2024
Consulta Psicológica
Nome: Consulta Psicológica
Cód.: PSI11132M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
INTRODUÇÃO
A disciplina de Consulta Psicológica é uma disciplina ministrada no 1º ano do 2º ciclo em Psicologia sendo obrigatória para a área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
O conceito de Consulta Psicológica não é utilizado de forma unívoca em Psicologia. Pode ser olhado enquanto aconselhamento, "counselling" na terminologia anglo-saxónica, sendo definido enquanto "utilização da relação e da comunicação com a finalidade de desenvolver o auto-conceito, a aceitação, o crescimento pessoal e os recursos pessoais" (BAC, 1992), ou pode ser vista num sentido mais amplo como uma área transversal à intervenção psicológica, seja esta ao nível da psicoterapia, do aconselhamento ou da consultadoria. Independentemente do âmbito com que é utilizado, ou dos diferentes contextos em que pode ocorrer, a Consulta Psicológica pressupõe sempre um processo interactivo, no qual ocorre uma relação com o objectivo de potencializar mudanças e o desenvolvimento do outro.
Tendo em conta a área de espacialização desta u.c. centra-se nas especificidades da consulta psicológica em contextos clínicos
FINALIDADES
- Levar os alunos a refletir sobre os objectivos duma intervenção psicológica centrada na promoção do desenvolvimento.
- Contribuir para a reflexão sobre as especificidades da consulta psicológica nos diferentes contextos clínicos.
- Levar os alunos a conceptualizar as dimensões relacionais da consulta psicológica.
- Treinar competências específicas inerentes à realização de uma consulta psicológica, nomeadamente competências relacionais e de comunicação.
- Contribuir para a consciencialização das questões éticas inerentes ao estar na relação com o outro em contexto de consulta psicológica.
- Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, potencializando o auto conhecimento e a capacidade reflexiva
A disciplina de Consulta Psicológica é uma disciplina ministrada no 1º ano do 2º ciclo em Psicologia sendo obrigatória para a área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
O conceito de Consulta Psicológica não é utilizado de forma unívoca em Psicologia. Pode ser olhado enquanto aconselhamento, "counselling" na terminologia anglo-saxónica, sendo definido enquanto "utilização da relação e da comunicação com a finalidade de desenvolver o auto-conceito, a aceitação, o crescimento pessoal e os recursos pessoais" (BAC, 1992), ou pode ser vista num sentido mais amplo como uma área transversal à intervenção psicológica, seja esta ao nível da psicoterapia, do aconselhamento ou da consultadoria. Independentemente do âmbito com que é utilizado, ou dos diferentes contextos em que pode ocorrer, a Consulta Psicológica pressupõe sempre um processo interactivo, no qual ocorre uma relação com o objectivo de potencializar mudanças e o desenvolvimento do outro.
Tendo em conta a área de espacialização desta u.c. centra-se nas especificidades da consulta psicológica em contextos clínicos
FINALIDADES
- Levar os alunos a refletir sobre os objectivos duma intervenção psicológica centrada na promoção do desenvolvimento.
- Contribuir para a reflexão sobre as especificidades da consulta psicológica nos diferentes contextos clínicos.
- Levar os alunos a conceptualizar as dimensões relacionais da consulta psicológica.
- Treinar competências específicas inerentes à realização de uma consulta psicológica, nomeadamente competências relacionais e de comunicação.
- Contribuir para a consciencialização das questões éticas inerentes ao estar na relação com o outro em contexto de consulta psicológica.
- Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, potencializando o auto conhecimento e a capacidade reflexiva
Conteúdos Programáticos
Introdução à problemática da Consulta Psicológica
1. A Consulta Psicológica enquanto relação de ajuda
2. Consulta Psicológica, Entrevista Psicológica e Psicoterapia
3. Consulta Psicológica e Desenvolvimento
3.1. A intervenção psicológica para o desenvolvimento pessoal
3.2. A intervenção psicológica no desenvolvimento dos contextos de vida
Contexto relacional e dimensões comunicativas em Consulta Psicológica
1. A consulta enquanto processo relacional
2. O estar e o comunicar no processo de Consulta Psicológica
2.l. Eu na relação com o outro.
2.2. A escuta activa
2.3. A comunicação terapêutica
2.4. Valores, diversidade e questões éticas
A Consulta Psicológica nas diferentes faixas etárias e em diversos contextos clínicos
1. A Consulta Psicológica enquanto relação de ajuda
2. Consulta Psicológica, Entrevista Psicológica e Psicoterapia
3. Consulta Psicológica e Desenvolvimento
3.1. A intervenção psicológica para o desenvolvimento pessoal
3.2. A intervenção psicológica no desenvolvimento dos contextos de vida
Contexto relacional e dimensões comunicativas em Consulta Psicológica
1. A consulta enquanto processo relacional
2. O estar e o comunicar no processo de Consulta Psicológica
2.l. Eu na relação com o outro.
2.2. A escuta activa
2.3. A comunicação terapêutica
2.4. Valores, diversidade e questões éticas
A Consulta Psicológica nas diferentes faixas etárias e em diversos contextos clínicos
Métodos de Ensino
- Pesquisa realizada pelos alunos sobre diferentes aspectos da Consulta Psicológica e trabalho sobre os mesmos nas aulas.
- Realização de actividades estruturadas e semi-estruturadas, na quais assumem especial relevância as situações de role-playing.
- Reflexão sobre as actividades realizadas.
A presença nas aulas, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno, é obrigatória.
- Realização de actividades estruturadas e semi-estruturadas, na quais assumem especial relevância as situações de role-playing.
- Reflexão sobre as actividades realizadas.
A presença nas aulas, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno, é obrigatória.
Avaliação
Reflexão em grupo sobre um dilema ético em consulta psicológica (20%)
Reflexão sobre aspetos da relação/comunicação em consulta psicológica (25%).
Relatório da entrevista a um desconhecido (jovem ou adulto) e reflexão sobre esta (30%)
Reflexão sobre um dos contextos da consulta psicológica trabalhados nas aulas- aspetos fundamentais a ter em conta (25%).
Regime de avaliação final. Neste regime de avaliação, a classificação final resultará da conjugação das seguintes provas:
Relatório da entrevista a um desconhecido (jovem ou adulto) e reflexão sobre esta (30%)
Prova escrita com consulta sobre os conteúdos trabalhados ao longo do semestre (70%)
Reflexão sobre aspetos da relação/comunicação em consulta psicológica (25%).
Relatório da entrevista a um desconhecido (jovem ou adulto) e reflexão sobre esta (30%)
Reflexão sobre um dos contextos da consulta psicológica trabalhados nas aulas- aspetos fundamentais a ter em conta (25%).
Regime de avaliação final. Neste regime de avaliação, a classificação final resultará da conjugação das seguintes provas:
Relatório da entrevista a um desconhecido (jovem ou adulto) e reflexão sobre esta (30%)
Prova escrita com consulta sobre os conteúdos trabalhados ao longo do semestre (70%)
Bibliografia
Biscaia, C. (2006). A Consulta Psicológica enquanto processo relacional. Universidade de Évora: Departamento de Psicologia (documento policopiado)
Biscaia,C & Figueiredo,S (2019). A pessoa do psicoterapeuta.IN C. Biscaia e D. Dias Neto, A prática profissional das psicoterapia (pp:189-202) Lisboa: Ed. OPP
Castonguay, L & Hill, C (2017). How and Why are some Therapists Better than Others? APA. Oxford Press.
Corey, G. (2017). Theory and practice of counseling and psychotherapy, 10th ed. Boston, Ma: Cengage Learning
Knapp, H. (2007). Therapeutic Communication . London: Sage Publications.
Leal, I (2008)., A Entrevista Psicológica . Lisboa: Fim de Século
Norcross, J & Lambert, M (2019). Psychotherapy Relations that work (Vol1 e 2)
Wachtel, P. (1996). La comunicación terapéutica ? principios y prática eficaz. Bilbao: Ed. Desclée de Brouwer.
Biscaia,C & Figueiredo,S (2019). A pessoa do psicoterapeuta.IN C. Biscaia e D. Dias Neto, A prática profissional das psicoterapia (pp:189-202) Lisboa: Ed. OPP
Castonguay, L & Hill, C (2017). How and Why are some Therapists Better than Others? APA. Oxford Press.
Corey, G. (2017). Theory and practice of counseling and psychotherapy, 10th ed. Boston, Ma: Cengage Learning
Knapp, H. (2007). Therapeutic Communication . London: Sage Publications.
Leal, I (2008)., A Entrevista Psicológica . Lisboa: Fim de Século
Norcross, J & Lambert, M (2019). Psychotherapy Relations that work (Vol1 e 2)
Wachtel, P. (1996). La comunicación terapéutica ? principios y prática eficaz. Bilbao: Ed. Desclée de Brouwer.
Equipa Docente
- Constança Maria Sacadura Biscaia da Silva Pinto [responsável]