2024

Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas com Crianças e Adolescentes

Nome: Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas com Crianças e Adolescentes
Cód.: PSI11131M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Sensibilizar e promover a reflexão sobre questões da investigação em psicoterapia e da prática clínica com crianças e adolescentes.
- Facilitar a aquisição de conhecimentos sobre os paradigmas subjacentes às Terapias Comportamentais e Cognitivas.
- Promover o desenvolvimento e o treino de competências de conceptualização e intervenção clínica numa perspetiva cognitiva e comportamental com crianças e adolescentes.
- Facilitar a aprendizagem de técnicas de avaliação/intervenção cognitiva e comportamental com crianças e adolescentes.
- Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude ética e de reflexão crítica adequada à realidade clínica.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução às Psicoterapias:
1.1. Investigação dos resultados e dos processos. Factores comuns e Integração.
1.2. Especificidades da intervenção com crianças e adolescentes
1.2.1. Aspetos éticos e deontológicos
1.2.2. Aspetos do desenvolvimento e contextuais/sistémicos
2. A Terapia Cognitivo-Comportamental com crianças e adolescentes
2.1 Principais conceitos e princípios teóricos
2.2 Os paradigmas comportamentais e os paradigmas cognitivos na prática
3. O processo de avaliação cognitivo-comportamental : inicial, ao longo da terapia e final
4. A conceptualização de casos clínicos na infância e na adolescência
4.1.Conceito de perturbação na infância e adolescência
4.2. Conceptualização de casos clínicos
5. Estratégias e técnicas de intervenção individual e grupal para problemáticas e perturbações específicas de crianças e adolescentes.

Métodos de Ensino

Aos alunos é disponibilizado um conjunto de textos fundamentais. O enquadramento da UC é feito utilizando casos clínicos para promover a interrogação, a pesquisa, questionamento, reflexão, a discussão e a integração de diferentes conhecimentos (já adquiridos e de novos conhecimentos) na conceptualização de casos. Para além destas metodologias, porque se pretende que os alunos aprendam também a saber fazer, utiliza-se a modelagem comportamental e cognitiva e o role-play.

Os estudantes aprendem a fazer conceptualizações/formulações de casos clínicos de crianças e adolescentes fazendo-as ao longo do semestre, quer nas aulas, quer nos tempos de trabalho autónomo e discutindo-as nas aulas com o grupo /turma.

Avaliação

As datas e métodos de avaliação da disciplina são acordados com os alunos de modo a que estes possam facilitar e promover a aprendizagem e o atingir dos objetivos da unidade curricular.

No regime de avaliação contínua aos alunos são propostos diversos trabalhos, tendo obrigatoriamente que fazer uma conceptualização de caso individualmente (50%) e um trabalho teórico de grupo e a sua apresentação à turma(50%). Este inclui a proposta de uma atividade que facilite a aprendizagem de uma competência, estratégica ou técnica pela turma. A conceptualização é feita sobre histórias clínicas entregues aos alunos.
A conceptualização e o trabalho teórico contam igualmente na nota final do regime de avaliação contínua.

No regime de avaliação final, o trabalho de conceptualização de um caso mantém-se mas o trabalho é substituído por um teste escrito (50%), contando ambos o mesmo na nota final.

Bibliografia

Cohen, J., Deblinger, E., Mannarino, A. (2018). Trauma-focused cognitive behavioral therapy for children and families. Psychotherapy Research, 28(1), 47-57.

Folque, M. A. & Vaz-Velho, C. (2020). O aprender e o Bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas. Revista Brasileira de Pesquisa
(Auto)Biográfica, Dossiê Narrativas e pesquisas com crianças e jovens, 5 (15), 1191-1211.

Kendall, P.C. (Ed). (2016). Child and Adolescent Therapy. Guilford

Sá. I. (2005). Características da terapia com crianças e adolescentes: Implicações para a prática clínica. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 1, 5 -18.

Vasco, A. B., Conceição, N., Silva, A.C. Ferreira, J. F., & Vaz-Velho, C. (2018). O (Meta) Modelo de Complementaridade Paradigmática (MCP). In I. Leal (Ed.), Psicoterapias. Lisboa: PACTOR.

Weisz, J.R. & Kazdin, A.E. (Eds.) (2017). Evidence-based psychotherapies for children and adolescents. Guilford Press.

Equipa Docente