Avaliação Psicológica em Contextos Clínicos
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Do ponto de vista dos conhecimentos teóricos:
s Conhecer os objectivos e o tipo de questões que se colocam em avaliação psicológica clínica
s Conhecer os diferentes tipos de métodos utilizados em avaliação psicológica clínica
s Conhecer os fundamentos de uma perspectiva psicodinâmica em avaliação psicológica
s Conhecer os fundamentos teóricos subjacentes, as características e a forma de utilização de diferentes tipos de instrumentos de avaliação em Psicologia Clínica
Do ponto de vista das competências a desenvolver:
s Reflectir sobre a importância de avaliar diversos aspectos do funcionamento mental, relevantes para uma compreensão global da dinâmica interna dos sujeitos, e sobre as características e metodologias da avaliação psicológica em contextos clínicos
s Saber cotar / codificar diversos instrumentos de avaliação
s Saber interpretar diversos instrumentos de avaliação
s Aprofundar competências de conceptualização de caso em avaliação psicológica
s Aprofundar competências de inferência e raciocínio clínico
Conteúdos Programáticos
I- Introdução: A avaliação psicológica em contextos clínicos
1- Definição, processo, objectivos e questões e frequentes
2- A conceptualização de um caso
3- Métodos em avaliação psicológica
4- Complementaridade entre diferentes tipos de métodos
5- Utilização de diferentes métodos para avaliação dos mesmos constructos
6- Interpretação quantitativa versus interpelação qualitativa
7- Métodos diferentes para diferentes sujeitos
8- Uma bateria fixa ou uma bateria flexível de provas
9- Múltiplos instrumentos unidimensionais ou um instrumento multi-dimensional
10- O papel da teoria em avaliação psicológica e a avaliação psicológica psicodinâmica
II- Avaliação cognitiva e do nível intelectual
III- Avaliação da Psicopatologia
IV- Avaliação da personalidade
1- O modelo de Sidney Blatt sobre o desenvolvimento da personalidade e sobre a psicopatologia e a depressão
2- O Questionário de Experiências Depressivas e o Questionário de Experiências Depressivas para Adolescentes na avaliação da personalidade anaclítica (relacionamento) e da personalidade intorjectiva (auto-definição)
3- Implicações clínicas
V- Avaliação das experiências infantis de cuidado, das representações ojectais e da vinculação amorosa
1- Avaliação das experiências infantis de cuidado
2- Avaliação das representações objectais
3- Avaliação da vinculação ao par amoroso
VI- Avaliação dos mecanismos de defesa
VII- Avaliação do Self
1- Avaliação do auto-conceito e da auto-estima
2- Avaliação da coesão do Self (dos objectos do Self)
3- Avaliação da diferenciação, articulação e integração do conceito de Self
VIII- Redacção de relatórios de avaliação psicológica em contextos clínicos
IX- Estudo de casos
Métodos de Ensino
O docente combinou uma metodologia de ensino expositivo com actividades práticas de codificação e interpretação de protocolos e de estudo de casos.
Avaliação
A avaliação da unidade curricular será realizada através do sistema de avaliação mista, que pressupõe a realização de um teste, de um trabalho prático em grupo e a participação dos alunos ao longo do semestre, através da realização de tarefas em trabalho autónomo e nas aulas teorico-práticas.
O teste tem uma ponderação de 35% na nota final, o trabalho prático em grupo tem uma moderação de 30% na nota final, a participação têm uma ponderação de 35%. O trabalho prático a realizar em grupo consiste na realização de um estudo de caso e deve ser entregue na época de exames em data a combinar com os alunos. As datas de realização e entrega das tarefas da componente de participação serão combinadas com os alunos. O teste será realizado na última aula teórica do semestre.
Uma classificação inferior a 8 valores em qualquer uma dos três elementos de avaliação implica a reprovação na unidade curricular.
Caso os alunos não obtenham aproveitamento no sistema de avaliação contínua, poderão realizar a avaliação por exame que pressupõe a elaboração de um trabalho prático individual de estudo de caso, o mesmo do sistema de avaliação contínua (a entregar na data do exame) e de um teste, respectivamente com a ponderação de: 40% e 60% da nota final.
Uma classificação inferior a 8 valores em qualquer um dos dois elementos da avaliação por exame implica a reprovação na unidade curricular.
A avaliação de recurso e em época especial pressupõem as mesmas condições e os mesmos elementos da avaliação em época normal.
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Equipa Docente
- Rui Alexandre Godinho da Costa Campos [responsável]