2024

Teoria e Prática do Rorschach

Nome: Teoria e Prática do Rorschach
Cód.: PSI11165M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos relativamente ao Método do Rorschach nos seus diferentes aspectos, a aplicação, a codificação, a sumarização dos dados e a interpretação básica, de acordo com o Sistema Integrativo do Rorschach de John E. Exner.
Adquirir competências de utilização do Método do Rorschach de acordo o Sistema Integrativo do Rorschach de John E. Exner.
Pressupõe-se que o conhecimento de um método projectivo específico é o primeiro passo para a possibilidade de utilizar outros métodos que os alunos poderão ter necessidade de utilizar na sua futura prática profissional. Pressupõe-se igualmente que os conhecimentos e competências adquiridos nesta UC são de natureza introdutória, pressupondo continuação na formação com treino supervisionado.

Conteúdos Programáticos

O Método do Rorschach segundo o Sistema Integrativo do Rorschach
1- Alguns aspectos introdutórios e históricos
2- Uma referência breve comparativa ao Rorschach Performance Assessment System (R-PAS)
3- O procedimento estandardizado de aplicação
4- A codificação
4.1- A localização e a qualidade de desenvolvimento
4.2- Os determinantes
4.3- A qualidade formal
4.4- Os conteúdos e as respostas populares
4.5- A actividade organizativa
4.6- Os códigos especiais: críticos e não críticos
4.7- Treino de codificação de respostas e de um protocolo
5- A obtenção do Sumário Estrutural
6- O processo de interpretação
6.1- Algumas directrizes gerais
6.2- Os clusters interpretativos
6.2.1- O Processamento da Informação
6.2.2- A Mediação
6.2.3- A Ideação
6.2.4- O Afecto
6.2.5- A Percepção de Si
6.2.6- As Relações Interpessoais
6-2.7- O Controlo e a Tolerância ao Stress
6.3- Interpretação de um protocolo

Métodos de Ensino

O docente combinará uma metodologia de ensino expositivo com actividades práticas de visualização de vídeos sobre a aplicação, treino de codificação de respostas, obtenção de um sumário estrutural e codificação e interpretação de protocolos. Os alunos apresentarão também um pequeno trabalho prático sobre a interpretação.

Avaliação

O sistema de avaliação contínua é composto por várias tarefas:
- A primeira tarefa, individual, consiste na leitura obrigatória de um breve texto sobre a aplicação do Rorschach e tem uma ponderação de 5% na nota final.
- A segunda tarefa, individual, consiste em realizar uma aplicação do método do Rorschach. O protocolo anonimizado deve ser entregue por escrito ao docente e tem uma ponderação de 30% na nota final.
- A terceira tarefa, individual consiste em responder em aula a um conjunto de questões relativas à aplicação e codificação do método e tem uma ponderação de 35% na nota final.
- A quarta tarefa, individual ou em grupo, consiste numa apresentação de um texto referente à um dos clusters de interpretação do Rroschach,. Tem tem uma ponderação de 30% na nota final.
A avaliação final implica a realização das mesmas tarefas práticas anteriormente descritos, que deverão ser entregues/realizadas por escrito em data a combinar com o docente.

Bibliografia

Campos, R. C. (2011). A aplicação do Rorschach segundo o sistema Integrativo de John E. Exner. In Instrumentos de avaliação da Personalidade (pp. 58-79). Évora: Departamento de Psicologia, Universidade de Évora.

Exner, J. E., Jr (2001). A Rorschach workbook for the Comprehensive System (5th ed). Asheville: Rorschach Workshops

Exner, J. E., Jr. (2003). The Rorschach: A Comprehensive System (Vol 1): Basic foundations and principles of interpretation (4rd ed.). New York: John Wiley & Sons
Gurley, J. R. (2016). Essentials of Rorschach Assessment: Comprehensive System and R-PAS. Willey.

Sciara, A. D., & Ritzler, B. A. (2007). The little book on Administration for the Rorschach Comprehensive System. Asheville, NC: Rorschach Training Programs.

Sendin, C. (2007). Manual de interpretacion del Rorschach para el Sistema Comprehensivo (3ª ed). Madrid: Editorial Psimática.

Equipa Docente