2024

Análise de Dados Qualitativos em Psicologia

Nome: Análise de Dados Qualitativos em Psicologia
Cód.: PSI11136M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
1- Promover a aquisição de conhecimentos teóricos e aplicados que possibilitem a compreensão dos métodos qualitativos de investigação em Psicologia, e favoreçam a leitura crítica de relatórios
2- Promover a aquisição de competências fundamentais de planeamento, desenho metodológico, execução de recolha e tratamento de dados qualitativos, interpretação e comunicação de resultados de investigação qualitativa
Competências
1- Participação na conceção e execução de investigação qualitativa, nomeadamente no que se refere à:
a) formulação de problemas de investigação suscetíveis de serem abordados qualitativamente
b) decisão a respeito da abordagem a adotar
c) conceção dos procedimentos específicos, particularmente no que se refere à recolha de dados e seu tratamento
d) execução de recolha e tratamento de dados qualitativos
2 Participação na avaliação de investigação publicada
3 Participação na redação de relatórios de investigação qualitativa

Conteúdos Programáticos

1. Desenhos de investigação qualitativa
2. Técnicas de amostragem em investigação qualitativa
3. Tipos de dados qualitativos
4. Métodos qualitativos de recolha de dados
5. Redução de dados qualitativos
6. Análise dedutiva de dados qualitativos
7. Análise indutiva de dados qualitativos
8. Tipos de análise qualitativa (análise de conteúdo qualitativa, análise narrativa, análise do discurso, análise de enquadramento, grounded theory)
9. Estratégias de análise observacional
10. Avaliação de investigação qualitativa
11. Utilização de software na análise de dados qualitativos
12. Redação de relatórios de investigação qualitativa

Métodos de Ensino

Existirá alguma apresentação estruturada dos conteúdos programáticos e a leitura e discussão orientada de documentos, e.g., relatórios de investigação científica, relacionados com a análise de dados qualitativos em Psicologia. Num nível prático, inicialmente, será utilizada a exemplificação e a demonstração, o que permitirá aos discentes compreenderem como se aplicam, na prática, os conhecimentos previamente adquiridos. Numa fase seguinte, com supervisão e orientação do docente, os discentes trabalham os diferentes elementos ligados à análise de dados qualitativos. Esta ligação entre a teoria e a prática tem como objetivo fomentar a motivação e o envolvimento dos discentes no processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação

A avaliação contínua da unidade curricular de Análise de Dados Qualitativos inclui dois elementos:
1) Participação em projeto de investigação qualitativa e elaboração do respetivo relatório (60%); e
2) Avaliação de um relatório relativo a uma investigação qualitativa, de acordo com os Standards APA para os estudos primários qualitativos (40%).

Os elementos 1) e 2) podem ser realizados individualmente ou em grupos com a dimensão máxima de três estudantes, havendo neste caso a discussão individual dos trabalhos entregues pelo grupo.

Consideram-se aprovados em avaliação contínua os alunos que atinjam uma classificação média igual ou superior a 9.5 valores, considerando todos os elementos. Os alunos que não consigam atingir esta classificação terão de realizar a avaliação final.

A avaliação final, i.e., por exame, é realizada através de uma prova de avaliação de conhecimentos e competências (100%).

Bibliografia

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2011). The SAGE Handbook of Qualitative Research (4th edition). SAGE.
Gonçalves, S. P., Gonçalves, J. P., & Marques, C. G. (2021). Manual de Investigação Qualitativa: conceção, análise e aplicações. Lisboa: Pactor.
Silverman, D. (2005). Doing Qualitative Research: A practical handbook (2nd edition). SAGE.
Silverman, D. (2010). Qualitative Research: Theory, method and practice (2nd edition). SAGE.
Tomaszewski, L. E., Zarestky, J., & Gonzalez, E. (2020). Planning qualitative research: Design and decision making for new researchers. International Journal of Qualitative Methods, 19, 1-7. https://doi.org/10.1177/1609406920967174
Willing, C. (2008). Introducing Qualitative Research in Psychology. Open University Press and McGraw-Hill Education.
Willing, C., & Stainton-Rogers, W. (Eds.) (2007). The SAGE Handbook of qualitative research in psychology. SAGE.

Equipa Docente