2024
Intervenção por Programas e Projetos em Psicologia da Educação
Nome: Intervenção por Programas e Projetos em Psicologia da Educação
Cód.: PSI13144M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1) Conceptualizar a intervenção psicológica de forma sistémica, colaborativa, interdisciplinar
2) Adquirir conhecimentos sobre construção de programas, aplicação e avaliação
3) Conhecer e analisar programas e projetos em diversos âmbitos, contextos, problemáticas e públicos.
4) Adquirir conhecimentos sobre intervenção por projetos, sua planificação, implementação e avaliação.
5) Contactar diretamente com contextos reais diversos
6) Identificar necessidades em contextos reais
7) Compreender e analisar problemáticas educacionais e sociais
8) Relacionar conceitos teóricos com investigação e intervenção
9) Criar projeto de intervenção original (problemas específicos ou promoção de desenvolvimento)
10) Desenvolver autonomia científica de pesquisa e planeamento de um projeto
11) Desenvolver competências relacionais, comunicativas, colaborativas e respeito pela diversidade
12) Desenvolver criatividade, capacidade reflexiva e crítica de avaliação do seu próprio trabalho
2) Adquirir conhecimentos sobre construção de programas, aplicação e avaliação
3) Conhecer e analisar programas e projetos em diversos âmbitos, contextos, problemáticas e públicos.
4) Adquirir conhecimentos sobre intervenção por projetos, sua planificação, implementação e avaliação.
5) Contactar diretamente com contextos reais diversos
6) Identificar necessidades em contextos reais
7) Compreender e analisar problemáticas educacionais e sociais
8) Relacionar conceitos teóricos com investigação e intervenção
9) Criar projeto de intervenção original (problemas específicos ou promoção de desenvolvimento)
10) Desenvolver autonomia científica de pesquisa e planeamento de um projeto
11) Desenvolver competências relacionais, comunicativas, colaborativas e respeito pela diversidade
12) Desenvolver criatividade, capacidade reflexiva e crítica de avaliação do seu próprio trabalho
Conteúdos Programáticos
1.INTRODUÇÃO
2. A INTERVENÇÃO SISTÉMICA EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
2.1. Conceitos fundamentais
2.2. Os pedidos e a sua análise
2.3. Definição do contexto de intervenção contratual.
3. INTERVENÇÃO POR PROGRAMAS E SUA OPERACIONALIZAÇÃO
3.1. Fundamentos e características do modelo de intervenção por programas.
3.2. Construção, desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção.
3.3. Programas de intervenção em variados domínios e contextos ao longo do ciclo de vida.
4. INTERVENÇÃO POR PROJETOS E SUA OPERACIONALIZAÇÃO
4.1. Fundamentos e princípios.
4.2. Análise de necessidades.
4.3. Planificação, execução e avaliação de projetos de intervenção em diversos contextos e domínios.
4.4. Intervenção preventiva de riscos e de promoção de fatores protetores em diferentes contextos.
2. A INTERVENÇÃO SISTÉMICA EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
2.1. Conceitos fundamentais
2.2. Os pedidos e a sua análise
2.3. Definição do contexto de intervenção contratual.
3. INTERVENÇÃO POR PROGRAMAS E SUA OPERACIONALIZAÇÃO
3.1. Fundamentos e características do modelo de intervenção por programas.
3.2. Construção, desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção.
3.3. Programas de intervenção em variados domínios e contextos ao longo do ciclo de vida.
4. INTERVENÇÃO POR PROJETOS E SUA OPERACIONALIZAÇÃO
4.1. Fundamentos e princípios.
4.2. Análise de necessidades.
4.3. Planificação, execução e avaliação de projetos de intervenção em diversos contextos e domínios.
4.4. Intervenção preventiva de riscos e de promoção de fatores protetores em diferentes contextos.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas - metodologia expositiva, diálogo e debates visando promover a aprendizagem de conteúdos chave, pensamento crítico e articulação teoria prática.
Aulas práticas ? realização de atividades diversificadas visando articulação teoria /prática, desenvolver espírito critico, promover capacidade de resolução de problemas (e.g., debates, visionamento de vídeos ilustrativos da aplicação de programas ou de projetos; pesquisa; exercícios para aplicar e desenvolver capacidades). Apresentação oral e discussão dos trabalhos. Participação ativa. Trabalho colaborativo em grupos. Desenvolvimento gradual de autonomia e criatividade na conceção de projetos de intervenção originais apoiados pelo docente.
Trabalho de campo- Contacto com contextos reais para observação, conhecimento e identificação de necessidades e problemáticas; inclui realização de entrevistas.
Trabalho autónomo ? envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de trabalhos a realizar.
Aulas práticas ? realização de atividades diversificadas visando articulação teoria /prática, desenvolver espírito critico, promover capacidade de resolução de problemas (e.g., debates, visionamento de vídeos ilustrativos da aplicação de programas ou de projetos; pesquisa; exercícios para aplicar e desenvolver capacidades). Apresentação oral e discussão dos trabalhos. Participação ativa. Trabalho colaborativo em grupos. Desenvolvimento gradual de autonomia e criatividade na conceção de projetos de intervenção originais apoiados pelo docente.
Trabalho de campo- Contacto com contextos reais para observação, conhecimento e identificação de necessidades e problemáticas; inclui realização de entrevistas.
Trabalho autónomo ? envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de trabalhos a realizar.
Avaliação
Regime de Avaliação Contínua: Trabalho 1) Estudo de um Programa de Intervenção e sua análise crítica. Entrega de trabalho escrito e apresentação oral e discussão (50%). Trabalho 2) Contacto direto com contexto real e elaboração de projeto de resposta às necessidades. Entrega por escrito e apresentação oral (50%). Cada um dos trabalhos inclui duas fichas de autoavaliação: uma individual, outra grupal. A assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. Caso um dos elementos da avaliação tenha classificação abaixo de 8 valores, o estudante transita para regime de avaliação final. Regime de avaliação final: Realização de uma prova escrita e de componente prática que inclui a realização dos dois trabalhos previstos na avaliação contínua. A obtenção de qualquer classificação inferior a 8 valores em qualquer das provas implica não aprovação. Nota final resulta da média dos 2 trabalhos, somada à nota da prova escrita a dividir por dois.
Bibliografia
Barbosa, E. P., & Dias, A. A. (2020). Intervenção sistêmica na educação: Teoria e prática. Universitária
Forman, S. G., & Barakat, N. M. (Eds.). (2020). The Handbook of School-Based Mental Health Promotion: An Evidence-Informed Framework for Implementation. Springer
Leone, L. & Prezza, M. (2003). Construire e valutare i progetti nel sociale. Manuale operativo per chi lavora su progetti in campo sanitário, sociale, educativo e culturale. Tipomonza
Linfield, K. J., & Posavac, E. J. (2019). Program evaluation: Methods and case studies (9th ed). Routledge.
Martins, M. C., & Santos, A. A. A. (2019). Projetos de intervenção psicopedagógica na prática escolar. Papirus
Silva, R. F., & Freitas, L. G. (2021). Projetos de Intervenção em Saúde Mental e Psicologia Educacional. Artmed
Pinheiro, M. R. & Gaspar, M. F. (2018). Desenhar projetos de intervenção social. Fundação Calouste Gulbenkian e Bissaya Barreto
Rojo, V.A (Coord.) (2002). Diseño y evaluación de programas. EOS
Forman, S. G., & Barakat, N. M. (Eds.). (2020). The Handbook of School-Based Mental Health Promotion: An Evidence-Informed Framework for Implementation. Springer
Leone, L. & Prezza, M. (2003). Construire e valutare i progetti nel sociale. Manuale operativo per chi lavora su progetti in campo sanitário, sociale, educativo e culturale. Tipomonza
Linfield, K. J., & Posavac, E. J. (2019). Program evaluation: Methods and case studies (9th ed). Routledge.
Martins, M. C., & Santos, A. A. A. (2019). Projetos de intervenção psicopedagógica na prática escolar. Papirus
Silva, R. F., & Freitas, L. G. (2021). Projetos de Intervenção em Saúde Mental e Psicologia Educacional. Artmed
Pinheiro, M. R. & Gaspar, M. F. (2018). Desenhar projetos de intervenção social. Fundação Calouste Gulbenkian e Bissaya Barreto
Rojo, V.A (Coord.) (2002). Diseño y evaluación de programas. EOS
Equipa Docente
- Maria Luísa Fonseca Grácio [responsável]