2024

Psicologia e Questões de Género

Nome: Psicologia e Questões de Género
Cód.: PSI13142L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Distinguir conceitos de sexo e género, compreendendo os processos de diferenciação biológica entre os sexos e diferenciação social entre homens e mulheres.
2. Compreender processos de categorização social de género.
3. Compreender processos de formação e desenvolvimento de estereótipos de género.
4. Compreender processos de desenvolvimento da identidade e dos papéis de género.
5. Conhecer conceitos de orientação sexual
6. Compreender processos de heterossexismo e discriminação face à orientação sexual.
7. Compreender processos de desenvolvimento de identidades LGBTQI+
8. Compreender a importância da interseccionalidade nos estudos de género.
9. Aprofundar conhecimentos que permitam uma análise cientificamente fundada das temáticas exploradas.
10. Conhecer e analisar de modo crítico investigação relevante e atual sobre os tópicos estudados.
11. Analisar, de modo crítico, fenómenos sociais de discriminação em função do género e/ou orientação sexual.

Conteúdos Programáticos

Introdução
1. Psicologia e Questões de Género: perspetivas e problematizações
2. A investigação psicológica em questões de género
Parte I. Género, Identidade e Estereótipos
1. Conceitos de sexo e género
2. Estereótipos de género, papéis de género e padrões de comportamento feminino e masculino
3. Desenvolvimento de Identidade(s) de género: teorias e modelos
4. Género e interseccionalidades
Parte II. Género e orientação/ões sexual/ais
1. Questão(ões) de Orientação Sexual - enquadramento e teorizações
2. Discriminação, preconceito e heterossexismo
3. Identidades LGBTQI+
4. Género e orientações sexuais não normativas
Parte III. Sociedade e Questões de Género
1. Questões de Género na sociedade atual ? problematização
2. Género, preconceito e discriminações

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva de análise crítica das questões de género e suas relações com a investigação e intervenção psicológicas em diferentes contextos.
As aulas centram-se na exposição e análise crítica dos conteúdos programáticos e na análise, discussão e reflexão de situações práticas, tendo em conta a investigação psicológica e questões sociais atuais. As metodologias de ensino visam de forma explícita promover a participação ativa dos/as estudantes, nomeadamente através da análise crítica e reflexiva em torno de atividades diferenciadas: leitura e análise de artigos científicos, visionamento de vídeos, análise de conteúdos produzidos por meios de comunicação social, análise de propaganda comercial, etc. Todos os materiais utilizados são disponibilizados na plataforma Moodle, onde também se fomenta a dinamização de grupos de discussão

Avaliação

A avaliação está delineada para possibilitar o cumprimento os objetivos da unidade curricular, procurando-se diferentes modalidades avaliativas.
Avaliação contínua: a) trabalho de grupo escrito, com apresentação e discussão nas aulas (50%); prova escrita, sobre toda a matéria lecionada (50%). O trabalho de grupo consiste num estudo a desenvolver ao longo do semestre, explorando uma temática relacionada com o programa; poderá revestir a natureza de um trabalho de investigação ou de pesquisa bibliográfica. Este trabalho será apresentado durante o período de aulas.
Avaliação final: a) prova escrita individual (60%); b) um trabalho individual, nos mesmos moldes do trabalho da avaliação contínua (40%).
As questões das provas escritas são delineadas para avaliar a capacidade de análise e reflexão dos estudantes.
Poderá haver discussão oral das provas de avaliação e dos trabalhos.
As aulas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).

Bibliografia

Butler, J. (2017). Problemas de género. Feminismos e subversão da identidade. Orfeu Negro
Eagly, A. H., Sczesny, S., eds. (2019). Gender Roles in the Future? ? Frontiers Media
Goldberg, A. E. (Ed.) (2024). The Sage Encyclopedia of LGBTQ+ Studies. Sage
Magalhães, S. & Alvarez, T. (Org.) (2013). Romper as fronteiras? APEM.
NASEM (2022). Measuring Sex, Gender Identity, and Sexual Orientation. The National Academies Press.
NASEM (2022). Reducing Inequalities Between Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, and Queer Adolescents and Cisgender, Heterosexual Adolescents. The National Academies Press.
Oliveira, J. M. & Amâncio, L. (Org.) (2017). Géneros e sexualidades? CIS-IUL
Saleiro, S. P. (org) (2022). Estudo nacional sobre necessidades das pessoas LGBTI ? CIG
Sanchez-Lopez, M. P. & Limiñana-Gras, R. M. (Eds.) (2017). The psychology of gender and health. Academic Press
Vila-Real, Â. & Torres, P. (Coord.) (2019). Género, relações, processos e transformações. Climepsi

Equipa Docente