2024
Aconselhamento Psicológico em Contextos Escolares
Nome: Aconselhamento Psicológico em Contextos Escolares
Cód.: PSI13143M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer e analisar de modo crítico a intervenção psicológica em contextos escolares, tendo em conta os modelos teóricos da Psicologia Escolar e da Educação, a investigação e questões éticas
- Conhecer abordagens multinível de intervenção em psicologia escolar.
- Conhecer modelos de aconselhamento psicológico e psicopedagógico e de consultoria
- Conhecer o Código Deontológico da OPP e analisar dilemas éticos
- Desenvolver competências de aconselhamento psicológico e consultoria em contexto escolar e de conceptualização de casos.
- Analisar criticamente relatórios psicológicos e situações de intervenção psicológica
- Desenvolver competências para elaborar estratégias de intervenção que promovam o funcionamento socioemocional e a saúde mental.
- Desenvolver competências de intervenção psicológica baseada em evidências.
- Desenvolver competências relacionais, comunicativas, colaborativas, éticas e de respeito pela diversidade
- Conhecer abordagens multinível de intervenção em psicologia escolar.
- Conhecer modelos de aconselhamento psicológico e psicopedagógico e de consultoria
- Conhecer o Código Deontológico da OPP e analisar dilemas éticos
- Desenvolver competências de aconselhamento psicológico e consultoria em contexto escolar e de conceptualização de casos.
- Analisar criticamente relatórios psicológicos e situações de intervenção psicológica
- Desenvolver competências para elaborar estratégias de intervenção que promovam o funcionamento socioemocional e a saúde mental.
- Desenvolver competências de intervenção psicológica baseada em evidências.
- Desenvolver competências relacionais, comunicativas, colaborativas, éticas e de respeito pela diversidade
Conteúdos Programáticos
1. Intervenção psicológica em contextos escolares
- Modelos teóricos e práticas profissionais
- Modelos multinível de intervenção psicológica
- Funções, papéis e práticas profissionais da/o psicóloga/o da escolar e da educação
- Questões éticas e deontológicas na intervenção psicológica em contextos escolares
- Investigação e intervenção psicológica em contextos escolares
2. Aconselhamento psicológico e psicopedagógico e consultoria
- Modelos de aconselhamento psicológico
- Aconselhamento psicológico e consultoria em contextos escolares
- Conceptualização de casos e elaboração de relatórios psicológicos
3. Aconselhamento psicológico e promoção do desenvolvimento, do bem-estar e da saúde mental
- O modelo ecológico-desenvolvimental de intervenção psicológica
- Perspetivas para uma intervenção psicológica em contexto na prevenção e resolução de problemas
- Modelos teóricos e práticas profissionais
- Modelos multinível de intervenção psicológica
- Funções, papéis e práticas profissionais da/o psicóloga/o da escolar e da educação
- Questões éticas e deontológicas na intervenção psicológica em contextos escolares
- Investigação e intervenção psicológica em contextos escolares
2. Aconselhamento psicológico e psicopedagógico e consultoria
- Modelos de aconselhamento psicológico
- Aconselhamento psicológico e consultoria em contextos escolares
- Conceptualização de casos e elaboração de relatórios psicológicos
3. Aconselhamento psicológico e promoção do desenvolvimento, do bem-estar e da saúde mental
- O modelo ecológico-desenvolvimental de intervenção psicológica
- Perspetivas para uma intervenção psicológica em contexto na prevenção e resolução de problemas
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino visam uma permanente articulação entre as fundamentações teóricas, a investigação e as práticas psicológicas, procurando a participação ativa dos estudantes em todos os momentos do desenvolvimento do programa.
As aulas teóricas, embora mais centradas na exposição dos conteúdos programáticos, visam desenvolver o espírito critico e reflexivo dos estudantes, através da análise e discussão dos modelos teóricos e sua aplicação a situações práticas. As aulas práticas centram-se na análise, discussão e reflexão de situações práticas; na análise de questões e dilemas éticos e no treino de competências de aconselhamento. São desenvolvidas atividades de natureza diversificada (trabalhos orais e escritos, role-playings, análise de vídeos, etc.) e é incentivado o conhecimento da investigação realizada no âmbito do aconselhamento psicológico. Todos os materiais necessários são disponibilizados na plataforma Moodle, onde também se dinamizam grupos de discussão
As aulas teóricas, embora mais centradas na exposição dos conteúdos programáticos, visam desenvolver o espírito critico e reflexivo dos estudantes, através da análise e discussão dos modelos teóricos e sua aplicação a situações práticas. As aulas práticas centram-se na análise, discussão e reflexão de situações práticas; na análise de questões e dilemas éticos e no treino de competências de aconselhamento. São desenvolvidas atividades de natureza diversificada (trabalhos orais e escritos, role-playings, análise de vídeos, etc.) e é incentivado o conhecimento da investigação realizada no âmbito do aconselhamento psicológico. Todos os materiais necessários são disponibilizados na plataforma Moodle, onde também se dinamizam grupos de discussão
Avaliação
Avaliação contínua: a) trabalho escrito individual, de conceptualização de um caso e/ou análise de relatório psicológico com elaboração de propostas de intervenção (50%); b) trabalho de grupo de análise de casos de aconselhamento e intervenção psicológica (30%); c) dois ou três pequenos trabalhos individuais de análise fundamentada e reflexiva de temas analisados nas aulas (20%). O trabalho de grupo é apresentado oralmente e discutido nas aulas, sendo dado o respetivo feedback e possibilitada a melhoria do trabalho escrito final.
Avaliação final: prova escrita sobre a matéria lecionada, incluindo a conceptualização de um caso e/ou análise de relatório psicológico com elaboração de propostas de intervenção (65%); b) trabalho individual de análise de um caso de aconselhamento e intervenção psicológica (35%).
Poderá haver lugar a discussão oral das provas de avaliação e dos trabalhos
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%)
Avaliação final: prova escrita sobre a matéria lecionada, incluindo a conceptualização de um caso e/ou análise de relatório psicológico com elaboração de propostas de intervenção (65%); b) trabalho individual de análise de um caso de aconselhamento e intervenção psicológica (35%).
Poderá haver lugar a discussão oral das provas de avaliação e dos trabalhos
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%)
Bibliografia
Barrett, S., ?. (Eds.) (2017). Advancing education effectiveness. PBIS
DGE (2024). Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar. DGES
Hawken, L. S. et al. (2021). Responding to problem behavior in schools? Guilford
Leschied, A. W., ? (Eds.) (2018). Handbook of school-based mental health promotion. Springer.
Little, S. G. & Akin-Little, A. (Eds.) (2019). Behavioral interventions in schools. APA
Maich, K. et al. (2016). Applied behavior analysis? Springer.
Proctor, S. L., & Rivera, D. P. (Eds.) (2022). Critical theories for school psychology and counselling. Routedge.
Rahill, S. A. & Kaiser, L. T. (2022). Case Studies in School Psychology. Routledge
Raines, J. C. (Ed.) (2019). Evidence- based practice in school mental health: addressing DSM-5 disorders in schools. Oxford University Press.
Worrell, F. C., ? (Eds.) (2020). The Cambridge Handbook of Applied School Psychology. Cambridge U. Press
DGE (2024). Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar. DGES
Hawken, L. S. et al. (2021). Responding to problem behavior in schools? Guilford
Leschied, A. W., ? (Eds.) (2018). Handbook of school-based mental health promotion. Springer.
Little, S. G. & Akin-Little, A. (Eds.) (2019). Behavioral interventions in schools. APA
Maich, K. et al. (2016). Applied behavior analysis? Springer.
Proctor, S. L., & Rivera, D. P. (Eds.) (2022). Critical theories for school psychology and counselling. Routedge.
Rahill, S. A. & Kaiser, L. T. (2022). Case Studies in School Psychology. Routledge
Raines, J. C. (Ed.) (2019). Evidence- based practice in school mental health: addressing DSM-5 disorders in schools. Oxford University Press.
Worrell, F. C., ? (Eds.) (2020). The Cambridge Handbook of Applied School Psychology. Cambridge U. Press
Equipa Docente
- Maria Madalena Vaz Pereira de Melo [responsável]
