2024
Consulta Psicológica
Nome: Consulta Psicológica
Cód.: PSI11132M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Refletir sobre os objetivos duma intervenção psicológica, baseada na evidência científica, centrada na promoção do desenvolvimento
2. Conceptualizar as dimensões relacionais da consulta psicológica
3. Treinar competências específicas inerentes à realização de uma consulta psicológica, nomeadamente competências relacionais e de comunicação.
4. Conhecer os principais aspetos da Investigação atual sobre as dimensões relacionais em consulta psicológica.
5. Contribuir para a reflexão sobre as especificidades da consulta psicológica em função dos diferentes contextos e populações
6. Contribuir para a consciencialização das questões éticas inerentes ao estar na relação com o outro em contexto de consulta psicológica
7. Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos/as estudantes, potencializando o autoconhecimento e a capacidade reflexiva
2. Conceptualizar as dimensões relacionais da consulta psicológica
3. Treinar competências específicas inerentes à realização de uma consulta psicológica, nomeadamente competências relacionais e de comunicação.
4. Conhecer os principais aspetos da Investigação atual sobre as dimensões relacionais em consulta psicológica.
5. Contribuir para a reflexão sobre as especificidades da consulta psicológica em função dos diferentes contextos e populações
6. Contribuir para a consciencialização das questões éticas inerentes ao estar na relação com o outro em contexto de consulta psicológica
7. Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos/as estudantes, potencializando o autoconhecimento e a capacidade reflexiva
Conteúdos Programáticos
1.Introdução à Consulta Psicológica
1.1. Consulta Psicológica enquanto relação de ajuda
1.2. Consulta Psicológica, Entrevista Psicológica e Psicoterapia
1.3. Consulta Psicológica e Desenvolvimento
2.Contexto relacional e dimensões comunicativas em Consulta Psicológica
2.1. A consulta enquanto processo relacional
2.2. O estar e o comunicar no processo de Consulta Psicológica -A comunicação terapêutica
2.3. A evidência científica sobre as dimensões relacionais em consulta psicológica
2.4. A pessoa do psicólogo clínico: autocuidado e desenvolvimento profissional
2.5. Valores, diversidade e questões éticas
3. A Consulta Psicológica nas diferentes faixas etárias e em diversos contextos clínicos
1.1. Consulta Psicológica enquanto relação de ajuda
1.2. Consulta Psicológica, Entrevista Psicológica e Psicoterapia
1.3. Consulta Psicológica e Desenvolvimento
2.Contexto relacional e dimensões comunicativas em Consulta Psicológica
2.1. A consulta enquanto processo relacional
2.2. O estar e o comunicar no processo de Consulta Psicológica -A comunicação terapêutica
2.3. A evidência científica sobre as dimensões relacionais em consulta psicológica
2.4. A pessoa do psicólogo clínico: autocuidado e desenvolvimento profissional
2.5. Valores, diversidade e questões éticas
3. A Consulta Psicológica nas diferentes faixas etárias e em diversos contextos clínicos
Métodos de Ensino
-Apresentação dos aspetos mais teóricos a partir da leitura de textos.
Pesquisa realizada pelos alunos sobre diferentes aspetos da Consulta Psicológica e da investigação atual sobre os mesmo
Realização de atividades estruturadas e semi-estruturadas, na quais assumem especial relevância a discussão de dilemas éticos em consulta e sobretudo, as situações de role-playing e reflexão sobre as atividades realizadas.
Aulas abertas com profissionais que trabalham em diferentes contextos de intervenção
Pesquisa realizada pelos alunos sobre diferentes aspetos da Consulta Psicológica e da investigação atual sobre os mesmo
Realização de atividades estruturadas e semi-estruturadas, na quais assumem especial relevância a discussão de dilemas éticos em consulta e sobretudo, as situações de role-playing e reflexão sobre as atividades realizadas.
Aulas abertas com profissionais que trabalham em diferentes contextos de intervenção
Avaliação
Avaliação contínua
1. Reflexão em grupo sobre um dilema ético em consulta psicológica (20%)
2. Reflexão sobre aspetos da relação/comunicação em consulta psicológica Tema da reflexão escolhido a partir dos textos sobre esta temática trabalhados nas aulas, nomeadamente sobre os textos de investigação sobre dimensões da relação/ comunicação em consulta (25%).
3. Relatório da entrevista a um desconhecido (jovem ou adulto) e reflexão sobre esta (30%)
4. Reflexão sobre um dos contextos da consulta psicológica trabalhados nas aulas- aspetos fundamentais a ter em conta (25%).
Regime de avaliação final. Neste regime de avaliação, a classificação final resultará da conjugação das seguintes provas:
1. Relatório da entrevista a um desconhecido (jovem ou adulto) e reflexão sobre esta (30%)
2. Prova escrita com consulta sobre os conteúdos trabalhados ao longo do semestre (70%)
1. Reflexão em grupo sobre um dilema ético em consulta psicológica (20%)
2. Reflexão sobre aspetos da relação/comunicação em consulta psicológica Tema da reflexão escolhido a partir dos textos sobre esta temática trabalhados nas aulas, nomeadamente sobre os textos de investigação sobre dimensões da relação/ comunicação em consulta (25%).
3. Relatório da entrevista a um desconhecido (jovem ou adulto) e reflexão sobre esta (30%)
4. Reflexão sobre um dos contextos da consulta psicológica trabalhados nas aulas- aspetos fundamentais a ter em conta (25%).
Regime de avaliação final. Neste regime de avaliação, a classificação final resultará da conjugação das seguintes provas:
1. Relatório da entrevista a um desconhecido (jovem ou adulto) e reflexão sobre esta (30%)
2. Prova escrita com consulta sobre os conteúdos trabalhados ao longo do semestre (70%)
Bibliografia
Biscaia, C. (2006). A Consulta Psicológica enquanto processo relacional. Universidade de Évora: Departamento de Psicologia (documento policopiado)
Biscaia,C & Figueiredo,S (2019). A pessoa do psicoterapeuta.IN C. Biscaia e D. Dias Neto, A prática profissional das psicoterapia (pp:189-202) Lisboa: Ed. OPP
Castonguay, L & Hill, C (2017). How and Why are some Therapists Better than Others? APA. Oxford Press.
Corey, G. (2017). Theory and practice of counseling and psychotherapy, 10th ed. Boston, Ma: Cengage Learning
Knapp, H. (2007). Therapeutic Communication . London: Sage Publications.
Leal, I (2008)., A Entrevista Psicológica . Lisboa: Fim de Século
Norcross, J & Lambert, M (2019). Psychotherapy Relations that work (Vol1 e 2)
Wachtel, P. (1996). La comunicación terapéutica ? principios y prática eficaz. Bilbao: Ed. Desclée de Brouwer.
Biscaia,C & Figueiredo,S (2019). A pessoa do psicoterapeuta.IN C. Biscaia e D. Dias Neto, A prática profissional das psicoterapia (pp:189-202) Lisboa: Ed. OPP
Castonguay, L & Hill, C (2017). How and Why are some Therapists Better than Others? APA. Oxford Press.
Corey, G. (2017). Theory and practice of counseling and psychotherapy, 10th ed. Boston, Ma: Cengage Learning
Knapp, H. (2007). Therapeutic Communication . London: Sage Publications.
Leal, I (2008)., A Entrevista Psicológica . Lisboa: Fim de Século
Norcross, J & Lambert, M (2019). Psychotherapy Relations that work (Vol1 e 2)
Wachtel, P. (1996). La comunicación terapéutica ? principios y prática eficaz. Bilbao: Ed. Desclée de Brouwer.
Equipa Docente
- Constança Maria Sacadura Biscaia da Silva Pinto [responsável]
