2023

Temas Avançados em Psicologia Social

Nome: Temas Avançados em Psicologia Social
Cód.: PSI13246M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos teóricos profundos relativos aos novos paradigmas e problemas de investigação no âmbito da Psicologia Social, que possam servir de base à UC de intervenção em psicologia Social, e um suporte teórico para o desenvolvimento do projeto de dissertação.
No final da UC os alunos deverão ser capazes de:
a) Conhecer e saber utilizar os novos paradigmas da psicologia social;
b) Conhecer, e saber explicar os processos sociais com base nestes novos conceitos, modelos e abordagens;
c) Conhecer, saber identificar e utilizar diferentes paradigmas de investigação nesta área
d) Compreender a aplicabilidade destes paradigmas, abordagens e modelos a outras áreas de intervenção;
e) Conhecer e saber utilizar os instrumentos conceptuais e metodológicos no sentido de desenvolver o sentido crítico e reflexivo, na compreensão de investigações e análise de casos práticos.

Conteúdos Programáticos

1. Cognição social e teoria da Mente
2. Julgamento e Tomada de decisão
2.1. Julgamento e escolhas em contexto de incerteza: Heurísticas e enviesamentos
2.2. Julgamentos e escolhas ao longo do tempo
3. Atitudes e Persuasão
3.1. A persuasão subliminar
3.2. Atitudes e Comportamento: quando as atitudes não são suficientes
4. Identidade Social, Estereótipos, e Relações Intergrupais
4.1.Efeitos da categorização social
4.2.Como escapar à pertença a um grupo negativo
4.3. Teoria da gestão do terror e os conflitos intergrupais
5. Comportamento de ajuda e engagement social

Métodos de Ensino

A metodologia inclui:
a) Método expositivo, com discussão crítica dos conceitos-chave;
b) Leitura, análise e discussão de casos práticos, individualmente e em grupo;
O pressuposto metodológico é o da integração/interligação entre a teoria e a discussão de casos.
Avaliação contínua
Prova escrita e um trabalho prático não podendo em nenhum deles ter nota inferior a 8,5 valores. Cada componente de avaliação tem o peso de 50% na nota final.
Avaliação final
Realização de prova escrita com uma componente teórica e outra componente prática, cada uma com o peso de 50% na nota final. A obtenção de qualquer classificação inferior a 10 valores implica a não aprovação.

Bibliografia

Smith, E.R., Mackie, D.M., Claypool, H.M. (2015) Social Psychology. New York : Psychology Press, 4rd edition.
Hogg, M.A. Vaughan, G.M. (2010). Social Psychology. London: Prentice Hall
Fischhoff , B. (2012) Judgment and Decision Making 1st Edition London: Earthscan
Fiske, S.T. & Taylor, S.E. (2017) Social Cognition: From brains to culture. 3rd Edition. Los Angeles: Sage.
Kahneman, D. (2011). Thinking, Fast and Slow. New York: Farrar, Strauss, Giroux.
Crano, W.D., Brewer, M.B., Lach, A. (2002) Principles and Methods of Social Research, Lawrence Erlbaum Assoc. 2nd Edition.
Jaspal, R. & BreaKwell, G.M. (2014) Identity Process Theory: Identity, Social Action and Social Change. Cambridge, UK: University Printing House
Kramer, R.M. & Leonardelli, G.J. Livingston, R.W. (EDS)(2011) Social Cognition, Social Identity, and Intergroup Relations: A Festschrift in Honor of Marilynn B. Brewer (Psychology Press Festschrift Series). New York: Psychology Press.

Equipa Docente