Geometria Descritiva II
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Enquadradas no Processo de Bolonha, as disciplinas de Geometria Descritiva lecionadas à Licenciatura em Arquitetura na Universidade de Évora, veem o seu papel reforçado relativamente ao carácter da disciplina como ferramenta operativa de transmissão conceptual.
É uma disciplina fundamental para a compreensão do espaço tridimensional e respetiva representação bidimensional.
Para essa finalidade, e tendo em consideração o nível de conhecimentos inicial dos alunos, pretende-se que os mesmos consigam desenvolver as suas capacidades de perceção do espaço, de visualização do entorno em que se movem, de perceção desse entorno, e posteriormente da organização e sistematização das ideias de espaço e suas componentes.
Deste modo as disciplinas visam dotar os alunos dos conhecimentos de modos de representação do espaço existente e transmissão conceptual das suas ideias.
Assim, serão administrados conhecimentos teóricos e práticos sobre os diversos sistemas de representação que vão desde conhecimentos iniciais sobre projeções, e posteriormente sobre métodos de representação como dupla projeção ortogonal (Sistema Diédrico) em que a representação da arquitetura, através das suas projeções, é essencial no processo criativo da própria arquitetura.
A tripla projeção ortogonal (Axonometrias) e representação em perspetiva completam de modo fundamental o leque de formas de representação que um arquiteto deve conhecer.
O conhecimento dos vários tipos de representação e a seleção adequada do aluno face aos mesmos em função dos objetivos que se propõe transmitir são fundamentais para desenvolver um raciocínio geometricamente estruturado e proporcionar uma interação com o desenho realizado à mão livre, e fundamentalmente com as disciplinas de projeto.
Conteúdos Programáticos
- 2. PROGRAMA
2.1. Métodos rigorosos de representação triortogonal
2.1.1. Axonometrias: isometria, Dimetria, Trimetria, cavaleira e militar.
2.1.2. Representação de círculos em axonometria.
2.2. Perspetiva Cónica Linear
2.2.1. Fundamentos do sistema
2.2.2. Sistema de planos, ponto de observação e ângulo visual
2.2.3. Representação dos diferentes planos
2.2.4. Representação de figuras geométricas elementares
2.2.5. Representação de sólidos e sólidos truncados
2.2.6. Métodos de traçado
2.2.7. Teoria das Sombras – Algumas generalidades
2.2.8. Sombras de pontos, retas e figuras planas
2.2.9. Sombras de sólidos poliédricos e de revolução
2.2.10. Montagem de perspetivas
2.2.11. Aplicações práticas
2.3. Estudo e representação de superfícies
2.3.1. Estudo desuperfícies – breve enquadramento
2.3.2. Esfera
2.3.3. Elipsoide
2.3.4. Toro – Escocia
2.3.5. Paraboloide hiperbólico
2.3.6. Hiperboloide de revolução
2.3.7. Conoide
2.3.8. Helicoide
2.3.9. Representação nos sistemas de Monge e Axonométricos, dos
sólidos referidos
Métodos de Ensino
Exposição teórica de matéria e posterior desenvolvimento da mesma através da execução de trabalhos de aplicação prática.
Avaliação
Respeitando as normas em vigor, no regulamento escolar interno, a avaliação será de duas ordens: contínua e final.
3.1. Avaliação contínua
A avaliação será constituída por uma prova de frequência, respeitante aos capítulos de matéria lecionada, e por um trabalho de natureza prática, composto de diversos exercícios executados exclusivamente nas aulas práticas.
A média final obtida na avaliação, será correspondente à média aritmética simples das notas da frequência com um peso de 50% somada a 50% da avaliação obtida no trabalho:
Nas frequências, as notas não poderão ser inferiores a 8 valores, tal como está estipulado no Regulamento Escolar Interno.
3.2. Avaliação final
Quem optar pelo regime de avaliação final, submeter-se-á a uma prova no final do ano letivo, que abrangerá toda a matéria.
Se o aluno faltar a uma das avaliações parciais, passará automaticamente a optar pela avaliação final.
Se o aluno obtiver nota inferior a 8 valores, numa das provas de avaliação, terá de optar pelo exame final.
Bibliografia
4. BIBLIOGRAFIA
ABAJO, F. Javier Rodrigues de
Geometria Descriptiva -Sistema Diédrico -Tomo I
Sistema de Perspectiva Caballera – Tomo IV
Sistema Cónico – Tomo V
ALBUQUERQUE, Luís
Geometria Descritiva, Edição da Associação Académica de
Coimbra, 1946
ASENSI, F. Izquierdo
Geometria Descriptiva, Madrid, Editorial Dossat, 14ª edição, 1981
CARDOSO, Armando
Elementos de Geometria Descritiva, Lisboa, Livraria Bertrand
Sombras e Perspectiva, Lisboa, Livraria Bertrand
CHING, F.
Architectural Graphics, Grã-Bretanha, the Architectural Press,
Ltd. 1986
F.T.D.
Tratado prático de Perspectiva, Barcelona, Editorial Gustavo Gili,
1933
GILL, Robert W.
Creative Perspective, Londres, Thames and Hudson, 1975
Desenho de Perspectiva, Lisboa, Editorial presença, 1989
KRILOW, N./ LOBANDYEVSKY, X / MEN, S.
Descriptive Geometry,Moscow, Mir Publishers, 1974
MORAL, B. Raya
Perspectiva, México ediciones Gustavo Gili, 1980
PARRAMÓN, José m.
Como Dibujar en Perspectiva, Barcelona, Parramón ediciones,
1989
PINHEIRO, Carlos da Silva
Perspectiva, Lisboa, E.S.B.A.L. – Departamento de Arquitectura
PINHEIRO, Carlos da Silva, SOUSA, Pedro Fialho
Desenho – TPU 55, Lisboa, Instituto Português de Ensino à
Distância, 1980
RICCA, Guilherme
Geometria Descritiva – Método de Monge, Lisboa, Fundação
Calouste Gulbenkian, 1992
TERENO, Maria do Céu Simões
Apontamentos sobre Perspectiva Rigorosa, Universidade de
Évora, 1989
TERENO, Maria do Céu Simões
Estudo de superfícies curvas, Universidade de Évora, 2005
TERENO, Maria do Céu Simões
Perspectiva linear, Universidade de Évora, 2005
THOMAE, Reiner
Perspectiva e Axonometria, México, Editorial Gustavo Gili, 1981
Equipa Docente
- Ana Catarina da Silva Antunes
- Maria do Céu Simões Tereno [responsável]