2023

Intervenção por Programas e Projetos em Psicologia da Educação

Nome: Intervenção por Programas e Projetos em Psicologia da Educação
Cód.: PSI13144M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conceptualizar a intervenção psicológica em contextos educativos diversos de forma sistémica
-Identificar necessidades em diversos contextos educativos e níveis de intervenção.
- Conhecer e identificar programas de intervenção psicológica em contextos educativos suas tipologias, fundamentos teóricos e estratégias de intervenção.
- Selecionar e aplicar intervenções dirigidas a problemas específicos
- Adquirir conhecimentos de construção de programas e da sua aplicação
- Adquirir conhecimentos e práticas de planificação, desenvolvimento e avaliação de projetos
- Planificar e elaborar projetos de intervenção em diferentes contextos
- Desenvolver competências relacionais, comunicativas e interpretativas necessárias à intervenção
- Desenvolver competências colaborativas com outros profissionais
- Desenvolver competências de pesquisa
- Desenvolver competências éticas e de respeito pela diversidade.
- Desenvolver capacidade reflexiva, crítica, de avaliação e de autonomia.

Conteúdos Programáticos

1.Introdução
2. A intervenção sistémica em Psicologia da Educação
2.1.Conceitos fundamentais
2.2.Os pedidos e a sua análise
2.3.Definição do contexto de intervenção contratual
3.Intervenção por programas e sua operacionalização
3.1.Fundamentos e características do modelo de intervenção por programas
3.2.Tipologia e principais tipos de programas
3.3.Fases e desenvolvimento da intervenção
3.4. Construção, desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção
4. Programas de intervenção em contextos educacionais
4.1. Área socioemocional
4.2. Área cognitiva
4.3. Área comportamental
4.4. Aprendizagem e ensino
5. Intervenção por projetos e sua operacionalização
5.1. Análise de necessidades
5.2.Planificação e elaboração de projetos de intervenção em diversos contextos
5.3. Intervenção preventiva de riscos e de promoção de fatores protetores em diferentes contextos

Métodos de Ensino

Teóricas: metodologia expositiva fundamentada em Ausubel.Práticas: metodologias ativas, exercícios, atividades de campo (observações;entrevistas), pesquisa, análise de artigos, excertos literários/filmes, role-playing,debates; apresentação e discussão dos trabalhos.Avaliação: 2 trabalhos de grupo; 1 prova escrita individual. Os trabalhos consistem: 1) no estudo aprofundado de um Programa de Intervenção e sua análise crítica; 2) na caracterização de um contexto de atividade profissional de um Psicólogo e na elaboração de um projeto de resposta às necessidades detetadas. Trabalhos apresentados por escrito e oralmente;para cada 1 são realizadas duas fichas de auto-avaliação: individual e grupal e global. Nota final resulta da média dos 2 trabalhos, somada à nota da prova escrita a dividir por dois. Alunos com 75% de presenças nas aulas práticas e i 75% de presenças nas aulas teóricas são dispensados da prova escrita individual.Em regime de exame os 2 trabalhos são individuais.

Bibliografia

Bray, M.A. & Kehle, T.J. (Eds), (2011). The Oxford Handbook of School Psychology New York: Oxford University Press.
D'Amato, R., Dean, R. (Eds.). (2017). The School Psychologist in Nontraditional Settings. London: Routledge.
Durlak, J., Domitrovich, C., Weissberg, R., & Gullotta, T. (Eds.), (2015). Handbook of social and emotional learning: Research and practice. N.Y.: Guilford Press.
Gutkin, T. B. & Reynolds, C. R. (2009), The Handbook of Scholl Psychology. Danvers, MA: John Wiley & Sons
Leone, L. & Prezza, M. (2003). Construire e valutare i progetti nel sociale. Manuale operativo per chi lavora su progetti in campo sanitário, sociale, educativo e culturale. Milano: Tipomonza.
Reynolds, W. M. & Miller, G. E. (Vol. Eds.) (2003). Handbook of psychology. Vol. 7. Educational psychology. New York: John Wiley & Sons.
Rojo, V.A (Coord.) (2002). Diseño y evaluación de programas. Madrid: Ed. EOS.

Equipa Docente