2024
Psicologia da Saúde Ocupacional
Nome: Psicologia da Saúde Ocupacional
Cód.: PSI13239M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Promover o conhecimento dos fundamentos teóricos da Psicologia da Saúde Ocupacional;
2. Reconhecer a influência recíproca da envolvente de trabalho sobre o homem e do homem sobre a envolvente;
3. Conhecer os reflexos do trabalho na saúde ocupacional dos trabalhadores;
4. Adquirir competências de avaliação e intervenção em Psicologia da Saúde Ocupacional (PSO);
5. Promover o conhecimento e a utilização das metodologias de investigação utilizadas pela PSO;
6. Desenvolver a capacidade de reflexão sobre as dimensões ética e deontologia na prática da Psicologia da Saúde Ocupacional (PSO);
7. Promover o desenvolvimento pessoal e o auto-conhecimento.
2. Reconhecer a influência recíproca da envolvente de trabalho sobre o homem e do homem sobre a envolvente;
3. Conhecer os reflexos do trabalho na saúde ocupacional dos trabalhadores;
4. Adquirir competências de avaliação e intervenção em Psicologia da Saúde Ocupacional (PSO);
5. Promover o conhecimento e a utilização das metodologias de investigação utilizadas pela PSO;
6. Desenvolver a capacidade de reflexão sobre as dimensões ética e deontologia na prática da Psicologia da Saúde Ocupacional (PSO);
7. Promover o desenvolvimento pessoal e o auto-conhecimento.
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos teóricos e históricos da Psicologia da Saúde Ocupacional
2. Gestão do bem-estar no trabalho
2.1. Limitações ao bem-estar devido às relações sociais do meio laboral
2.1.1. Stress laboral
2.1.2. Burnout
2.1.3. Violência e Assédio psicológico no local de trabalho (mobbing, bullying)
2.1.4. Assédio sexual
2.2. Limitações ao bem-estar devido à instabilidade no emprego
2.2.1.Desemprego
2.2.2.Trabalho Temporário
2.2.3.Pré-reforma e Reforma
2.3. Limitações vs. promoção do bem-estar devido à relação entre o trabalho e a família
2.3.1. Interferência trabalho-família e família-trabalho
2.4. O trabalho como fonte de bem-estar
2.4.1. Engagement com o trabalho
2.4.2. Flow/outras abordagens positivas
3. Temas emergentes em Psicologia da Saúde Ocupacional
2. Gestão do bem-estar no trabalho
2.1. Limitações ao bem-estar devido às relações sociais do meio laboral
2.1.1. Stress laboral
2.1.2. Burnout
2.1.3. Violência e Assédio psicológico no local de trabalho (mobbing, bullying)
2.1.4. Assédio sexual
2.2. Limitações ao bem-estar devido à instabilidade no emprego
2.2.1.Desemprego
2.2.2.Trabalho Temporário
2.2.3.Pré-reforma e Reforma
2.3. Limitações vs. promoção do bem-estar devido à relação entre o trabalho e a família
2.3.1. Interferência trabalho-família e família-trabalho
2.4. O trabalho como fonte de bem-estar
2.4.1. Engagement com o trabalho
2.4.2. Flow/outras abordagens positivas
3. Temas emergentes em Psicologia da Saúde Ocupacional
Métodos de Ensino
Prevê-se a combinação de método expositivo (aulas teóricas) com métodos ativos (aulas práticas). O método expositivo é acompanhado com questões que visam a reflexão, o pensamento crítico e a perceção da ligação às práticas profissionais ou de investigação. Os métodos ativos (debates temáticos orientados, estudos de caso, visualização e discussão de vídeos, pesquisa autónoma e conceção de estratégias de intervenção), promovem o envolvimento e participação ativa dos alunos, a capacidade de análise, o raciocínio crítico, a busca de soluções e resolução de problemas .
Avaliação
Avaliação contínua:
? Pesquisa, conceptualização e apresentação de estratégias de prevenção/reparação (primárias, secundárias e terciárias) face às limitações ao bem-estar no trabalho abordadas na UC (grupos de 2 pessoas, 30%);
? Pesquisa e apresentação de instrumentos de avaliação/diagnóstico sobre um dos temas abordados na UC (grupos de 2 pessoas, 30%);
? Frequência (40%).
Avaliação final:
? Pesquisa, conceptualização e apresentação de estratégias de prevenção/reparação (primárias, secundárias e terciárias) face às limitações ao bem-estar abordadas na UC (individual; 40%);
? exame final escrito, abrangendo todos os conteúdos programáticos (60%);
Os alunos que obtenham classificação inferior a 9 valores num dos parâmetros, deverão realizar exame final.
? Pesquisa, conceptualização e apresentação de estratégias de prevenção/reparação (primárias, secundárias e terciárias) face às limitações ao bem-estar no trabalho abordadas na UC (grupos de 2 pessoas, 30%);
? Pesquisa e apresentação de instrumentos de avaliação/diagnóstico sobre um dos temas abordados na UC (grupos de 2 pessoas, 30%);
? Frequência (40%).
Avaliação final:
? Pesquisa, conceptualização e apresentação de estratégias de prevenção/reparação (primárias, secundárias e terciárias) face às limitações ao bem-estar abordadas na UC (individual; 40%);
? exame final escrito, abrangendo todos os conteúdos programáticos (60%);
Os alunos que obtenham classificação inferior a 9 valores num dos parâmetros, deverão realizar exame final.
Bibliografia
Barling, J., Kelloway, E. K., Frone, M. R. (Eds) (2015). Handbook of work stress. Thousand Oaks: Sage.
Chambel, M. (coord). (2016). Psicologia da Saúde Ocupacional. Lisboa: Pactor.
Clarke. S., Probst, T., Guldenmund, F., Passmore, J. (2016). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. Chichester: Wiley-Blackwell.
Cunningham C., & Black, K. J. (2021). Essentials of Occupational Health Psychology. New York: Routledge.
Kellmann, M., & Beckmann, J. (2024). Fostering Recovery and Well-being in a Healthy LifestylePsychological, Somatic, and Organizational Prevention Approaches. Routledge.
Tetrick, L. E., Fisher, G. G., Ford, M. T., & Quick, J.C.(Eds.). (2023). Handbook of Occupational Health Psychology (3rd Ed.). Washington, DC: APA.
Chambel, M. (coord). (2016). Psicologia da Saúde Ocupacional. Lisboa: Pactor.
Clarke. S., Probst, T., Guldenmund, F., Passmore, J. (2016). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. Chichester: Wiley-Blackwell.
Cunningham C., & Black, K. J. (2021). Essentials of Occupational Health Psychology. New York: Routledge.
Kellmann, M., & Beckmann, J. (2024). Fostering Recovery and Well-being in a Healthy LifestylePsychological, Somatic, and Organizational Prevention Approaches. Routledge.
Tetrick, L. E., Fisher, G. G., Ford, M. T., & Quick, J.C.(Eds.). (2023). Handbook of Occupational Health Psychology (3rd Ed.). Washington, DC: APA.
Equipa Docente
- Carla Sofia Carrilho Lopes Santarém Semedo [responsável]
