2024

Aconselhamento Psicológico em Contextos Escolares

Nome: Aconselhamento Psicológico em Contextos Escolares
Cód.: PSI13143M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer e analisar de modo crítico a intervenção psicológica em contextos escolares, tendo em conta os modelos teóricos da Psicologia Escolar e da Educação, a investigação e questões éticas
- Conhecer abordagens multinível de intervenção em psicologia escolar.
- Conhecer modelos de aconselhamento psicológico e psicopedagógico e de consultoria
- Conhecer o Código Deontológico da OPP e analisar dilemas éticos
- Desenvolver competências de aconselhamento psicológico e consultoria em contexto escolar e de conceptualização de casos.
- Analisar criticamente relatórios psicológicos e situações de intervenção psicológica
- Desenvolver competências para elaborar estratégias de intervenção que promovam o funcionamento socioemocional e a saúde mental.
- Desenvolver competências de intervenção psicológica baseada em evidências.
- Desenvolver competências relacionais, comunicativas, colaborativas, éticas e de respeito pela diversidade

Conteúdos Programáticos

1. Intervenção psicológica em contextos escolares
- Modelos teóricos e práticas profissionais
- Modelos multinível de intervenção psicológica
- Funções, papéis e práticas profissionais da/o psicóloga/o da escolar e da educação
- Questões éticas e deontológicas na intervenção psicológica em contextos escolares
- Investigação e intervenção psicológica em contextos escolares
2. Aconselhamento psicológico e psicopedagógico e consultoria
- Modelos de aconselhamento psicológico
- Aconselhamento psicológico e consultoria em contextos escolares
- Conceptualização de casos e elaboração de relatórios psicológicos
3. Aconselhamento psicológico e promoção do desenvolvimento, do bem-estar e da saúde mental
- O modelo ecológico-desenvolvimental de intervenção psicológica
- Perspetivas para uma intervenção psicológica em contexto na prevenção e resolução de problemas

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino visam uma permanente articulação entre as fundamentações teóricas, a investigação e as práticas psicológicas, procurando a participação ativa dos estudantes em todos os momentos do desenvolvimento do programa.
As aulas teóricas, embora mais centradas na exposição dos conteúdos programáticos, visam desenvolver o espírito critico e reflexivo dos estudantes, através da análise e discussão dos modelos teóricos e sua aplicação a situações práticas. As aulas práticas centram-se na análise, discussão e reflexão de situações práticas; na análise de questões e dilemas éticos e no treino de competências de aconselhamento. São desenvolvidas atividades de natureza diversificada (trabalhos orais e escritos, role-playings, análise de vídeos, etc.) e é incentivado o conhecimento da investigação realizada no âmbito do aconselhamento psicológico. Todos os materiais necessários são disponibilizados na plataforma Moodle, onde também se dinamizam grupos de discussão

Avaliação

Avaliação contínua: a) trabalho escrito individual, de conceptualização de um caso e/ou análise de relatório psicológico com elaboração de propostas de intervenção (50%); b) trabalho de grupo de análise de casos de aconselhamento e intervenção psicológica (30%); c) dois ou três pequenos trabalhos individuais de análise fundamentada e reflexiva de temas analisados nas aulas (20%). O trabalho de grupo é apresentado oralmente e discutido nas aulas, sendo dado o respetivo feedback e possibilitada a melhoria do trabalho escrito final.
Avaliação final: prova escrita sobre a matéria lecionada, incluindo a conceptualização de um caso e/ou análise de relatório psicológico com elaboração de propostas de intervenção (65%); b) trabalho individual de análise de um caso de aconselhamento e intervenção psicológica (35%).
Poderá haver lugar a discussão oral das provas de avaliação e dos trabalhos
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%)

Bibliografia

Barrett, S., ?. (Eds.) (2017). Advancing education effectiveness. PBIS
DGE (2024). Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar. DGES
Hawken, L. S. et al. (2021). Responding to problem behavior in schools? Guilford
Leschied, A. W., ? (Eds.) (2018). Handbook of school-based mental health promotion. Springer.
Little, S. G. & Akin-Little, A. (Eds.) (2019). Behavioral interventions in schools. APA
Maich, K. et al. (2016). Applied behavior analysis? Springer.
Proctor, S. L., & Rivera, D. P. (Eds.) (2022). Critical theories for school psychology and counselling. Routedge.
Rahill, S. A. & Kaiser, L. T. (2022). Case Studies in School Psychology. Routledge
Raines, J. C. (Ed.) (2019). Evidence- based practice in school mental health: addressing DSM-5 disorders in schools. Oxford University Press.
Worrell, F. C., ? (Eds.) (2020). The Cambridge Handbook of Applied School Psychology. Cambridge U. Press

Equipa Docente