«Da Ilustração e do Romantismo às Cidades da Indústria» constitui o mote central da unidade curricular de
Arquitectura do Século XIX:
1. Aproximação ao território e paisagem, cidades e edifícios do Século XIX, revelando sucintamente a Cultura
Arquitectónica deste período, assim como as suas dimensões existenciais.
2. Identificação e caracterização críticas de um conjunto de bens imóveis do Século XIX, circunscrevendo
lógicas, matrizes, modelos e temas fundamentais, na perspectiva de ampliar e enriquecer a cultura
arquitectónica dos alunos.
3. Identificação e desmontagem críticas das relações espaço, forma, materialidade e fruição arquitectónicas
em casos de estudo paradigmáticos das Arquitecturas do Século XIX, procurando entregar conhecimentos e
instrumentos susceptíveis de estimular a criatividade e o processo do Projecto de Arquitectura.
Arquitectura do Século XIX:
1. Aproximação ao território e paisagem, cidades e edifícios do Século XIX, revelando sucintamente a Cultura
Arquitectónica deste período, assim como as suas dimensões existenciais.
2. Identificação e caracterização críticas de um conjunto de bens imóveis do Século XIX, circunscrevendo
lógicas, matrizes, modelos e temas fundamentais, na perspectiva de ampliar e enriquecer a cultura
arquitectónica dos alunos.
3. Identificação e desmontagem críticas das relações espaço, forma, materialidade e fruição arquitectónicas
em casos de estudo paradigmáticos das Arquitecturas do Século XIX, procurando entregar conhecimentos e
instrumentos susceptíveis de estimular a criatividade e o processo do Projecto de Arquitectura.
Conteúdos Programáticos
1. Aproximação às Arquitecturas do Século XIX. A génese do Neoclassicismo e do Revivalismo. Cultura
Arquitectónica e Reorganização Disciplinar.
2. Territórios e Arquitecturas da Ilustração e do Romantismo.
a) Modelos e temas de edifícios; concepção, articulação e significado formal, espacial e material.
b) Da sistematização do conhecimento aos novos programas. Do Revivalismo Historicista e Eclético ao Ensino
Beaux-Arts na segunda metade do século XX.
3. Territórios e Arquitecturas do Romantismo e da Pre-modernidade.
a) Racionalização estrutural, novas estruturas e novas materialidades.
b) Reformas urbanas e novos modelos urbanos. Aproximação a Arquitecturas da Anti-Industrialização. Do
revivalismo doméstico às arts and crafts e ao movimento garden-city.
c) Primeiras respostas ao problema da habitação.
d) Da Escola de Chicago aos arranha-céus.
e) Autenticidades nacionais e respostas aos historicismos.
4. Permanências da Cultura Arquitectónica oitocentista no Século XX.
Arquitectónica e Reorganização Disciplinar.
2. Territórios e Arquitecturas da Ilustração e do Romantismo.
a) Modelos e temas de edifícios; concepção, articulação e significado formal, espacial e material.
b) Da sistematização do conhecimento aos novos programas. Do Revivalismo Historicista e Eclético ao Ensino
Beaux-Arts na segunda metade do século XX.
3. Territórios e Arquitecturas do Romantismo e da Pre-modernidade.
a) Racionalização estrutural, novas estruturas e novas materialidades.
b) Reformas urbanas e novos modelos urbanos. Aproximação a Arquitecturas da Anti-Industrialização. Do
revivalismo doméstico às arts and crafts e ao movimento garden-city.
c) Primeiras respostas ao problema da habitação.
d) Da Escola de Chicago aos arranha-céus.
e) Autenticidades nacionais e respostas aos historicismos.
4. Permanências da Cultura Arquitectónica oitocentista no Século XX.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino privilegia a exposição teórica e promove a retenção das aprendizagens através realização de tarefas individuais e em grupo, ao longo do semestre (avaliação contínua):
a. Exposição participada com o apoio de diapositivos;
b. Leitura e comentário de textos (trabalho de grupo);
c. Acompanhamento tutorial (na elaboração dos trabalhos de grupo);
d. Trabalho de grupo sobre um tema de arquitetura do século XIX, de acordo com o enunciado disponibilizado aos alunos (50%);
e. Prova escrita de frequência (50%);
f. Participação e assiduidade (sem fator de ponderação).
Esta UC é teórica, pelo que não se aplica o regime de presenças. Recomenda-se a participação nas aulas, o que só é possível com a presença dos alunos.
A aprovação na UC pode ocorrer num dos seguintes regimes de avaliação, de acordo com o Regulamento Académico (disponível no SIIUE):
Avaliação Contínua (AC);
Avaliação Final (AF).
Recomenda-se a consulta do Regulamento Académico.
a. Exposição participada com o apoio de diapositivos;
b. Leitura e comentário de textos (trabalho de grupo);
c. Acompanhamento tutorial (na elaboração dos trabalhos de grupo);
d. Trabalho de grupo sobre um tema de arquitetura do século XIX, de acordo com o enunciado disponibilizado aos alunos (50%);
e. Prova escrita de frequência (50%);
f. Participação e assiduidade (sem fator de ponderação).
Esta UC é teórica, pelo que não se aplica o regime de presenças. Recomenda-se a participação nas aulas, o que só é possível com a presença dos alunos.
A aprovação na UC pode ocorrer num dos seguintes regimes de avaliação, de acordo com o Regulamento Académico (disponível no SIIUE):
Avaliação Contínua (AC);
Avaliação Final (AF).
Recomenda-se a consulta do Regulamento Académico.
Avaliação
Regime AC é constituído por 2 componentes:
1 trabalho de grupo (T) + 1 prova escrita de frequência (F). As duas componentes realizam-se durante o período de aulas.
Para obter dispensa de exame, cada componente da AC tem de ter a classificação mínima de 10/20 valores.
A Nota Final AC é calculada de acordo com a fórmula: (0,5 x T) + (0,5 x F).
O aluno que reprova na AC só tem acesso ao exame da época de recurso, que será escrito (E). A Nota Final do exame considera a classificação mais elevada obtida numa das componentes da AC Trabalho ou Frequência (T/F) e calcula-se de acordo com a fórmula: (0,60 x E) + (0,40% x T/F).
O aluno que falta ou reprova a uma das duas componentes da AC transita, automaticamente, para o regime de Avaliação Final (AF).
O regime de Avaliação Final (AF) prevê duas épocas de exame, normal (EN) e recurso (ER). Os exames são constituídos por prova escrita (E) e prova oral (O).
A Nota Final de EN e ER calcula-se com a fórmula: (0,5xE) + (0,5xO).
1 trabalho de grupo (T) + 1 prova escrita de frequência (F). As duas componentes realizam-se durante o período de aulas.
Para obter dispensa de exame, cada componente da AC tem de ter a classificação mínima de 10/20 valores.
A Nota Final AC é calculada de acordo com a fórmula: (0,5 x T) + (0,5 x F).
O aluno que reprova na AC só tem acesso ao exame da época de recurso, que será escrito (E). A Nota Final do exame considera a classificação mais elevada obtida numa das componentes da AC Trabalho ou Frequência (T/F) e calcula-se de acordo com a fórmula: (0,60 x E) + (0,40% x T/F).
O aluno que falta ou reprova a uma das duas componentes da AC transita, automaticamente, para o regime de Avaliação Final (AF).
O regime de Avaliação Final (AF) prevê duas épocas de exame, normal (EN) e recurso (ER). Os exames são constituídos por prova escrita (E) e prova oral (O).
A Nota Final de EN e ER calcula-se com a fórmula: (0,5xE) + (0,5xO).
Bibliografia
Argan, Giulio Carlo. 1973. El concepto del espacio arquitectonico. Buenos Aires: Nueva Visión.
Bergdoll, Barry. 2000. European Architecture 1750-1890. Oxford: Oxford University Press.
Choay, Françoise. 2000 [1965]. O Urbanismo, utopias e realidades, uma antologia. Lisboa: Editora Perspectiva.
Frampton, Kenneth. 1992 [1980]. História crítica de la arquitectura moderna. Barcelona: Editorial Gili.
Fleming, John, Hugo Honour e Nikolaus Pevsner.1991 [1966]. The Penguin Dictionary of Architecture. London: Penguin
Forty, Adrian. 2000. Words and buildings. London: Thames & Hudson.
Giedion, Siegfried. 2004 [1941]. Espaço, tempo e arquitectura. São Paulo: Martins Fontes.
Kruft, Hanno-Walter. 2016 [1985]. História da teoria da arquitectura. São Paulo: Universidade de São Paulo.
Norberg-Schultz, Christian. 1999 [1979]. Arquitectura occidental. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Watkin, David. 2005. A History of Western Architecture. London: Lawrence King Publishing.
Bergdoll, Barry. 2000. European Architecture 1750-1890. Oxford: Oxford University Press.
Choay, Françoise. 2000 [1965]. O Urbanismo, utopias e realidades, uma antologia. Lisboa: Editora Perspectiva.
Frampton, Kenneth. 1992 [1980]. História crítica de la arquitectura moderna. Barcelona: Editorial Gili.
Fleming, John, Hugo Honour e Nikolaus Pevsner.1991 [1966]. The Penguin Dictionary of Architecture. London: Penguin
Forty, Adrian. 2000. Words and buildings. London: Thames & Hudson.
Giedion, Siegfried. 2004 [1941]. Espaço, tempo e arquitectura. São Paulo: Martins Fontes.
Kruft, Hanno-Walter. 2016 [1985]. História da teoria da arquitectura. São Paulo: Universidade de São Paulo.
Norberg-Schultz, Christian. 1999 [1979]. Arquitectura occidental. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Watkin, David. 2005. A History of Western Architecture. London: Lawrence King Publishing.
Equipa Docente
- Júlia Zurbach Varela [responsável]