2023

Organização Didática do Ensino da Matemática

Nome: Organização Didática do Ensino da Matemática
Cód.: PED11198M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1- Aprofundar conhecimentos concretos relativos à concretização da prática lectiva, nomeadamente no que diz respeito à planificação e condução de situações de ensino-aprendizagem
O2- Desenvolver a competência de realizar planificações com diferentes alcances e focos e segundo diferentes modelos de ensino-aprendizagem, e acautelando diferenças de aprendizagem dos alunos;
O3- Compreender a importância da planificação como estratégia para o desenvolvimento curricular e fator do seu (in)sucesso
O4- Conhecer recursos diversos a mobilizar na preparação da atividade letiva
O5- Desenvolver a capacidade de análise de situações de ensino aprendizagem, e de identificação dos fatores do seu (in)sucesso
O6- Desenvolver atitudes e práticas de inovação pedagógica e de abertura à mudança relacionadas com o desenvolvimento curricular

Conteúdos Programáticos

C1- A planificação de situações de ensino-aprendizagem
C2- Trajectórias de aprendizagem
C3- Planificação do ensino de natureza exploratória
C4- Recursos para a planificação

Métodos de Ensino

As atividades a realizar nas aulas serão diversificadas, combinando momentos da responsabilidade dos docentes e da responsabilidade dos alunos. Para além da exposição e promoção da discussão dirigida pelos professores, existirão apresentações e discussões promovidas pelos alunos, resultantes de trabalhos de grupo. Este trabalho exigirá iniciativa e investimento pessoal, mas será apoiado por recursos e leituras recomendadas pelos docentes.
Esta uc funciona articuladamente e em simultâneo com a PES e com a uc Avaliação das aprendizagens em Matemática.
A avaliação dos alunos tem em conta a participação (P) nas atividades realizadas nas aulas através de 2 trabalhos, um em grupo (TG) e outro individual (TI). O TG consiste na apresentação oral e dinamização da discussão de 2 planificações didáticas (ens bás e ens sec).O TI consiste na lecionação, de aula na PES, de um plano previamente elaborado e discutido e com análise reflexiva após a implementação. Classf Final: P- 10%; TG 50%; TI- 40%

Bibliografia

- GTI (Ed.) (2010). O professor e o Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: APM
- J. Remillard, B. Herbel-Eisenmann, & G. Lloyd (Eds.) (2009), Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. NY: Routledge.
- Stein, M. K., & Smith, M. S. (1998). Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, 3(4), 268-275.
- Stein, M.; Engle, R.; Smith, M. & Hughes, E. (2008). Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Five Practices for Helping Teachers Move Beyond Show and Tell. Mathematical Thinking and Learning, 10, 313?340.
- Zabalza, M. A. (1992). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: Edições ASA.

Equipa Docente