2024

Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas com Adultos

Nome: Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas com Adultos
Cód.: PSI11134M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Possibilita a compreensão global dos paradigmas teóricos em que se baseia a prática da TCC, e contribui para o desenvolvimento e treino de competências de avaliação e intervenção neste âmbito.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Contribuir para o conhecimento dos modelos cognitivo-comportamentais.
- Promover o desenvolvimento e o treino de competências de avaliação e concetualização numa perspetiva cognitivo-comportamental com adultos.
- Facilitar a aprendizagem e o treino de estratégias/técnicas de intervenção cognitivo-comportamental com adultos.
- Permitir a aquisição de conhecimentos sobre fatores etiológicos (distais e proximais) e de manutenção de alguns dos principais quadros clínicos.
- Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude de reflexão crítica adequada ao trabalho clínico com adultos.

Conteúdos Programáticos

1. Pressupostos teóricos das Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais com Adultos
2. A avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental
2.1. Características básicas: Objetivos e processo de avaliação clínica
2.2. Métodos de recolha de informação
2.3. Elaboração da história clínica
2.4. Formulação de hipóteses
3. Estratégias e técnicas de intervenção
3.1. Modelos explicativos e intervenção terapêutica: Articulação entre formulação de caso e o protocolo terapêutico
3.2. Principais estratégias e técnicas terapêuticas
3.3. Relação terapêutica e papel do terapeuta
4. Descrição e análise compreensiva de alguns dos quadros clínicos mais frequentes de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais (e.g. perturbações ansiosas, perturbações depressivas)

Métodos de Ensino

Aos alunos é disponibilizado um conjunto de textos fundamentais. O enquadramento da UC é feito utilizando a interrogação e a exposição, para promover o questionamento, a reflexão e a discussão. Para além disto, porque se pretende que os alunos aprendam também a saber fazer, utiliza-se a modelagem comportamental e cognitiva e o role-play. Aos alunos são propostos alguns trabalhos, nomeadamente três concetualizações de caso e um trabalho de grupo em torno de técnicas/estratégias típicas das intervenções cognitivo-comportamentais. Este trabalho implica revisão da literatura, construção de um caderno da técnica e sua apresentação à turma. Aapresentação inclui a proposta de uma atividade que facilite a aprendizagem destas estratégias/técnicas pela turma. A conceptualização é feita sobre histórias clínicas entregues aos alunos. Ao longo do semestre, os alunos são atendidos/orientados em pequenos grupos na construção dos seus trabalhos, tendo a possibilidade de os ir melhorando continuamente.

Avaliação

1. Avaliação contínua: Obriga à participação mínima em 75% das aulas e compreende 2 componentes de avaliação:
a. Três concetualizações de caso e respetivas propostas de intervenção. O cômputo final destes exercícios tem uma ponderação de 50% na nota final.
b. Um trabalho em pequeno grupo sobre um conjunto de técnicas/estratégias de intervenção, com um suporte escrito e uma apresentação. Este trabalho tem uma ponderação de 50% na nota final.
2. Avaliação final: Prova escrita individual, composta por duas partes: uma primeira parte mais teórica consistindo numa formulação de caso (com a ponderação de 50% na nota final), e uma segunda parte eminentemente prática sobre estratégias e técnicas de intervenção cognitivo-comportamentais (com a ponderação de 50% na nota final). Se o estudante tiver realizado com sucesso alguns dos exercícios/trabalhos ao longo do semestre, e for do seu interesse, poder-se-á substituir partes do exame pela classificação obtida nestes exercícios/trabalhos.

Bibliografia

Barlow,D.H.(ed)(2014).Clinical handbook of psychological disorders (5th ed).NY:Guilford
Corrie,S.,Townend,M.&Cocky,A.(2008).Assessment and case formulation in cognitive behavioural therapy.London:Sage
Beck,J.S.(2020).Cognitive behavior therapy: Basics and beyond(3rd ed).NY:Guildford
Beck,A.T.,Rush,A.J.,Shaw,B.,Emery,G.,DeRubeis,R.&Hollon,S.(2024).Cognitive Therapy of Depression (2nd ed).NY:Guildford
Hofmann,S. &Reinecke,M.(eds)(2010).Cognitive-behavioral Therapy with Adults:A Guide to Empirically-informed Assessment and Intervention.Cambridge,UK:Cambridge University
Dobson,D.&Dobson,K.(2018).Evidence-Based Practice of Cognitive-Behavioral Therapy (2nd ed).NY:The Guildford Press
Kazantzis,N.,Reinecke,M.A.& Freeman,A.(eds)(2009).Cognitive and behavioral theories in clinical practice.NY:Guilford
Leahy,R.L.(2017).Cognitive Therapy Techniques(2nd).NY:Guilford
Leahy,R.L.& Holland,S.J.(2012).Treatment plans and interventions for depression and anxiety disorders (2nd).NY:Guilford

Equipa Docente