2024

Avaliação Psicológica em Contextos Clínicos

Nome: Avaliação Psicológica em Contextos Clínicos
Cód.: PSI11135M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC pretende desenvolver um conjunto de conhecimentos e competências na área da avaliação psicológica que possam ser relevantes em diversos contextos clínicos de actuação dos psicólogos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Do ponto de vista dos conhecimentos teóricos:
Conhecer os objectivos e o tipo de questões que se colocam em avaliação psicológica clínica
Conhecer diferentes tipos de instrumentos e características do funcionamento psicológico a avaliar em diferentes populações e contextos clínicos
Conhecer os fundamentos teóricos subjacentes, as características e a forma de utilização de diferentes instrumentos de avaliação clínica
Conhecer os diferentes elementos que devem constar de um relatório de avaliação psicológica clínica

Do ponto de vista das competências:
Reflectir sobre a importância de avaliar diversas dimensões, relevantes para uma compreensão global do funcionamento psicológico dos sujeitos e sobre as características e metodologias da avaliação psicológica em contextos clínicos
Saber cotar diversos instrumentos de avaliação
Saber interpretar diversos instrumentos de avaliação
Aprofundar competências de conceptualização de caso
Aprofundar competências de inferência clínica

Conteúdos Programáticos

I ? Introdução: A avaliação psicológica em contextos clínicos ? questões gerais
II ? Avaliação de diferentes dimensões psicológicas e a utilização de diferentes instrumentos em diferentes contextos e para diferentes populações
III ? Avaliação neuro-cognitiva
IV ? Avaliação da psicopatologia
V ? Avaliação do risco suicidário
VI ? Avaliação da personalidade
vimentista
VII ? Avaliação de características psicodinâmicas
VIII ? Estudo de casos
IX ? Redacção de relatórios de avaliação psicológica em contextos clínicos

Métodos de Ensino

O docente combina uma metodologia de ensino expositivo com actividades práticas de codificação e interpretação de protocolos e de estudo de casos e discussão em grupo

Avaliação

A avaliação da unidade curricular através do sistema de avaliação contínua pressupõe a realização de um teste, de um trabalho prático em grupo e a participação dos alunos ao longo do semestre, através da realização de tarefas em trabalho autónomo e nas aulas. O teste tem uma ponderação de 35% na nota final, o trabalho prático em grupo tem uma moderação de 30% na nota final, a participação têm uma ponderação de 35%. O trabalho prático a realizar em grupo consiste na realização de uma conceptualização de um caso
O sistema de avaliação final pressupõe elaboração de um trabalho prático individual de conceptualização de caso, o mesmo do sistema de avaliação contínua, e de um exame, respectivamente com a ponderação de: 40% e 60% da nota final.

Bibliografia

Campos, R. C. (2019). Fundamentos básicos da avaliação psicológica clínica: Texto didáctico para a unidade curricular de Avaliação Psicológica em Contextos Clínicos. Évora: Universidade de Évora:
Groth-Marnat, G. (2009). Handbook of psychological assessment (5th edition). New Jersey: John Willey and Sons.
Simões, M. R., Gonçalves, M., & Almeida, L. (Org.) (2017). Psicologia Clínica e da Saúde: Instrumentos de avaliação: Lisboa: Pactor.
Smith, S., & Handler, L. (Eds.). (2007). The clinical assessment of children and adolescents: A practitioner?s handbook. Mahawah, NJ: Laurence Erlbaum Associates.
Strauss, E., Sherman, E., & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms and commentary (3rd ed.). New York: Oxford University Press.
Weiner, I. B., & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. New Jersey: John Wiley and Sons.

Equipa Docente