2024
Modelos de Previsão
Nome: Modelos de Previsão
Cód.: MAT13637L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Matemática
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Estudar modelos que contemplem a influência de uma ou de várias variáveis explicativas numa certa variável de interesse. Estudar modelos lineares em que o pressuposto da independência das respostas não se verifica, modelos de séries temporais do tipo SARIMA, extensões aos modelos de regressão linear para dados de natureza discreta e contínua, em que o pressuposto da normalidade da distribuição dos erros não se verifica.
Competências:
Adquirir princípios fundamentais na modelação estatística e na previsão, com especial ênfase na aplicação a dados da área economia, finanças e gestão.
Desenvolver nos alunos a capacidade para, de forma crítica e autónoma, interpretar problemas, identificar os modelos adequados a usar em função da natureza da variável resposta (discreta ou contínua), e sempre que os pressupostos dos modelos usuais não se verifiquem, e aplicar estas metodologias na sua atividade profissional.
Usar corretamente software estatístico adequado.
Competências:
Adquirir princípios fundamentais na modelação estatística e na previsão, com especial ênfase na aplicação a dados da área economia, finanças e gestão.
Desenvolver nos alunos a capacidade para, de forma crítica e autónoma, interpretar problemas, identificar os modelos adequados a usar em função da natureza da variável resposta (discreta ou contínua), e sempre que os pressupostos dos modelos usuais não se verifiquem, e aplicar estas metodologias na sua atividade profissional.
Usar corretamente software estatístico adequado.
Conteúdos Programáticos
Revisão de conceitos gerais de processos estocásticos:
Processos estocásticos estacionários e não estacionários.
Conceito de série temporal.
Identificação de padrões.
Modelos lineares de séries temporais:
Modelos ARMA, ARIMA e SARIMA.
Identificação dos modelos.
Ajustamento do modelo.
Previsão.
Introdução aos modelos lineares generalizados:
Modelos para dados de contagem.
Modelos para dados contínuos.
Ajustamento do modelo.
Previsão.
Aplicação a dados económicos e financeiros, com a utilização de software estatístico.
Processos estocásticos estacionários e não estacionários.
Conceito de série temporal.
Identificação de padrões.
Modelos lineares de séries temporais:
Modelos ARMA, ARIMA e SARIMA.
Identificação dos modelos.
Ajustamento do modelo.
Previsão.
Introdução aos modelos lineares generalizados:
Modelos para dados de contagem.
Modelos para dados contínuos.
Ajustamento do modelo.
Previsão.
Aplicação a dados económicos e financeiros, com a utilização de software estatístico.
Métodos de Ensino
Aulas são teórico-práticas lecionadas no quadro, com suporte de ferramentas de e-learning e a utilização de diapositivos. A resolução dos exercícios é feita predominantemente com recurso ao software estatístico disponível. Motivar a ida às aulas e o trabalho contínuo do aluno.
Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação direta em diferentes áreas, mostrando a relevância dos conteúdos programáticos. Exercícios direcionados, focando a resolução de problemas atuais e reais, com o objetivo de desenvolver o interesse pela disciplina e mostrar a sua utilidade.
Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação direta em diferentes áreas, mostrando a relevância dos conteúdos programáticos. Exercícios direcionados, focando a resolução de problemas atuais e reais, com o objetivo de desenvolver o interesse pela disciplina e mostrar a sua utilidade.
Avaliação
Privilegiar a avaliação contínua: frequências (50%) e trabalhos individuais ou em grupo (50%).
Avaliação em regime de exame: exame final (50%), sendo necessário o recurso ao computador para a resolução de algumas questões, e a realização de um trabalho (50%).
Avaliação em regime de exame: exame final (50%), sendo necessário o recurso ao computador para a resolução de algumas questões, e a realização de um trabalho (50%).
Bibliografia
Brockwell, P. J., Davis., R.A. (1996). Introduction to Time Series and Forecasting. Springer-Verlag.
Dunn, P. K., Smyth, G. K. (2018). Generalized Linear Models with Examples in R. Springer.
Enders, W. (2014). Applied Econometric Time Series, 4th Edition. John Wiley & Sons, Inc.
McCullagh, P. & Nelder, J.A. (1989). Generalized Linear Models, 2nd Edition. Chapman & Hall.
Shumway, R.H., Stoffer, D.S. (2017). Time Series Analysis and Its Applications: with R examples, 4th Edition. Springer.
Turkman, M.A.A. & Silva, G.L. (2000). Modelos Lineares Generalizados. Edições SPE.
Dunn, P. K., Smyth, G. K. (2018). Generalized Linear Models with Examples in R. Springer.
Enders, W. (2014). Applied Econometric Time Series, 4th Edition. John Wiley & Sons, Inc.
McCullagh, P. & Nelder, J.A. (1989). Generalized Linear Models, 2nd Edition. Chapman & Hall.
Shumway, R.H., Stoffer, D.S. (2017). Time Series Analysis and Its Applications: with R examples, 4th Edition. Springer.
Turkman, M.A.A. & Silva, G.L. (2000). Modelos Lineares Generalizados. Edições SPE.
Equipa Docente
- Maria Manuela Melo Oliveira [responsável]