2024
Dinâmicas dos Processos de Ensino-Aprendizagem
Nome: Dinâmicas dos Processos de Ensino-Aprendizagem
Cód.: PSI11141M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Confrontar os/as estudantes com problemáticas e temáticas que poderão estar presentes na sua prática profissional.
- Preparar os/as estudantes para conceptualizar, avaliar e intervir em processos de ensino- aprendizagem e na gestão dos contextos onde ocorrem esses processos.
- Privilegiar uma articulação de conteúdos, pondo em relevo as inter-relações entre as várias áreas da Psicologia, numa perspetiva de potenciar a intervenção psicológica em processos de ensino e aprendizagem em contexto educativo formal, informal e não formal, promovendo o desenvolvimento global da pessoa.
- Preparar os/as estudantes para uma prática profissional baseada nos pressupostos da reflexão e da investigação e em sólidos princípios de ética e deontologia profissional.
- Possibilitar um trabalho de investigação que permita um aprofundamento e reflexão de temas/problemas pertinentes para a intervenção psicológica em contextos educativos e de ensino aprendizagem.
- Preparar os/as estudantes para conceptualizar, avaliar e intervir em processos de ensino- aprendizagem e na gestão dos contextos onde ocorrem esses processos.
- Privilegiar uma articulação de conteúdos, pondo em relevo as inter-relações entre as várias áreas da Psicologia, numa perspetiva de potenciar a intervenção psicológica em processos de ensino e aprendizagem em contexto educativo formal, informal e não formal, promovendo o desenvolvimento global da pessoa.
- Preparar os/as estudantes para uma prática profissional baseada nos pressupostos da reflexão e da investigação e em sólidos princípios de ética e deontologia profissional.
- Possibilitar um trabalho de investigação que permita um aprofundamento e reflexão de temas/problemas pertinentes para a intervenção psicológica em contextos educativos e de ensino aprendizagem.
Conteúdos Programáticos
1. INTRODUÇÃO
1.1. Enquadramento da Intervenção Psicológica na Educação
1.2. O Sistema Educativo Português sua estrutura e organização.
1.3. Contextos educativos formais, informais e não formais.
2. ENSINO
2.1. O agente educativo no processo de ensino e aprendizagem
2.1. O papel do agente educativo no ensino e na aprendizagem
2.3. Intervenção psicológica nos processos de ensino
3. APRENDIZAGEM
3.1. A aprendizagem nos diferentes contextos educativos
3.2. O indivíduo e o seu processo de aprendizagem
- Fatores e características individuais
- Fatores contextuais
- Intervenção psicológica nos processos de aprendizagem
4. DINÂMICAS RELACIONAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
4.1. Gestão de espaços de aprendizagem
- Comportamentos problemáticos
- Estratégias positivas de apoio
5. AVALIAÇÃO
1.1. Enquadramento da Intervenção Psicológica na Educação
1.2. O Sistema Educativo Português sua estrutura e organização.
1.3. Contextos educativos formais, informais e não formais.
2. ENSINO
2.1. O agente educativo no processo de ensino e aprendizagem
2.1. O papel do agente educativo no ensino e na aprendizagem
2.3. Intervenção psicológica nos processos de ensino
3. APRENDIZAGEM
3.1. A aprendizagem nos diferentes contextos educativos
3.2. O indivíduo e o seu processo de aprendizagem
- Fatores e características individuais
- Fatores contextuais
- Intervenção psicológica nos processos de aprendizagem
4. DINÂMICAS RELACIONAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
4.1. Gestão de espaços de aprendizagem
- Comportamentos problemáticos
- Estratégias positivas de apoio
5. AVALIAÇÃO
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: preferencialmente expositivas.
Aulas práticas: com dinâmicas de grupo, trabalhos de reflexão de situações práticas e integração dos conteúdos expostos nas aulas teóricas.
Orientação tutorial: acompanhamento dos alunos e apoio ao trabalho autónomo.
Aulas práticas: com dinâmicas de grupo, trabalhos de reflexão de situações práticas e integração dos conteúdos expostos nas aulas teóricas.
Orientação tutorial: acompanhamento dos alunos e apoio ao trabalho autónomo.
Avaliação
A avaliação contínua, nesta UC pressupõe a realização obrigatória de três elementos de avaliação: um teste escrito, um trabalho de grupo a apresentar nas aulas práticas e um pequeno trabalho de reflexão (análise crítica de texto/artigo) não podendo ter em qualquer dos elementos de avaliação nota inferior a 9,5 valores.
A classificação final será apurada com base nos três elementos de avaliação, com a seguinte ponderação: teste escrito (55%) trabalho de grupo (30%) trabalho de reflexão (15%).
Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem uma classificação igual ou superior a (10) valores.
Na Época Normal e de Recurso, os/as alunos/as deverão realizar uma prova teórica e outra prática, versando sobre todos os conteúdos das aulas teóricas e práticas. A obtenção de qualquer classificação inferior a 10 valores numa das provas de avaliação implica a não aprovação.
A classificação final será obtida de acordo com a seguinte ponderação: Prova teórica (60%); Prova prática (40%).
A classificação final será apurada com base nos três elementos de avaliação, com a seguinte ponderação: teste escrito (55%) trabalho de grupo (30%) trabalho de reflexão (15%).
Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem uma classificação igual ou superior a (10) valores.
Na Época Normal e de Recurso, os/as alunos/as deverão realizar uma prova teórica e outra prática, versando sobre todos os conteúdos das aulas teóricas e práticas. A obtenção de qualquer classificação inferior a 10 valores numa das provas de avaliação implica a não aprovação.
A classificação final será obtida de acordo com a seguinte ponderação: Prova teórica (60%); Prova prática (40%).
Bibliografia
Aznar, S. & Serrat, E. (Coord.) (2000). Piaget y Vigotski ante el Siglo XXI: Referentes de Actua¬lidad. Barcelona: Horsori.
Huxtable, M. (2022). Can educational psychology develop to meet the challenges, choices and
changes of a 21st century world? Horizons of Psychology,31, 453?461.
Lopes, J. A. (2003). Problemas de Comportamento, Problemas de Aprendizagem, Problemas de Ensinagem. Coimbra: Quarteto
Novak, J. D. & Gowin, B. (1999). Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano.
Santrock, J. W. (2016). Educational psychology: theory and application to fitness and performance (6th Ed.). New York : McGraw-Hill Education
Veiga, F. H. (coord.) (2013). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi.
Wentzel, K. R., & Ramani, G. B. (Eds.) (2016). Handbook of social influences in school contexts: social-emotional, motivation, and cognitive outcomes. New York, NY: Routledge.
Woolfolk, A. (2016). Educational psychology (13th Ed.). Pearson Education.
Huxtable, M. (2022). Can educational psychology develop to meet the challenges, choices and
changes of a 21st century world? Horizons of Psychology,31, 453?461.
Lopes, J. A. (2003). Problemas de Comportamento, Problemas de Aprendizagem, Problemas de Ensinagem. Coimbra: Quarteto
Novak, J. D. & Gowin, B. (1999). Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano.
Santrock, J. W. (2016). Educational psychology: theory and application to fitness and performance (6th Ed.). New York : McGraw-Hill Education
Veiga, F. H. (coord.) (2013). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi.
Wentzel, K. R., & Ramani, G. B. (Eds.) (2016). Handbook of social influences in school contexts: social-emotional, motivation, and cognitive outcomes. New York, NY: Routledge.
Woolfolk, A. (2016). Educational psychology (13th Ed.). Pearson Education.
Equipa Docente
- Heldemerina Chimuma Domingos Samutelela Pires [responsável]
