2024
Turismo e Desenvolvimento Sustentável
Nome: Turismo e Desenvolvimento Sustentável
Cód.: SOC13990M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Turismo
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
O objetivo principal é proporcionar aos alunos conhecimentos em domínios temáticos fundamentais sobre desenvolvimento do turismo sustentável.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O1 - Compreender o quadro racional que justifica a apologia do turismo sustentável no contexto das iniciativas e recomendações nacionais e internacionais para o desenvolvimento sustentável, e identificar e operacionalizar alguns instrumentos.
O2 - Identificar algumas soluções de planeamento e gestão capazes de alavancar o turismo sustentável ao nível dos destinos turísticos, consoante as suas principais características (ex. urbano/rural, cultura/natureza, alta/baixa intensidade turística), e ao nível das empresas do subsector turístico (ex. alojamento, eventos, animação), para garantir uma produção e consumo mais sustentável.
O3 - Identificar os grandes temas atuais onde é necessário um maior comprometimento por parte dos diferentes atores e contribuir para a mitigação de problemas e valorização da oferta turística, ao nível de um destino e/ou de uma organização.
4 - Numa perspetiva multi/interdisciplinar, identificar e selecionar perspetivas de investigação relevantes sobre o tema.
O2 - Identificar algumas soluções de planeamento e gestão capazes de alavancar o turismo sustentável ao nível dos destinos turísticos, consoante as suas principais características (ex. urbano/rural, cultura/natureza, alta/baixa intensidade turística), e ao nível das empresas do subsector turístico (ex. alojamento, eventos, animação), para garantir uma produção e consumo mais sustentável.
O3 - Identificar os grandes temas atuais onde é necessário um maior comprometimento por parte dos diferentes atores e contribuir para a mitigação de problemas e valorização da oferta turística, ao nível de um destino e/ou de uma organização.
4 - Numa perspetiva multi/interdisciplinar, identificar e selecionar perspetivas de investigação relevantes sobre o tema.
Conteúdos Programáticos
M1. Turismo e desenvolvimento sustentável
1.1. Definições, princípios e objetivos: perspetivas e modelos
1.2. Iniciativas para o turismo sustentável: nacionais, europeias e internacionais
1.3. Instrumentos para o turismo sustentável
1.4. Governança para a sustentabilidade
M2. Planeamento e gestão do turismo sustentável
2.1. Abordagem aos destinos turísticos (espaço urbano, rural, classificado, alta/baixa densidade populacional)
2.2. Abordagem aos sectores turísticos (alojamento, animação, eventos)
M3. Temas em foco no turismo sustentável: boas práticas e estudos de caso
3.1. Responsabilidade económica, social e ambiental
3.2. Alterações climáticas
3.3. Economia circular
3.4. Biodiversidade
3.5. Outras abordagens temáticas
M4. Tendências e perspetivas de investigação no turismo sustentável
1.1. Definições, princípios e objetivos: perspetivas e modelos
1.2. Iniciativas para o turismo sustentável: nacionais, europeias e internacionais
1.3. Instrumentos para o turismo sustentável
1.4. Governança para a sustentabilidade
M2. Planeamento e gestão do turismo sustentável
2.1. Abordagem aos destinos turísticos (espaço urbano, rural, classificado, alta/baixa densidade populacional)
2.2. Abordagem aos sectores turísticos (alojamento, animação, eventos)
M3. Temas em foco no turismo sustentável: boas práticas e estudos de caso
3.1. Responsabilidade económica, social e ambiental
3.2. Alterações climáticas
3.3. Economia circular
3.4. Biodiversidade
3.5. Outras abordagens temáticas
M4. Tendências e perspetivas de investigação no turismo sustentável
Métodos de Ensino
As matérias a lecionar serão transmitidas utilizando ambos os métodos expositivos (para transmissão dos conhecimentos essenciais) e ativos, fomentando a reflexão e resolução de problemas, o diálogo e o debate, para que os alunos desenvolvam a capacidade de assimilar os conteúdos de forma mais autónoma e participativa. As reflexões e debates baseiam-se numa visão integradora e cumulativa de todas as matérias abordadas ao longo das aulas. Serão realizados exercícios práticos para uma adequada compreensão de alguns dos conteúdos mais técnicos. O Aluno é incentivado a identificar e a explorar fontes de informação complementares. Com a colaboração de profissionais do sector, prevê-se a participação em visitas de campo e/ou seminários para interpretar diferentes realidades e consolidar os conhecimentos apreendidos no espaço de aula. Avaliação contínua: realização de trabalho prático (90%) e nível de envolvimento nas atividades (10%). Avaliação em exames: 1 prova individual (100%).
Avaliação
Avaliação contínua: realização de prova individual (40%), trabalho de grupo (40%) e nível de envolvimento nas atividades, de acordo com tabela de critérios e descritores apresentada no programa (20%).
Avaliação em exames: 1 prova individual (100%).
Avaliação em exames: 1 prova individual (100%).
Bibliografia
Brito, M. & Silveira, L. (2023). Blue planning ? a planning model for the development of Blue Tourism in Blue Spaces. Tourism Recreation Research.
Brito, M. (2015). Percursos de sustentabilidade: políticas e práticas de planeamento para o desenvolvimento turístico no Município de Sines. Nota de Rodapé. ISBN: 978-989-20-6002-6.
Edgell, D.L. (2019). Managing Sustainable Tourism: A Legacy for the Future. Routledge
Fennell, D., & Cooper, C. (2020). Sustainable Tourism: Principles, contexts and practices. Channel
Font, X., & McCabe, S. (2020). Marketing for Sustainable Tourism. Routledge
Legrand, W. et al (2016). Sustainability in the Hospitality Industry: Principles of sustainable operations. Routledge
Saarinen, J. et al (2019). Tourism Planning and Development: Contemporary Cases and Emerging Issues. Routledge
Hall, M. et al (2018). Tourism and Resilience: Individual, Organisational and Destination Perspectives. Channel
Brito, M. (2015). Percursos de sustentabilidade: políticas e práticas de planeamento para o desenvolvimento turístico no Município de Sines. Nota de Rodapé. ISBN: 978-989-20-6002-6.
Edgell, D.L. (2019). Managing Sustainable Tourism: A Legacy for the Future. Routledge
Fennell, D., & Cooper, C. (2020). Sustainable Tourism: Principles, contexts and practices. Channel
Font, X., & McCabe, S. (2020). Marketing for Sustainable Tourism. Routledge
Legrand, W. et al (2016). Sustainability in the Hospitality Industry: Principles of sustainable operations. Routledge
Saarinen, J. et al (2019). Tourism Planning and Development: Contemporary Cases and Emerging Issues. Routledge
Hall, M. et al (2018). Tourism and Resilience: Individual, Organisational and Destination Perspectives. Channel
Equipa Docente
- Mónica Belchior Morais de Brito [responsável]