2024

Intervenção Psicológica em Contextos de Saúde

Nome: Intervenção Psicológica em Contextos de Saúde
Cód.: PSI11157M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer os enquadramentos da intervenção psicológica em contextos de saúde
- Aprender a pesquisar, identificar e analisar modelos, estratégias e técnicas de intervenção psicológica em diferentes contextos de saúde
- Desenvolver competências de análise, discussão, elaboração e avaliação de programas de promoção, prevenção e/ou intervenção em contextos de Saúde
- Desenvolver a reflexividade e o questionamento ético e crítico relativa à intervenção psicológica em contextos de saúde

Conteúdos Programáticos

1. Introdução:
1.1 Psicologia Clínica da Saúde e Psicologia Social e Comunitária da Saúde
1.2 A prática clínica em contextos de saúde: enquadramento

2. Contextos gerais
2.1 A Organização Mundial de Saúde
2.1 O Sistema Nacional de Saúde: Cuidados de saúde primários, secundários e terciários e a sua integração.

3. Contextos específicos de intervenção
3.1 Psico-Cardiologia
3.2 Psico-Oncologia
3.3 Cirúrgico
3.4 Urgência
3.5 Dor Crónica
3.6 Psiquiatria
3.7 Cuidados de saúde continuados
3.7 Cuidados de saúde paliativos.

4. O papel da psicóloga(o) em Programas de Promoção da Saúde

5. O papel do psicólogo(a) em Programas de Prevenção da Doença

6. Desafios e possibilidades
6.1 O trabalho multidisciplinar, transdisciplinar, em equipa e a formação
6.2. Desenho, implementação e avaliação das intervenções em saúde.
6.3 O questionamento ético relativo aos determinantes sociais da saúde e à intervenção psicológica.

Métodos de Ensino

Partindo de questões orientadoras, de textos e de contextos concretos as metodologias de ensino usadas são a pesquisa bibliográfica, análise, apresentação e discussão de textos, programas, orientações e projetos de intervenção psicológica em contextos de saúde.

Avaliação

No sistema de avaliação contínua a avaliação é feita a partir de 2 elementos, em que cada um conta igualmente na nota final:
a) Dossier individual de leituras, pesquisa e sua análise e discussão crítica (50%).
b) Elaboração de um trabalho teórico-prático de grupo sobre um programa ou contexto de intervenção e sua apresentação e análise crítica. Este trabalho é focado nas estratégias e técnicas de intervenção (50%).
No sistema de avaliação final, a avaliação é feita a partir de um teste escrito sobre os conteúdos da unidade curricular.

Bibliografia

Guerra, M.,Lima, L. &Torres, S. (2014) Intervir em Grupos na Saúde. Lisboa: Climepsi
Leal, I. & Pais-Ribeiro, J.(Eds) (2021 Manual de Psicologia da Saúde. Lisboa: Pactor
Macedo, A.F, Pereira, A. T. & Madeira, N. (2018). Psicologia na Medicina. Lisboa: Lidel
Marks, D. F., Murray, M.D., Evans, B., & Estacio, E.V. (2011). Health psychology: Theory, research and practice. Thousands Oaks: Sage.
Olson, K., Young, R.A.,Schultz, I.Z. (Eds.).(2016). Handbook of Qualitative Health Research for Evidence-Based Practice. New York: Springer.
Scaccia, J.P, Chávez, N.R., Hatchell, L. Byrd, K, et al. (2017). Community Health Improvement and the Community Psychology competences. Global Journal of Community Psychology Practice, 8 (1), 1-25.
Vaz-Velho, C. (2008). Sobre os Campos de Formação para Jovens Diabéticos: como a Experiência e os dados da investigação se iluminam mutuamente. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1 (4), 355-362

Equipa Docente