2024

Avaliação e intervenção organizacional

Nome: Avaliação e intervenção organizacional
Cód.: PSI13245M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Definir objetivos de uma intervenção organizacional;
- Caracterizar o contexto organizacional;
- Selecionar os instrumentos de avaliação organizacional apropriados e enquadrados nos respetivos modelos de ?diagnóstico?;
- Utilizar os resultados da avaliação organizacional para desenhar intervenções organizacionais;
- Identificar e caracterizar os diferentes modelos, níveis (e.g., filosófico, estratégico e operacional) e âmbitos (e.g., individual, grupal e organizacional) da intervenção organizacional, selecionando o mais adequado a cada situação;
- Desenhar a avaliação de intervenções organizacionais;
- Elaborar relatórios de intervenção e avaliação organizacional e o modo adequado de os comunicar aos diferentes públicos; e
- Descrever os cuidados éticos da intervenção organizacional reportando-se à Declaração Universal dos Direitos Humanos e ao Código de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e outros regulamentos ou códigos sempre que aplicável.

Conteúdos Programáticos

1. Avaliação nas organizações
1.1. O papel da avaliação na intervenção organizacional
1.2. Modelos, âmbitos e níveis de avaliação nas organizações
1.3. Processos de avaliação nas organizações
1.4. Comunicação da avaliação nas organizações
1.5. Ética na avaliação organizacional
2. Intervenção organizacional
2.1. Modelos e desenhos de intervenção organizacional
2.2. Níveis e âmbitos de intervenção organizacional
2.3. Processos de intervenção organizacional
2.4. Avaliação da intervenção organizacional
2.5. Comunicação na intervenção organizacional
2.6. Ética na intervenção organizacional

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas da unidade curricular de Avaliação e Intervenção Organizacional será utilizado o método expositivo, ocorrendo uma exposição estruturada dos conteúdos programáticos e discussão de modelos teóricos de avaliação e intervenção. Nas aulas práticas será seguido um método baseado na resolução de problemas. Serão discutidos estudos de caso relativos à avaliação e intervenção. Subsequentemente, e com supervisão, será requerida a elaboração de uma proposta de avaliação e intervenção numa organização real, com utilização das competências adquiridas ao nível da avaliação e intervenção organizacional. Após a elaboração grupal da tarefa, a proposta será discutida em grande grupo.

Avaliação

Avaliação contínua:

-Tarefa 1 (50%): Cada grupo, composto por dois a três estudantes, terá de elaborar uma proposta de intervenção, devendo decidir sobre o processo de avaliação pertinente, o desenho de intervenção ajustado, a avaliação da intervenção e a comunicação da intervenção aos diferentes públicos. O relatório entregue por cada grupo de trabalho será discutido individualmente com cada um dos estudantes que o elaborou e com staff da organização escolhida, sempre que possível.
-Tarefa 2 (50%): Prova escrita incidindo sobre todos os conteúdos programáticos da unidade curricular.

É um requisito para a admissão na avaliação contínua a apresentação de um mínimo de cinco reflexões relativas a artigos que reportem intervenções organizacionais (ou análise de modelos, tipos, métodos de intervenção) discutidos em aula.

Avaliação final:
Prova escrita incidindo sobre todos os conteúdos programáticos (100%).

Bibliografia

Antunes, S. & Pereira, A. (Coord.) (2023). Avaliar, intervir e Prevenir os Riscos Psicossociais: Práticas e Recomendações. Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses [ISBN: 978-989-53170-8-0].
Kraiger, K., Passmore, J., dos Santos, N. R., & Malvezzi, S. (Eds) (2015). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Training, Development, and Performance Improvement. UK, Chichester, West Sussex: Wiley Blackwell. ISBN: 978-1-118-73701-9
Nielsen, K., & Noblet, A. (2018). Organizational interventions for health and well-being: A handbook of evidence-based practice. Taylor & Francis.
van Zyl, L. E., & Rothmann, Sr., S. (Eds.) (2021). Positive Organizational Interventions: Contemporary Theories, Approaches and Applications. Frontiers Media S.A. https://doi.org/10.3389/978-2-88966-345-3

Equipa Docente