2024

Temas Avançados em Psicologia Social

Nome: Temas Avançados em Psicologia Social
Cód.: PSI13246M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular (UC) de Temas Avançados em Psicologia Social tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos teóricos profundos relativos aos novos paradigmas e problemas de investigação no âmbito da Psicologia Social, que possam servir de suporte para o desenvolvimento do projeto de dissertação. No final da UC os alunos deverão ser capazes de:

(a) Conhecer e saber utilizar os novos paradigmas da Psicologia Social;
(b) Conhecer e saber explicar os processos sociais, com base nestes novos conceitos, modelos e abordagens;
(c) Conhecer, saber identificar e utilizar diferentes paradigmas de investigação nesta área;
(d) Compreender a aplicabilidade destes paradigmas, abordagens e modelos a outras áreas de intervenção; e
(e) Conhecer e saber utilizar os instrumentos conceptuais e metodológicos no sentido de desenvolver o sentido crítico e reflexivo, na compreensão de investigações e análise de casos práticos.

Conteúdos Programáticos

1. Cognição social e teoria da Mente
2. Julgamento e Tomada de decisão
2.1. Julgamento e escolhas em contexto de incerteza: Heurísticas e enviesamentos
2.2. Julgamentos e escolhas ao longo do tempo
3. Atitudes e Persuasão
3.1. A persuasão subliminar
3.2. Atitudes e Comportamento: quando as atitudes não são suficientes
4. Identidade Social, Estereótipos, e Relações Intergrupais
4.1.Efeitos da categorização social
4.2.Como escapar à pertença a um grupo negativo
4.3. Teoria da gestão do terror e os conflitos intergrupais
5. Comportamento de ajuda e engagement social

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas da unidade curricular de Temas Avançados em Psicologia Social será utilizado um método expositivo, que terá como objetivo a transmissão de conhecimentos relacionados com os conteúdos programáticos. Ainda neste âmbito, será utilizado o método interrogativo, procurando que os discentes se tornem atores ativos no processo de construção do seu conhecimento, e.g., através da adoção de uma atitude reflexiva e crítica relativamente aos conhecimentos adquiridos. Nas aulas práticas, procurar-se-á uma interligação entre a teoria e a prática. Assim, recorrer-se-á a um método experiencial, através da realização de debates e da análise de casos práticos e artigos científicos. Além disso, nas aulas práticas também se procurará estabelecer uma ponte entre os conteúdos desta unidade curricular e a prática profissional na área de especialização de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações.

Avaliação

A avaliação contínua da unidade curricular de Temas Avançados em Psicologia Social será composta por dois momentos de avaliação:

(a) prova de avaliação escrita, este momento de avaliação tem uma ponderação de 50% na classificação final da unidade curricular; e
(b) trabalho prático, este momento de avaliação tem uma ponderação de 50% na classificação final da unidade curricular.

Consideram-se aprovados na avaliação contínua os alunos que obtenham uma classificação média igual ou superior a 9.5 valores considerando os dois elementos da avaliação contínua supracitados. Os alunos que não atinjam a classificação mínima na avaliação contínua (i.e., 9.5/20), terão de realizar uma avaliação final. A avaliação final (100%) será composta por questões de índole teórica e prática. Consideram-se aprovados em avaliação final os alunos que obtenham uma classificação igual ou superior a 9.5 valores.

Bibliografia

Branscombe, N., & Baron, R. (2022). Social Psychology (15th ed.). Pearson.
Crano, W. D., Brewer, M. B., & Lach, A. (2002). Principles and Methods of Social Research (2nd ed.). Lawrence Erlbaum Associates.
Fiske, S. T., & Taylor, S. E. (2017). Social Cognition: From brains to culture (3rd ed.). Sage.
Fischhoff, B. (2012). Judgment and Decision Making. Routledge.
Hogg, M. A., & Vaughan, G. M. (2017). Social Psychology (8th ed.). Pearson.
Jaspal, R., & Breakwell, G. M. (2014). Identity Process Theory: Identity, Social Action and Social Change. Cambridge.
Kahneman, D. (2011). Thinking, Fast and Slow. Farrar, Strauss and Giroux.
Kramer, R. M., Leonardelli, G. J., & Livingston, R.W. (2011). Social Cognition, Social Identity, and Intergroup Relations: A Festschrift in Honor of Marilynn B. Brewer (Psychology Press Festschrift Series). Psychology Press.
Smith, E. R., Mackie, D. M., & Claypool, H. M. (2015). Social Psychology (4th ed.). Psychology Press.

Equipa Docente