2024
Psicologia e Intervenção Comunitária
Nome: Psicologia e Intervenção Comunitária
Cód.: PSI11163M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1) Conhecer história, ideias-chave e teorias da psicologia comunitária
2) Compreender relação entre pessoas e ambiente e formas de a melhorar
3) Conhecer principais métodos de investigação e intervenção
4) Desenvolver competências de investigação e compreender questões comunitárias e sociais diversas
5) Conhecer áreas e âmbitos de intervenção
6) Identificar e refletir sobre problemas e necessidades associados a populações vulneráveis
7) Aplicar princípios psicológicos a questões sociais a partir de uma perspetiva ecológica
8) Relacionar teorias com práticas
9) Analisar situações complexas, planear e avaliar uma intervenção original
10) Analisar criticamente o papel dos psicólogos em contextos institucionais e sociais
11) Compreender o significado da mudança.
12) Desenvolver pensamento critico
13) Desenvolver criatividade
14) Desenvolver competências de comunicação e colaboração
15) Desenvolver sentido de ética e de responsabilidade social
2) Compreender relação entre pessoas e ambiente e formas de a melhorar
3) Conhecer principais métodos de investigação e intervenção
4) Desenvolver competências de investigação e compreender questões comunitárias e sociais diversas
5) Conhecer áreas e âmbitos de intervenção
6) Identificar e refletir sobre problemas e necessidades associados a populações vulneráveis
7) Aplicar princípios psicológicos a questões sociais a partir de uma perspetiva ecológica
8) Relacionar teorias com práticas
9) Analisar situações complexas, planear e avaliar uma intervenção original
10) Analisar criticamente o papel dos psicólogos em contextos institucionais e sociais
11) Compreender o significado da mudança.
12) Desenvolver pensamento critico
13) Desenvolver criatividade
14) Desenvolver competências de comunicação e colaboração
15) Desenvolver sentido de ética e de responsabilidade social
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento da psicologia comunitária
1.1. Desenvolvimentos históricos
1.2. Conceitos-chave
1.3 Perspetivas teóricas e práticas
2. Investigação comunitária e ação para a mudança social
2.1. Métodos de investigação utilizados em psicologia comunitária
2.2. Condução de investigação baseada na comunidade
2.3. Ética na investigação comunitária
3.Psicologia comunitária e intervenção
3.1. Áreas de intervenção
3.2. Problemas psicossociais que afetam grupos sociais mais vulneráveis.
3.3. Tipos de intervenção social e comunitária
3.4. Desenvolvimento e implementação de intervenções
3.5. Avaliação da eficácia das intervenções
3.6. Ética, valores e papéis do psicólogo nas intervenções
4. Comunidades e mudança social
4.1 O papel da comunidade na mudança social
4.2. Diversidade, bem-estar e justiça social
1.1. Desenvolvimentos históricos
1.2. Conceitos-chave
1.3 Perspetivas teóricas e práticas
2. Investigação comunitária e ação para a mudança social
2.1. Métodos de investigação utilizados em psicologia comunitária
2.2. Condução de investigação baseada na comunidade
2.3. Ética na investigação comunitária
3.Psicologia comunitária e intervenção
3.1. Áreas de intervenção
3.2. Problemas psicossociais que afetam grupos sociais mais vulneráveis.
3.3. Tipos de intervenção social e comunitária
3.4. Desenvolvimento e implementação de intervenções
3.5. Avaliação da eficácia das intervenções
3.6. Ética, valores e papéis do psicólogo nas intervenções
4. Comunidades e mudança social
4.1 O papel da comunidade na mudança social
4.2. Diversidade, bem-estar e justiça social
Métodos de Ensino
Articulação teoria e prática. Exposição de conteúdos, realização de atividades diversificadas, análise e reflexão, debates, exercícios, análise e discussão de casos. Participação ativa através de atividades de pesquisa de informações adicionais sobre tópicos de interesse e apresentações orais. Trabalho colaborativo em grupos nomeadamente através de sessões orientadas por estudantes e trabalhos de grupo a realizar. Contacto com intervenções reais nacionais através da participação de convidados de instituições a intervir no domínio comunitário e social em diversos campos e com diferentes públicos (e.g., crianças, adultos, idosos). Análise da forma como os princípios da psicologia comunitária são incorporados em diferentes cenários. Trabalho autónomo ? envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de trabalhos a realizar. Desenvolvimento gradual de autonomia e criatividade na conceção de intervenções originais apoiados pelo docente.
Avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA: A assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas. Prova escrita individual (50%) e Trabalho de Grupo (50%). Caso um dos elementos da avaliação contínua tenha classificação abaixo de 8 valores, o estudante transita para regime de avaliação final. O trabalho de grupo tem uma componente de fundamentação teórica, identificação da problemática, planeamento e avaliação de intervenção relevante para uma questão social. Inclui autoavaliação. Estudantes que cumpram as presenças do regime de avaliação contínua e realizem o trabalho de grupo, caso tenham de ir a exame podem optar por ficar com a nota do trabalho de grupo anteriormente obtida.
AVALIAÇÃO FINAL: Trabalho individual idêntico ao acima descrito (50%) e prova escrita (50%). A obtenção de qualquer classificação inferior a 8 valores numa das provas implica não aprovação. Aprovação: nota final mínima de 10 valores desde nenhuma das provas tenha menos de 8 valores
AVALIAÇÃO FINAL: Trabalho individual idêntico ao acima descrito (50%) e prova escrita (50%). A obtenção de qualquer classificação inferior a 8 valores numa das provas implica não aprovação. Aprovação: nota final mínima de 10 valores desde nenhuma das provas tenha menos de 8 valores
Bibliografia
Class-Ehlers, C. (2022). The Cambridge Handbook of Community Psychology: Interdisciplinary and contextual perspectives. Cambridge University Press.
Jason, L. A., Glantsman, O., O'Brien, J. F., & Ramian, K. N. (Eds.). (2019). Introduction to community psychology: Becoming an agent of change. Rebus Community
Grácio, L & Bugalho, A (2021). Envelhecimento, Cidadania, Direitos e Qualidade de Vida: Presente e Futuro. In. E.C. Martins; J. D., Pereira & M.S. Lopes (Coords.). Animação Sociocultural, Geriatria, Gerontologia e os Novos Paradigmas do Envelhecimento (pp.73-82). Chaves: Intervenção- Associação para a Promoção e Divulgação Cultural. ISBN 978-989-9935-6-4
Ornelas, J. (2020). Psicologia Comunitária. Fim de Século Edições
Rappaport, J. & Seidman, E. (2000). Handbook of Community Psychology. NY: Penum Pub.
Riemer, M., Reich, S. M., Evans, S. D., Nelson, G., & Prilleltensky, I. (Eds.). (2020). Community psychology: In pursuit of liberation and wellbeing (2nd ed.). Springer
Jason, L. A., Glantsman, O., O'Brien, J. F., & Ramian, K. N. (Eds.). (2019). Introduction to community psychology: Becoming an agent of change. Rebus Community
Grácio, L & Bugalho, A (2021). Envelhecimento, Cidadania, Direitos e Qualidade de Vida: Presente e Futuro. In. E.C. Martins; J. D., Pereira & M.S. Lopes (Coords.). Animação Sociocultural, Geriatria, Gerontologia e os Novos Paradigmas do Envelhecimento (pp.73-82). Chaves: Intervenção- Associação para a Promoção e Divulgação Cultural. ISBN 978-989-9935-6-4
Ornelas, J. (2020). Psicologia Comunitária. Fim de Século Edições
Rappaport, J. & Seidman, E. (2000). Handbook of Community Psychology. NY: Penum Pub.
Riemer, M., Reich, S. M., Evans, S. D., Nelson, G., & Prilleltensky, I. (Eds.). (2020). Community psychology: In pursuit of liberation and wellbeing (2nd ed.). Springer
Equipa Docente
- Maria Luísa Fonseca Grácio [responsável]
